Pode a meditação ajudar pessoas obesas e com sobrepeso na difícil tarefa de emagrecer?

By rafaelreinehr | Meditação

jan 02
Benefícios da meditação para o emagrecimento.
Emagrecer é uma dura missão. Quem já tentou várias vezes entende o que estou falando. Um estudo piloto avaliou a efetividade de uma abordagem mente-corpo para perda de peso em pessoas com sobrepeso e obesidade e a manutenção do peso após seis meses de seguimento.
Meditação promove benefícios para quem quer emagrecerTrinta e uma pessoas com sobrepeso e obesidade, com IMC entre 28,6 e 47,9kg/m2 de uma grande corporação participaram de uma intervenção mente-corpo com objetivo de perda de peso.
Foram avaliados o peso, o IMC, a circunferência cintura-quadril, a pressão arterial, a glicemia de jejum, o colesterol e suas frações e variáveis psicológicas, todos analisados no início do tratamento, logo após às 20 semanas e 6 meses após a intervenção.
A intervenção resultou em uma perda de peso significativa, de -4,3kg, redução no IMC de -1,51, redução na circunferência cintura-quadril de -4,3cm e redução dos níveis de triglicerídeos. Seis meses após, as melhoras significativas no peso, IMC e circunferência da cintura mantiveram-se.
Os participantes mostraram mudanças positivas em índices psicológicos auto-reportados: desinibição relacionada à comida e fome reduziram significativamente; auto-eficácia generalizada aumentou, afetos positivos aumentaram, função física e auto-estima aumentaram, bem como medidas de comportamentos pró-promoção de saúde (responsabilidade com a saúde, atividade física, nutrição e manejo do estresse), todos melhorando logo após a intervenção e também após 6 meses de seguimento.
Este estudo demonstrou modestos efeitos laboratoriais, físicos e psicológicos, tanto imediatamente após a intervenção quanto após 6 meses de seguimento, em indivíduos com sobrepeso e obesidade, demonstrando uma potencial eficácia de metodologias que aliem intervenções nutricionais, de atividade física juntamente com uma abordagem que foque no estado mental, espiritual e emocional dos indivíduos.
Estudos maiores, com grupos controle comparando com outros métodos já consolidados devem ser realizados para confirmar os dados apresentados.