É verdade que depressão causa câncer?

Posted By Rafael Reinehr on jun 6, 2007 | 9 comments


    Tudo indica que sim. Nas pessoas mais felizes, o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal promove uma produção equilibrada de hormônios do estresse, como o cortisol. Assim, as defesas do corpo se fortalecem. Em quem é cronicamente estressado ou deprimido, ocorre o contrário: o sistema imune enfraquece porque o corpo está sempre operando em “estado de emergência”, possibilitando assim o aumento do número de infecções e até o câncer.

Compre-me um caféCompre-me um café
Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

9 Comments

  1. 😡 não quero que cause cancer a ninguemm 😆

    Post a Reply
  2. eu graca tenho depresaoa 10ano sofro muito com isso

    Post a Reply
  3. Oi meu nome é Viviane, e a 2 semanas atras estou sofrendo com a morte de uma pessoa muito maravilhosa e amorosa que passou em minha vida, ela era alegre e divertida, mas com o passar dos anos se tornou uma pessoa amarga e depressiva, por causa do vicio de seu marido alcoolátra, e adultero, traia ela com diversas mulheres, e depois disso tudo ela perdeu a uma pessoa muito querida que era o seu sobrinho favorito, depois disso ela começou a adoecer, teve esquecimentos que os medicos achavam ser alzaheimer, depois perdeu os movimentos da perna, ficou a visão do olho esquerdo comprometida, a depressão atacou de uma maneira que os medícos não sabiam o que fazer, ela ficou internada no servidor publico estadual no ibirapuera, por 2 meses e meio. e ficou e o diagnostico chocou a todos nós , uma doençca rara sindrome de POEMS, ela foi emagrecendo não falava nada com nada e sentia muitas dores pelo corpo e falta de ar, e como essa doença fosse um tipo de câncer raro no sangue, e depois de muito sofrimento ela morreu, e deixou um vazio imenso nas nossa vidas, so acreditei quando vi o atestado de óbito, mas era realidade, sinto muita falta e tenho certeza que a depressão desencadeou esta doença nela.

    Post a Reply
  4. Oi eu tenho 14 e tenho depressão,tenho certeza que foi por causa, que a minha m~e faleceu não faz quase 2 anos, de cancer no seio e deu metastase pelo corpo inteiro, eu sofro muito com isso, eu choro todos os dias pois ela faz muita falta na minha vida, ela faleceu 5 dias do meu aniversario ela ja estava internada, eu não consigo fazer mais nada da minha vida 🙁

    Post a Reply
  5. 😮 eu fiz 7 testes de depressão, e todos eles resultaram de 79 á 86, e eu tentei contar aos meus pais mas eles não acreditaram, apenas minha amiga e meu amigo sabem, sabendo do comentário feito por ti fiquei mais preocupada, tenho apenas 12 anos e segundo as causas e sintomas, crianças com minha idade não demonstram a depressão, mesmo que ela esteja mais forte, ultimamente perdi 10 k sem dieta e meu apetite tem mudado muito, espero sua resposta…

    Post a Reply
  6. minha mãe faleceu em 1997 sofrir muito e sofro ate hoje, entre nunhum depressão, e a 3 anos ainda não fique boa, e nem consiguir me livra dos remédio que tomo no passado tiver um nodulo no seio fir um abiopisia e deu benigno lever em varios medicos , mais um medico me falou, que ele não era maligno, mais poderia vira, fiquei muito abalada, já não estava bem da depressão , relsovir operar, tirei nodulo e deu benigno, agora depois de 1 ano e sete meses aparecer outro, vou ter que fazer outra boipisia. sera que isso tem a ver com meu problema da depressão, e sera que um nodulo que não e benigno, pode vir vira malino, por favor me ajuda,

    Post a Reply
  7. Meu irmao falceu de cancer….no abdomem
    quando nao sabia que ele tinha essa doença
    fez todos os exames, os orgoaos dele estava tudo bom, nao tinha alteraçao….o cancer
    estava no abdomem..e depois que ele operou
    a barriga começou a crecer cada vez mais
    ate que um dia pelo oque os medicos falam
    que o cancer ja tinha entaizado tudo, por isso que ele faleceu,,sendo que ate a cordenaçao motora foi afetada, e o cerebro tb ,quando foi internado nao tao mal quando eu fui vizitar no dia seguinte
    porque ele foi indo embora, sendo que no hospital ele tinha que ficar melhor..serah que o medicamento causou algum mal..quando foi feito o velorio dele, a gente punha a mao nele esava muito mole, a mao dele a gente mexia
    serah o medicamento, porque eu nunca vi isso antes,,
    fico aguardando sua resposta

    abraços

    Post a Reply
  8. oi eu adorei esse comentario, eu estou entrando na depressão, e estou com nodulo no seio direito, será que um dia ele pode se tornar um cancer, eu estou pessima, eu choro por qualquer coisa,eu sinto uma tristeza enorme dentro de mim, medo que as pessoas que eu amo vão morrer ou vão sofrer, eu me sentindo muito mal e preciso de ajuda

    Post a Reply
  9. depressão não causa cãncer
    Apesar da percepção bastante comum de que as pessoas deprimidas apresentam um risco maior de desenvolver câncer, parece não haver associação entre a ocorrência das duas doenças, informaram pesquisadores dinamarqueses.

    A noção de que a depressão é uma possível causa do desenvolvimento do câncer é “bastante comum entre a população em geral e entre os profissionais de saúde,” explicou a coordenadora do estudo, Susanne Oksbjerg Dalton, que é do Instituto de Epidemiologia do Câncer, em Copenhague (Dinamarca).

    Algumas pesquisas demonstraram evidências de haver um aumento no risco de câncer entre as pessoas com depressão. Outros trabalhos, porém, não verificaram essa associação, observaram os pesquisadores na edição de junho do American Journal of Epidemiology.

    No estudo atual, a equipe de Dalton acompanhou, na Dinamarca, 89.491 adultos que haviam sido internados em um hospital por causa da depressão. Entre esses pacientes, 9.922 receberam diagnóstico de câncer durante um período de 12,5 anos após a hospitalização inicial. Quando os pesquisadores excluíram o primeiro ano após a internação e descartaram todos os tumores relacionados ao fumo, não encontraram associação entre o câncer e a depressão, informou o artigo.

    “Concluindo: nosso estudo não confirma a hipótese de que a depressão aumenta a probabilidade de desenvolver câncer,” informou a equipe. “O aumento do risco observado em nosso trabalho provavelmente pode ser atribuído a fatores comportamentais, como o tabagismo e o consumo de álcool excessivos praticados por pacientes que apresentam distúrbios afetivos.”

    “A falta de associação entre a depressão e o câncer é importante e estimulante. Nossos resultados, no entanto, chamam a atenção para os efeitos sobre a saúde proporcionados pela lamentável distribuição de fatores ligados ao estilo de vida entre esses pacientes,” acrescentaram os autores da pesquisa.

    Post a Reply

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: