Como fazer churrasco V – Quanta carne comprar para um churrasco?

Para calcular a quantidade exata de carne que será necessária em um churrasco, precisamos de duas informações básicas: o tipo de carne e o cardápio a ser servido de um lado e o número de pessoas – homens, mulheres e crianças – convidados.

Uma média grosseira pode ser feita da seguinte maneira: 300 a 500g para cada homem e 200 a 350g para cada mulher.

Podemos usar estas medidas para todos tipos de churrasco, exceto naqueles em que exista muita quantidade de osso (como por exemplo quando se usa a costela).

ChurrascoCarnes como filé, picanha, contrafilé são carnes caras e podem ser misturadas com carnes mais baratas como costela, maminha e vazio que, servidas com um bom acompanhamento, fazem de qualquer churrasco um sucesso!

Se não quiser errar para menos, 500g é uma medida certa por pessoa, e contempla ainda uma pequena sobra. No caso de um churrasco somente de costela, entretanto, esta regra subestima a necessidade de compra. A cada 5kg de costela, tiramos um quilograma de gordura, pelanca, sebo e 2 quilogramas são ossos. Sobram então 2kg de carne, ou seja, 200g por pessoa. Fome na certa!

Precisa-se levar em conta também que se o acompanhamento dor somente pão, ou então uma salada de alface, tomate e cebola, vai faltar carne na conta da costela acima. Agora, se o acompanhamento for uma boa variedade de saladas, pão, polenta, salada de batata e maionese, 200g são quase suficientes.

Uma técnica que também pode ser utilizada em caso de dúvida é preparar um espeto extra, de lombo de porco ou sobrecoxa ou coxinha da asa de frango.

É importante perceber que grandes churrascadas, para mais de 100 pessoas por exemplo, exigem um novo cálculo, já que nestas situações há muito refugo e muito desperdício, necessitando-se de uma maior quantidade de carne por pessoa.

É preciso também estar atento nas variáveis: mulheres comem menos que homens, crianças mais beliscam do que comem, no almoço come-se mais do que no jantar, pessoas mais idosas comem menos, um grupo só de homens geralmente come mais carnes com osso, como costela, carnes brancas são mais leves e portanto podem ser mais consumidas, no inverno se consome mais do que no verão, na praia e no sítio se come mais do que na cidade, come-se mais em um churrasco informal, carnes muito gordas sobram mais, se o churrasco demora muito a ficar pronto, as pessoas em geral perdem a fome, se os convidados se embucham de queijinho, salaminhos, azeitonas, caipirinhas, cervejas vão comer menos e, por último mas não menos importante: um clima de alto astral aumenta o consumo!

Espero que as dicas acimas sejam úteis para calcular a quantidade de carne a ser feita em seus churrascos.

Na próxima semana, aprenderemos qaunto tempo o churrasco demora para ficar pronto, dependendo o tipo de carne utilizada.

Todos artigos da série “Como Fazer Churrasco

Como fazer churrasco I – Introdução e História
Como fazer churrasco II – Material indispensável para um Bom Churrasco
Como fazer churrasco III – Conheça os Melhores Cortes de Carne
Como fazer Churrasco IV – Como temperar carne para churrasco
Como fazer churrasco V – Quanta carne comprar para um churrasco?
Como fazer churrasco VI – Quanto tempo demora para a carne ficar pronta?
Como fazer churrasco VII – A churrasqueira
Como fazer churrasco VIII – Dicas e Conselhos Úteis (I de II)
Como fazer churrasco IX – Dicas e Conselhos Úteis (II de II)
Como fazer churrasco X – Links úteis para o bom churrasqueiro

Parte do conteúdo desta série foi adaptada do livro Bíblia do Churrasco – O Verdadeiro Manual do Churrasqueiro

 

17 thoughts on “Como fazer churrasco V – Quanta carne comprar para um churrasco?

  1. Churrascolator
    Olá pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês um site muito legal que facilita o cálculo de churrasco. O cálculo permite levar em conta o número de homens, mulheres e crianças, além de ser possível indicar “a fome” de cada um. Se a gente escolhe acompanhamentos as quantidades se ajustam proporcionalmente e, no final, ainda dá pra gerar uma estimativa de custos. Pra quem quiser testar, aí vai o link: http://churrasco.bossle.com.br

  2. Churrascolator!
    Pablo!
    O teu Churrascolator é uma das coisas mais bacanas que já vi! Vou fazer um post especial para falar somente dele, e divulgá-lo melhor. São cerca de 1000 páginas vistas por dia por aqui, espero que muitas pessoas passem a conhecer tua ferramenta.
    Vou colocá-lo em destaque, como parte do “Como fazer churrasco -parte X”

    E o Sax, sempre gostei muito deste instrumento. Quem sabe um dia ainda tocamos juntos? Abraço fraterno.

  3. MARCAO says:

    CHURRASCO BRASIL X U.S.A
    OLA ESTOU BUSCANDO UM PARCEIRO PARA PROPAGAR A ARTE DE FAZER CHURRASCO E A NOSSA CAIPIRINHA AQUI NOS ESTADOS UNIDOS, TIPO UM KIT COM DVD E ACESSORIOS(AVENTAL, FACA, SAL GROSSO…) UTILIZADOS PARA FAZER UM BOM BRAZILIAN BBQ.
    SO POSSO LHES DIZER UMA COISAS OS GRINGOS AMAM O NOSSO CHURRASCO.
    ANUNCIAR NO eBay E OUTROS SITES ESPECIALIZADOS.

  4. re: CHURRASCO BRASIL X U.S.A
    [quote name=”MARCAO”]OLA ESTOU BUSCANDO UM PARCEIRO PARA PROPAGAR A ARTE DE FAZER CHURRASCO E A NOSSA CAIPIRINHA AQUI NOS ESTADOS UNIDOS, TIPO UM KIT COM DVD E ACESSORIOS(AVENTAL, FACA, SAL GROSSO…) UTILIZADOS PARA FAZER UM BOM BRAZILIAN BBQ.
    SO POSSO LHES DIZER UMA COISAS OS GRINGOS AMAM O NOSSO CHURRASCO.
    ANUNCIAR NO eBay E OUTROS SITES ESPECIALIZADOS.[/quote]

  5. gilberto rosa says:

    :eyebrow: boa boa jfffdd :Psychotic: boa noite meu nome e gilberto gostaria de saber com voceis que sao proficionais no ramos de churrasco se esssiste uma forma diferencia de fazer churrsquinho de espetinho sou um vendedor de espetinho de churrasco no meu estacionamento mas quando os cliente vem copra meu espetinho sinto que esta faltano um coisa a mas como um tempero diferente para quando estiver assando sair aquela fumaça cheirosa quero fazer um espetinhop diferente da concorrencia por gentileza estou presisando muito da sua gentileza quero vender mais um grande abraço sou um cliente muito antigo de voceis

  6. Pedro josé ferreira junior says:

    Informaçoes mais de churrasco(particular)
    Ola tudo bem.Eu estou com problemas de medidas sobre um churrasco que eu vou fazer em dezembro,sao uns 45 homem,38 mulheres e 15 crianças.nessa festa vai de almoço uma panelona de arroz uma de tropeiro e vinagrete,A minha duvida é quandos kilos de carne que eu compro.obs;carne sem osso…desde ja agradeço
    obrigado

  7. Andreia says:

    churrasco
    adorei a dica,tava perdida nao sei q carne comprar pra fazer um churrasco!!agora ja tenho uma ideia,mulher nao sabe nada de churrasco mesmo!!

  8. Regina Helena P G Costa says:

    como fazer um bom churrasco
    Você poderia me indicar alguns lugares onde eu poça fazer um bom curso de churrasco?
    Regina

  9. CRISTIANE says:

    sobre como fazer um churasco parte 1
    caramba meu vocêfoi especialmente fundamental para minha pascoa por tanto muito obrigada e boa pascoa 2010 bjos criatiane

  10. JOHN KENNEDY L DO CARMO says:

    CUMPRIMENTO
    GOSTE MUITO DO TRABALHO DE VOCES E AO MESMO ME SINTO FELIZ POR SABER MUITO SOBRE CHURRASCO E AGORA POSSO APRECIAR CADA INSTRUÇÃO NOVA OFERECIDAS POR VOCES.

  11. Center Carnes Efraim says:

    O melhor da carne.
    Excelente tópico, adorei
    E na hora de fazer aquele churrasco nada melhor que a comodidade de receber a carne ou espetos em geral embalados a vácuo e temperados onde desejar(para cidade de são paulo e ABCD).
    Contato: vendas.efraim@hotmail.com
    (11)8218-0338
    (11)4055-3947

  12. marcio jose silva antunes says:

    meu melhor trabalho.
    ARTE DO ESPETINHO fas a sua festa mais gostosa. trabalhamos com + de 15 variedades de espetinhos todos acima de 110 gramas,fazemos festas em geral,levamos barraquinhs personalizadas ,bebidas geladas,farofa,e pasta de alho. maiores informações.21-95133680.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *