Como fazer Churrasco IV – Como temperar carne para churrasco

Existem duas formas básicas de temperar a carne para churrasco: a rústica e a elaborada.

Na forma rústica, somente um ingrediente é usado: o sal grosso.

AnetoNa forma elaborada, são usadas marinadas, vinha d’alhos e misturas de ervas e outros temperos. Nas duas primeiras formas, a carne fica imersa ou banhada em um molho feito com vinho, vinagre, alho, cebola e ervas por várias horas para que absorva o sabor dos temperos. Estes temperos elaborados e exóticos não serão abordados neste momento.

Ao temperar com sal grosso, o principal objetivo é realçar o gosto da carne. Consegue-se resultados maravilhosos somente com este ingrediente, tanto no forno quanto na grelha, no espeto ou no bafo. É muito importante NÃO colocar o sal grosso na água para dissolver o sal, sob pena de salgar a carne em demasia. Sempre, sem exceções, use o sal grosso a seco, direto sobre a carne.

Para saber a quantidade exata de sal grosso não há mistério: basta passar a carne nele, em abundância, na hora exata em que ela for para a churrasqueira e, na hora em que a carne estiver no ponto de mal passada, bater o espeto e retirar o excesso.

Ao cortar a carne no sentido perpendicular ao da fibra você evita que ela desfie ou se desintegre e, ainda, facilita a entrada do sal e dos temperos. Um segredinho útil para fazer com que o sal e os temperos penetrem mais facilmente na carne é lambuzá-la com um pouco de óleo ou azeite de oliva. Nesse caso, não exagere no sal, que é potencializado pelo óleo!

Outra dica: aproveite o “tempero natural” da carne: a gordura. Mesmo que você não vá consumi-la, prepare o churrasco com ela, que dá um sabor supimpa à carne além de deixá-la mais macia.

Pedaços mais grossos, independentemente do tempero, devem assar mais longe do fogo, para que possam assar devagar sem perder o sabor ou ficarem torradas por fora e cruas por dentro.

Uma dica que pode ser questionada pelos sanitaristas de plantão, recomenda que a carne seja retirada da geladeira 2 horas antes de ir para a churrasqueira, para evitar o choque térmico e facilitar a evaporação da água. Se a carne for colocada gelada na geladeira, poderá ficar enegrecida. Da mesma forma, não se deve temperar carnes vermelhas com limão, vinagre ou mesmo água, pois a variação de pH além de enegrecer também endurece as fibras. Já carnes brancas como peixes e frango até se beneficiam destes temperos, por ficarem mais consistentes.

Para “temperar” seu churrasco, outra dica ótima é variar as carnes que serão servidas: linguiças, frango, tipos diferentes de carne bovina são, por si só, temperos para um bom churrasco. Não se pode esquecer, é claro, dos acompanhamentos: uma lingüicinha, salsichão ou coração sempre pede uma farofinha ou um pãozinho; um simples arroz branco, uma salada de maionese, umas folhas verdes e alguns tomates também enriquecem muito seu churrasco.

Em minha casa temos o hábito de servir o churrasco também com um molho de queijo gorgonzola bem suave feito pela minha esposa, que pode ser colocado sobre o arroz, a salada ou sobre a carne. Fica delicioso. Em breve publico a receita, aprendida no Restaurante Paquetá Grill, aqui em Araranguá.

Na próxima semana, aprenderemos a quantidade de carne que deve ser comprada para cada situação. Até lá.

Todos artigos da série “Como Fazer Churrasco

Como fazer churrasco I – Introdução e História
Como fazer churrasco II – Material indispensável para um Bom Churrasco
Como fazer churrasco III – Conheça os Melhores Cortes de Carne
Como fazer Churrasco IV – Como temperar carne para churrasco
Como fazer churrasco V – Quanta carne comprar para um churrasco?
Como fazer churrasco VI – Quanto tempo demora para a carne ficar pronta?
Como fazer churrasco VII – A churrasqueira
Como fazer churrasco VIII – Dicas e Conselhos Úteis (I de II)
Como fazer churrasco IX – Dicas e Conselhos Úteis (II de II)
Como fazer churrasco X – Links úteis para o bom churrasqueiro

Parte do conteúdo desta série foi adaptada do livro Bíblia do Churrasco – O Verdadeiro Manual do Churrasqueiro

 

103 thoughts on “Como fazer Churrasco IV – Como temperar carne para churrasco

    • Obrigado, de coração
      Digníssimo Açougueiro, estava realmente à procura dos vídeos que mandaste.

      Iniciei já há mais de 4 anos uma jornada em busca do vegetarianismo e, realmente, “a carne é fraca”.

      Dentre uma ou outra pequena qualidade que eu tenha, ainda não consegui incluir esta: a de conseguir respeitar plenamente a vida animal.

      Vídeos como os que mandou realmente reforçam meu desejo em busca de uma alimentação mais saudável e que inclua no cardápio, o respeito à vida animal.

      Eu chego lá, e quando chegar, lhe faço saber. 😉

  1. Anônimo says:

    Geralmente, uma pessoa quando criticada ou exposta à uma opinião ou comportamento contrário ao seu, age de maneira tempestuosa e agressiva. Esperando algo assim foi que escrevi o comentário, mas por existir em mim ainda um pouco de esperança e a crença de que existem pelo mundo a fora pessoas que sabem respeitar o ser humano e qualquer opinião sobre o que quer seja, resolvi deixar nos favoritos, pra ver se teria alguma resposta, e agora estou realmente surpreendido com suas palavras, com a sinceridade, capacidade de observação, auto-análise e raciocínio lógico que demonstras , características essenciais para o desenvolvimento do ser humano e infelizmente, em nosso tempo tão escassas.

    Conheci este site ontem, através do post sobre o documentário Zeitgeist Addendum, que por sinal, ficou excelente, ótima analise sobre os assuntos expostos no mesmo.
    Pode ter certeza que acompanharei o site diariamente e participarei sempre ao ler algo interessante.

    abraço

    P.S: eu também não sou vegetariano, fiquei 6 meses sem comer carne, não sentindo falta alguma, mas por não ter condições financeiras pra ter uma dieta balanceada, estava apenas me enfraquecendo, por isso voltei a comer, mas hoje, como muito pouco, e pretendo assim que possível, me tornar plenamente adepto ao vegetarianismo.

  2. Rodrigo da Motta açogueiro de says:

    Olá, vou usar meu nome ao invés de um nick, já cansei de tanto virtualismo, quero conhecer pessoas reais, corajosas, que não tenham medo de revelar-se, por isso vou usar meu nome nos comentários que virão,mas…
    Algo que jamais faço é tentar convencer alguem do que quer que seja, por isso jamais debaterei nada, apenas colocarei minha opinião, nada além disso, todo debate é inútil, pois nós ainda estamos presos à nossa identidade, à ilusão do eu, e ao debatermos, entramos apenas numa disputa de egos e controle, e isso já não faço mais, pois sei que não existe certo ou errado, bem ou mal, apenas a Vida recriando e experimentando a si mesma através de infinitos níveis de consciência.
    Estou falando isso apenas para mostrar um pouco como vejo a vida e a minha existência neste universo.

    Li os dois primeiros e achei excelentes, mas vou reler com calma, para tirar uma conclusão, estou realmente impressionado com suas idéias, com sua capacidade de observação, ou seja, analisar uma situação, perceber que ela não está sendo útil e mostrar alternativas.
    Interessante ler algum texto e ver que várias idéias que estão nele já passaram pela minha mente,rsrs…acho isso fantástico, é para mim mais uma prova de que só há um de nós, e que resgatar essa conexão é um dos passos que devemos dar se quisermos uma nova experiência de vida nesta dimensão em que estamos.

    Vou ler seus textos com calma, e comentar sempre que tiver algo a acrescentar.

    Quero recomendar-lhe dois autores:

    Daniel Quinn, recomendo os livros Ismael e Meu Ismael, sua continuação.

    Neale Donald walsch, a trilogia Conversando com Deus.

    Caso não encontre para comprar ou prefira ler no computador, tenho todos em pdf, inclusive, tenho a trilogia Conversando com Deus completa em audiobook, em inglês, se tiver interesse, é só falar.

    abraço!

  3. Pessoas singulares
    Rodrigo (como é bom chamar alguém pelo nome real!), já percebi – pelas poucas palavras que escreveste neste espaço virtual, que és uma pessoa muito, muito especial. Daquelas que queremos ter junto a nós pelo resto da vida, já que – pelo menos do meu ponto-de-vista, conseguiste fazer uma seleção interessante dos estímulos que chegaram até você até este momento de sua vida e tens uma visão sempre aberta da Vida, do Universo e Tudo Mais…

    Outra coisa raríssima é encontrar alguém que não precisa “conquistar” ou “convencer” para seguir vivendo. Isso é muito, muito mais raro do que encontrar diamantes. Eu mesmo ainda não consigo viver sem um pouco (eu disse um pouco) de afirmação externa. Chegarei lá algum dia?

    Certamente algum dia falaremos sobre Deus, Natureza e estas nossas crenças. Vou anotar os livros que indicaste e vou tentar comprar. Prefiro ler em papel. Será um defeito de programação, já que sou tão virtualizado mas ainda gosto do papel em minhas mãos? Se tiver dificuldade, recorro a você.

    O papo está bom mas minha esposa chama. Vamos ir almoçar com o pai dela, o sogrão. Abraço fraterno.

  4. rmotta says:

    Sou apenas uma partícula , como tudo que há
    Sou apenas uma partícula viajando pelo infinito espaço-tempo. Obrigado pelas belas palavras.

    Não tenho embasamento filosófico ou científico para o que digo, sobre a vida e o universo, são apenas pensamentos, sensações, experiências que me fizeram ver o vida através dessa ótica. Nesta vida, todos somos alunos e professores, estou muito contente por ter encontrado este espaço, realmente não esperava este presente de natal,rsrs…num mundo tão materialista e insensível, é realmente reconfortante encontrar pessoas que vêem além de seu cotidiano e percebem que há um universo de possibilidades a ser explorado.

    Uma frase do livro Conversando com Deus sempre me vem a mente quando converso sobre assuntos relevantes como estes tratados neste site:

    Somos todos Um. Meu caminho não é o melhor, é apenas diferente.

    Por isso vejo todas as opiniões e escolhas apenas como diferentes caminhos para o mesmo lugar, a consciência de nós mesmos, não existem caminhos certos e caminhos errados, apenas caminhos mais curtos e caminhos mais longos, todos em direção à luz.

    Recomendo que comece com a leitura do volume II da trilogia Conversando com Deus, pois o livro todo trata sobre política, dinheiro, economia, consciência social, se fosse citar partes interessantes, teria que transcrever o livro todo, pois é realmente muito interessante, nos mostra alternativas para uma nova realidade, diz que a nossa principal carência é capacidade de obervação, rsrs…ouvimos mas não escutamos, vemos mas não enxergamos, é realmente uma leitura fascinante.

    Nos seus artigos vejo uma aguçada capacidade de observação e uma excelente lógica que traz alternativas para o assunto que está sendo tratado, de pessoas assim que o mundo precisa, pois a mudança jamais virá daqueles que estão satisfeitos com a maneira que estamos vivendo, mas sim daqueles que, como eu e você, sabem que podemos criar uma realidade muito mais fascinante, empolgante e engrandecedora do que a que vivemos hoje.
    Eis a razão de estar lendo seus artigos e escrevendo estes comentários, eu acredito nisso, e sei que não é necessário passar por tanto sofrimento e tragédias para desertarmos, e por pessoas como você tem uma grande e bela missão, dizer às pessoas que é possível, somos capazes de criar esta realidade, dentre infinitas possibilidades no espaço-tempo, essa é uma delas, quanto tempo demorará para a escolhermos viver, depende apenas de nós mesmos.

    Estou lendo os artigos que recomendastes, não sou muito de escrever, na verdade nunca escrevi nada, rsrs…este é o primeiro site de que participo, e com certeza o maior comentário que jamais escrevi, rs…pretendo ser constante e realmente participar, sempre que tiver algo a acrescentar.

    abraço

    P.S: acho que preciso comentar em algum artigo pra continuar esta conversa, não quero chamar atenção para este,rsrs.

  5. rmotta says:

    pois é, quem diria,rs…
    O “problema” é que eu me empolgo, ai já viu, começo aquilo que as pessoas geralmente chamam de “viajar”, mas como sou um aprendiz de louco, o meu maior desejo é viajar constantemente, sem jamais pensar parar, apenas viajar…sem se importar com o que dirão ou irão pensar, apenas viajar, como agora, numa espiral ascendente, deixar-me levar…

    Aguardo seu e-mail, curioso pra saber que grupo é este e o que efetivamente fazem, pois após assistir o Zeitgeist Addendum comecei a me questionar: O que posso fazer para criar esta nova realidade, além de ler e conversar sobre isso, o que posso fazer na pratica, no meu dia-a-dia? talvez agora encontre um caminho para dar meu primeiro passo.

    abraço

    • Seu paladar tem a decisão final
      Abdo, acima postei a frase: “Para saber a quantidade exata de sal grosso não há mistério: basta passar a carne nele, em abundância, na hora exata em que ela for para a churrasqueira e, na hora em que a carne estiver no ponto de mal passada, bater o espeto e retirar o excesso.” Isso geralmente basta para acertar na medida. Abraço.

  6. reinaldo durvalino says:

    Vegetais nunca
    👿 👿 prezado ,amigo a carne em si, já é um vegetal, uma vez que animais são basicamente vegetariano, e o fazem para balancear de maneira natural, a nossa dieta, não precisamos então, que tomemos o que lhes pertence,pois já nos fornecem o que nescessitamos.Homem come bicho , bicho come vegetais.

  7. Anônimo says:

    re: Aprenda a melhor técnica
    ➡ 🙁 [quote name=”Açogueiro”]Achei as dicas excelentes, vou anotar tudo, pesquisando mais na net,encontrei esses dois vídeos que ensinam passo a passo como fazer um bom churrasco:

    http://br.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU

    http://br.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg

    abraço![/quote][quote name=”Rafael Reinehr”]Digníssimo Açougueiro, estava realmente à procura dos vídeos que mandaste.

    Iniciei já há mais de 4 anos uma jornada em busca do vegetarianismo e, realmente, "a carne é fraca".

    Dentre uma ou outra pequena qualidade que eu tenha, ainda não consegui incluir esta: a de conseguir respeitar plenamente a vida animal.

    Vídeos como os que mandou realmente reforçam meu desejo em busca de uma alimentação mais saudável e que inclua no cardápio, o respeito à vida animal.

    Eu chego lá, e quando chegar, lhe faço saber. ;-)[/quote][quote name=”Açogueiro”]Achei as dicas excelentes, vou anotar tudo, pesquisando mais na net,encontrei esses dois vídeos que ensinam passo a passo como fazer um bom churrasco:

    http://br.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU

    http://br.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg

    abraço![/quote]

  8. Heloisa Abreu says:

    re: churrasquinho
    [quote name=”benedito da silva proença”]gostaria de uma receita para espetinhos pois comprei uma churrasquera para vender churrasquinho
    neste caso como posso temperar a carne
    e se eu posso congelar a carne já com o
    tempero.
    meus agradecimentos[/quote][quote name=”eliane michele”][i]quero saber qual a receita do churrasquinho de rua eles passam um molhinho por cima …rsrs obrigado[/i][/quote]

  9. Admir Carlos Loureiro says:

    re: DICAS PARA UM BOM CURRASCO DE ESPETINHO
    [quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote]

  10. Anônimo says:

    re: DICAS PARA UM BOM CURRASCO DE ESPETINHO
    [quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote]

  11. Ronaldo M Silva says:

    re: DICAS PARA UM BOM CURRASCO DE ESPETINHO
    [quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote][quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote]

  12. Anônimo says:

    re: como fazer churrasquinho de rua
    [quote name=”marcos antonio teixeira rodrig”]oi,
    gostaria de saber como fabricar um bom churrasquinho de rua e que tipos de carnes devo usar. Gostaria também de saber que tipo de acompanhamento devo colocar. Grato.[/quote][quote name=”FERNANDO GOMES”]gostaria de uma receita para espetinhos pois comprei uma churrasqueira para vender churrasquinho na rua.
    neste caso como posso temperar a carne,
    e se eu posso congelar a carne já com o
    tempero.[/quote][quote name=”cristiane”][quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote][/quote]

  13. Jose Castro says:

    Problemas com Trojan

    Saudações.
    Talvez não seja do conhecimento dos administradores do site, mas o KAV7 ( Kaspersky )identificou isso :
    Trojan.JS.DropperAppl.a
    http://reinehr.org/templates/rt_moxy_j15/js/rokutils.inputs.js
    No link:
    http://reinehr.org/gastronomia/caldeirao-de-sabores/como-fazer-churrasco-iv-como-temperar-carne-para-churrasco
    Convém tomar alguma providência antes que o site vá para a ‘ Black List ‘.

  14. luiz claudio b. da silva says:

    re: DICAS PARA UM BOM CURRASCO DE ESPETINHO
    [quote name=”Tuninho Carvalho”]BOA TARDE,
    POR FAVOR EXISTIRIA POSSIBILIDADE DE ME REPASSAR UMAS DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO DE RUA, COMO POR EXEMPLO UMA CARNE BOA E BARATA, TIPOS DE TEMPERO E ENTRE COISAS MAIS.
    OBRIGADO[/quote]

  15. Ricardo Mendonça says:

    dicas para um bom tempero de churrasco

    pegue uma cebola de cabeça,alho.pimenta verde,sazon vermelho,caldo knor de picanha,oléo,limao e sal.

    corte os e bata tudo no liquitificador até virar uma pasta.

    E Deixe por 20 minutos.

    Molho para molhar a carne.

    Faça o mesmo procedimento mais sem sal.

    bom churrasco.

  16. Ricardo Mendonça says:

    [quote name=”ernesto rubens de santana”][quote name=”cleilce”]bem nao sei mais o churrasco q fasso em ksa nao fica saboroso como o da churrascaria o q devo fazer[/quote][/quote]
    boa tarde
    Dica:1:Nunca taque água no carvao quando pegar fogo com a carne na grelha.Use pedaços de carvao molhados para diminuir o fogo,quanto diver acesso é claro.
    2:Sempre use olho no tempero da carne; por que o olho ajuda o tempero penetrar!
    3:Nunca coloque a carne na grelha antes que o carvao vire brasa.
    4:O mais importante, para que a carne fique macia, segredo:Quando voce perceber que o sangue da carne subiu, vire uma vez só, e nao deixe queimar do outro lado, por que o outro lado ja vai tar assado.

  17. Ricardo Mendonça says:

    boa tarde.
    MEUS AMIGOS.
    Dica:1:Nunca taque água no carvao quando pegar fogo, com a carne na grelha.Use pedaços de carvao molhados para diminuir o fogo,quanto diver acesso é claro.
    2:Sempre use olho no tempero da carne; por que o olho ajuda o tempero penetrar!
    3:Nunca coloque a carne na grelha antes que o carvao vire brasa.
    4:O mais importante, para que a carne fique macia, segredo:Quando voce perceber que o sangue da carne subiu, vire uma vez só, e nao deixe queimar do outro lado, por que o outro lado ja vai tar assado.

  18. Moises Gonçaolves says:

    Com seu perdão, não pude deichar de dar minha opinião sobre esta nova forma de fazer churrasco, este só se faz de um jeito, temperado só no sal ou salmora e feito no braseiro, de preferência no fogo de chão. Creio que este amigo está se referindo a assado e existe uma grande diferença entre estas duas formas de preparar tal prato. Um abraço Moises, de Bagé/Pampa Gaúcho.

  19. cclaudinei says:

    Eu não entendi. Primeiro você mencionou que na forma elaborada de temperar, a marinada, leva vinagre; e no final, você menciona que não se deve usar o vinagre porque enegrece a carne…
    Ainda fico na dúvida, porque estou buscando o líquido no tempero da carne, que não seja o óleo que você mencionou, nem o vinho (pois nem todos gostam do sabor…) e agora também não o vinagre… o que colocar… dizem que a água também se pode usar para tempero… e agora??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *