grecia-resistencia
Apontamentos Anarquistas

Pessoas e suas necessidades acima dos mercados!

Hoje é o segundo dia de preguiça, em que descaradamente e sem pedir permissão, colo uma notícia recebida daqui ou de lá, depois de anos sem fazer isso. Dessa vez, subtrai do UOL Notícias. Como escrevi no Twitter mais cedo, “Vou me mudar pra Grécia, é lá que a vida acontece.”; “Falo sério! As efervescências anarquistas gregas estão dando um exemplo de resistência par ao mundo.”; “Se tivéssemos um vinte avos da capacidade de iniciativa que os grupos libertários gregos estão demonstrando…” ; “…os fdp do senado e das câmaras e do judiciário não estariam por cima da carne seca, e sim trabalhando em favor de todos.”. Segue a notícia:

grecia-resistencia

A polícia grega lançou gás lacrimogêneo contra manifestantes no centro de Atenas durante protesto contra as medidas econômicas austeras adotadas pelo governo.

Os policiais enfrentaram manifestantes, que atiraram pedras e garrafas plásticas, na região próxima ao parlamento grego. Segundo a agencia de notícias Associated Press, a violência se mantem restrita à região. Mais de 30 mil manifestantes participaram de marcha nesta quarta-feira (24), quando os sindicatos gregos convocaram uma greve geral que provocou o fechamento de aeroportos, escolas e a paralisação de serviços públicos.

A paralisação de 24 horas é a primeira greve conjunta convocada pelos sindicatos do setor público e privado, representando metade da força de trabalho de 5 milhões de pessoas da Grécia.

As principais reclamações dos manifestantes são contra o congelamento dos salários públicos, o aumento de impostos e a elevação da idade de aposentadoria, que fazem parte do plano de contenção de gastos do governo.

Os números de participação serão vistos como um termômetro de quantos gregos apoiam o plano de redução de déficit do governo, criado para combater a crise fiscal que balançou os mercados e preocupou os países vizinhos da UE.

As ruas do centro de Atenas estavam cobertas nesta quarta-feira de pôsteres e panfletos pedindo aos gregos que protestem com o lema “Pessoas e suas necessidades acima dos mercados!”. Algumas lojas estavam de portas fechadas, e o trânsito caótico da capital grega estava quieto.

Gregos amontoados em pontos de ônibus no centro da cidade reclamavam sobre a interrupção do transporte público. Todos os voos, da Grécia e para a Grécia, exceto os de emergência, foram cancelados e as balsas estavam paradas.

“Eu estou protestando contra os cortes salariais, eu estou protestando porque outros roubaram o dinheiro e nós somos os que vão pagar”, disse o funcionário público Michallis Korileos, de 36 anos. “Eles estão cortando meu rendimento e eu tenho duas crianças para criar, é difícil.”

* Com informações da AP e da Reuters

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: