carnvalsofia2010
Quase-Idéias

CarnavalSofia 2010 – Porque atrás do tio Hermétrio só não vai quem já o comeu

No ano passado tive uma ideia que pretendo fazer acontecer neste ano. Como não estou mais na onda de pular Carnaval – casado, esperando filho – e conheço um bom número de pessoas mais pacatas, que preferem aproveitar este feriado “pululante” para descansar, decidi desencadear este ano o I CarnavalSofia.

Pois bem, mas e o que é um CarnavalSofia?

carnvalsofia2010

Um CarnavalSofia é um encontro de pessoas caracterizado pelo desejo comum de troca de conhecimento, geralmente de cunho filosófico, mas que também pode ser político, antropológico, social, ecológico ou artístico. Neste encontro, o grupo de pessoas reúne-se em uma residência, ou clube ou outro local determinado para conversar e debater sobre assuntos de interesse previamente combinados ou então decididos na hora. Se o encontro for artístico, além de conversar, é claro que podem ser feitas experimentações musicais, teatrais, cinematográficas e trabalhos coletivos de pintura, escultura ou dança, por exemplo.

Um CarnavalSofia permite, além da mera discussão teórica, a organização, durante os dias de Carnaval, de um ato para consolidar o que está sendo discutido. Um exemplo simples seria a organização e aplicação, em 4 ou 5 dias, de uma campanha de conscientização na cidade ou no bairro acerca da coleta seletiva de lixo, o planejamento e realização de um curta-metragem, o aprendizado coletivo de uma técnica qualquer (fotografia, pintura, serigrafia, superadobe, pátina provençal, um detergente ecológico), etc.

Por aqui, os dias 11 a 16 de fevereiro de 2009 serão usados para o planejamento e  realização do I Carnaval Sofia, iniciando pelo Encontros de Quinta no dia 11, no dia 13, sábado, um encontro presencial em Araranguá a ser “televisionado” via USTREAM TV no link http://www.ustream.tv/channel/carnavalsofia-2010 em horário a confirmar (ideia do Helio). O tema do encontro será o livro TAZ – Zona Autônoma Temporária, que pode ser baixado via .pdf na web, adquirido em português na Conrad Editora ou na versão original em inglês via Autonomedia, na Amazon. Ainda, para os preguiçosos ou que chegarem em cima da hora e quiserem participar com algum embasamento, recomendo a leitura dos meus sete artigos sobre TAZ escritos em janeiro de 2009.

Ainda, durante o CarnavalSofia 2010 quero dar o arranque para uma iniciativa fantástica que é a criação de uma Avenida Literária aqui em Araranguá. Ideias dos demais participantes serão mui bem-vindas e sua aplicação prática discutida, planejada e, com sorte, implementada.

Pelo Canal do CarnavalSofia 2010 USTREAM TV, amigos de outras regiões do país e até de outros países poderão participar junto conosco, dando seus pitacos via Twitter ou Facebook.

O que vai dar esta função? Quem viver verá! Mais detalhes no começo de fevereiro

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

2 Comentários

  • Rafael Reinehr

    Viva as Férias!
    Maira, nunca achei que a palavra Férias pudesse ser tão gostosa! Logo eu que adorava voltar correndo das férias para iniciar logo as aulas!

    E olha que eu só trabalho 14 ou 15 dias por mês!

    Que bom que tivestes um tempinho para mim! E o Brasil Por Brasileiros, como vai? Se fizeres um banner tamanho 160×160, posso divulgá-lo aqui no site, no OPS! e no Simplicíssimo, que tal?

  • Maira Engelmann

    Férias e uma boa leitura…
    Oi moco, adorei a idéia desse carnaval, apesar de ser um folia de primeira no carnaval típico mesmo..hehehe… AMO! Enfim, mas estou feliz de agora estar de férias e poder voltar a “saborear” seu blog de novo com mais calma.. ADORO! Bjks!

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: