Blogosfera

A Voz da Blogosfera 2, Redes, Coletivos e Como um blogueiro pode desestabilizar a mídia

    Ontem ocorreu o segundo chat-encontro A Voz da Blogosfera. Novamente, com boa participação de quem está fazendo a blogaria nos dias de hoje. Percebe-se que um encontro com hora marcada tem suas mazelas: alguns blogueiros precisam sair cedo e outros só conseguem chegar mais tarde, o que fragmenta a discussão.

    Uma das percepções conjuntas do grupo é de que existem hoje pelo menos duas Blogosferas simultâneas: uma, inserida em uma bolha prestes a explodir, caracterizada por quem dedica sua vida e tempo à criação de marketings virais publicitários e ao seguimento de hypes e uma outra Blogosfera, alheia a esta bolha caracterizada por um trabalho mais voltado ao leitor, que estaria imune à explosão da bolha e com uma característica diferente, um crescimento lento e progressivo.

    Definiu-se que o próximo encontro será realizado em local neutro, MSN, Gtalk, Skype, Chat do UOL ou Terra, IRC ou outro lugar a definir, conforme votação na enquete à esquerda. A enquete estará no ar até à terça-feira, dia 9, à meia-noite. Foi sugerido o tema do plágio e dos direitos autorais na Internet para o próximo encontro. Hoje tive a idéia de que seria bom trazer um convidado de fora da Blogosfera para o chat, se for esse mesmo o assunto.     Pensei em convidar um advogado que trata do assunto direitos autorais/plágio.

    Aproveite e leia o log do A Voz da Blogosfera 2 na íntegra.

    Noticio a publicação por David Yannover dos Estudos Blog Daddy 1 e 2, uma detalhada pesquisa da Blogosfera Hispânica, mais especificamente uma análise das redes de blogs comerciais. Se os dados não são os da nossa Blogosfera, pelo menos uma extrapolação é possível. Uma verdadeira aula para o blogueiro iniciante e para os já velhos batutas do Blogverso brazuca.

    E para os pessimistas que dizem que um blog jamais desbancará a mídia tradicional, o jornalista Cléber Toledo serve como contra-argumento: em 2005 lançou um blog que noticiava acontecimentos dos bastidores da política em Tocantins. Como a notícia era publicada antes no blog do que no jornal, o cabra ficou famoso e conseguiu bons anunciantes. Hoje contratou uma equipe de jornalistas, pensa em lançar uma TV pela Web e ampliar seus tentáculos para outros municípios do Estado. Reproduzi a notícia do site do Juliano Spyer.

    E aí? O que tá faltando para o seu blog deslanchar?

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

4 Comentários

  • Fabio

    Obejtivo do blogue e a função do bloguei
    Acredito que eventos como esse, ajudam a um auto-entendimento. O blogueiro, profissional ou não, tem a oportunidade de discutir e esclarecer dúvidas sobre o verdadeiro papel do “Mundo dos blogues”. Se é que há um papel.

    Penso que o papel exercido pelo blogueiro ainda é muito superficial, muitos ainda não pararam para pensar sobre a capacidade dos blogues em mudar o funcionamento do sistema em sua volta. Estou falando da possibilidade de fazer literatura, incentivar a leitura, discutir com seriedade os problemas enfrentados pela sociedade.

    Fazer o que os jornais convencionais não estão fazendo, por falta de uma linguagem que alcance toda a população. Essa linguagem os blogues podem ter, por serem flexíveis e interativos.

  • marilia

    blog
    Olá Rafael…
    Intervalo de petições, estou eu a te visitar e leio suas opiniões sobre blog.
    Eu, ingenua, comecei a titulo de brincadeira, e como suporte de uma terapia, contato com primas, e a medida que foi aumentando o numero de visitantes( nem tantos assim), fui entrando nesse universo,mas ainda não consigo ver o meu blog como um negocio…
    Os blogs que visito me trouxeram amigos, boas opiniões, textos geniais, boas sresenhas.
    Ando aprendendo muito nesses utltimos tempos de blogaria…
    bjão!
    Ps: linda sua moça!!!!
    parabéns aos dois…

  • Sandra

    Plágio???
    Mas o que é plágio na blogosfera?? Nunca ouvi isso!!! hahahahahahahahahahaha

    Minha praia! Quem sabe consigo uns soldados para a minha guerra não mais particular.

    Beijos

  • Wagner Fontoura

    A blogosfera é um ninho cheio de ovos
    Rafael,

    Primeiro parabéns por A Voz da Blogosfera. Não podendo participar dos dois primeiros encontros, li atentamente as discussões postadas posteriormente e fiquei feliz pelo nível da audiência e das conversas.

    Quanto ao fato de haver uma ou duas blogosferas, bolha e tudo mais, hoje percebo a blogosfera como um ninho cheio de ovos das mais diversas espécies – e não apenas de dois tipos. E juro que não acho mesmo que haja ovos chocos nesse meio – ou prestes a “estourar” como uma bolha.

    Acredito sim que tomaremos caminhos diversos e que seremos mais ou menos bem sucedidos em alguns momentos, e os cenários, sempre mutantes, nos hão de propiciar alternâncias interessantes de exposição, de poder, de alcance, de sucesso, de projeção, de capitalização, etc, etc, etc.

    Minha cabeça ainda é um poço de perguntas sem fim, mas as respostas que tenho encontrado (nenhuma definitiva nem plenamente conclusiva) têm me levado a apostar cada dia mais novas fichas na blogaria. E não digo isso como blogueiro de 5ª categoria que ainda sou, mas como executivo e empresário maduro e calejado nesses 20 e poucos anos de carreira, o suficiente pra sustentar minhas apostas à luz de um feeling já bem testado apesar da minha relativa pouca idade.

    Um achado esses Estudos Blog Daddy. Vou conferir com atenção. Obrigado.

    Grande abraço!

    Wagner Fontoura

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: