A Voz da Blogosfera 2, Redes, Coletivos e Como um blogueiro pode desestabilizar a mídia

Posted By Rafael Reinehr on out 3, 2007 | 4 comments


    Ontem ocorreu o segundo chat-encontro A Voz da Blogosfera. Novamente, com boa participação de quem está fazendo a blogaria nos dias de hoje. Percebe-se que um encontro com hora marcada tem suas mazelas: alguns blogueiros precisam sair cedo e outros só conseguem chegar mais tarde, o que fragmenta a discussão.

    Uma das percepções conjuntas do grupo é de que existem hoje pelo menos duas Blogosferas simultâneas: uma, inserida em uma bolha prestes a explodir, caracterizada por quem dedica sua vida e tempo à criação de marketings virais publicitários e ao seguimento de hypes e uma outra Blogosfera, alheia a esta bolha caracterizada por um trabalho mais voltado ao leitor, que estaria imune à explosão da bolha e com uma característica diferente, um crescimento lento e progressivo.

    Definiu-se que o próximo encontro será realizado em local neutro, MSN, Gtalk, Skype, Chat do UOL ou Terra, IRC ou outro lugar a definir, conforme votação na enquete à esquerda. A enquete estará no ar até à terça-feira, dia 9, à meia-noite. Foi sugerido o tema do plágio e dos direitos autorais na Internet para o próximo encontro. Hoje tive a idéia de que seria bom trazer um convidado de fora da Blogosfera para o chat, se for esse mesmo o assunto.     Pensei em convidar um advogado que trata do assunto direitos autorais/plágio.

    Aproveite e leia o log do A Voz da Blogosfera 2 na íntegra.

    Noticio a publicação por David Yannover dos Estudos Blog Daddy 1 e 2, uma detalhada pesquisa da Blogosfera Hispânica, mais especificamente uma análise das redes de blogs comerciais. Se os dados não são os da nossa Blogosfera, pelo menos uma extrapolação é possível. Uma verdadeira aula para o blogueiro iniciante e para os já velhos batutas do Blogverso brazuca.

    E para os pessimistas que dizem que um blog jamais desbancará a mídia tradicional, o jornalista Cléber Toledo serve como contra-argumento: em 2005 lançou um blog que noticiava acontecimentos dos bastidores da política em Tocantins. Como a notícia era publicada antes no blog do que no jornal, o cabra ficou famoso e conseguiu bons anunciantes. Hoje contratou uma equipe de jornalistas, pensa em lançar uma TV pela Web e ampliar seus tentáculos para outros municípios do Estado. Reproduzi a notícia do site do Juliano Spyer.

    E aí? O que tá faltando para o seu blog deslanchar?

Compre-me um caféCompre-me um café
Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

4 Comments

  1. Obejtivo do blogue e a função do bloguei
    Acredito que eventos como esse, ajudam a um auto-entendimento. O blogueiro, profissional ou não, tem a oportunidade de discutir e esclarecer dúvidas sobre o verdadeiro papel do “Mundo dos blogues”. Se é que há um papel.

    Penso que o papel exercido pelo blogueiro ainda é muito superficial, muitos ainda não pararam para pensar sobre a capacidade dos blogues em mudar o funcionamento do sistema em sua volta. Estou falando da possibilidade de fazer literatura, incentivar a leitura, discutir com seriedade os problemas enfrentados pela sociedade.

    Fazer o que os jornais convencionais não estão fazendo, por falta de uma linguagem que alcance toda a população. Essa linguagem os blogues podem ter, por serem flexíveis e interativos.

    Post a Reply
  2. blog
    Olá Rafael…
    Intervalo de petições, estou eu a te visitar e leio suas opiniões sobre blog.
    Eu, ingenua, comecei a titulo de brincadeira, e como suporte de uma terapia, contato com primas, e a medida que foi aumentando o numero de visitantes( nem tantos assim), fui entrando nesse universo,mas ainda não consigo ver o meu blog como um negocio…
    Os blogs que visito me trouxeram amigos, boas opiniões, textos geniais, boas sresenhas.
    Ando aprendendo muito nesses utltimos tempos de blogaria…
    bjão!
    Ps: linda sua moça!!!!
    parabéns aos dois…

    Post a Reply
  3. Plágio???
    Mas o que é plágio na blogosfera?? Nunca ouvi isso!!! hahahahahahahahahahaha

    Minha praia! Quem sabe consigo uns soldados para a minha guerra não mais particular.

    Beijos

    Post a Reply
  4. A blogosfera é um ninho cheio de ovos
    Rafael,

    Primeiro parabéns por A Voz da Blogosfera. Não podendo participar dos dois primeiros encontros, li atentamente as discussões postadas posteriormente e fiquei feliz pelo nível da audiência e das conversas.

    Quanto ao fato de haver uma ou duas blogosferas, bolha e tudo mais, hoje percebo a blogosfera como um ninho cheio de ovos das mais diversas espécies – e não apenas de dois tipos. E juro que não acho mesmo que haja ovos chocos nesse meio – ou prestes a “estourar” como uma bolha.

    Acredito sim que tomaremos caminhos diversos e que seremos mais ou menos bem sucedidos em alguns momentos, e os cenários, sempre mutantes, nos hão de propiciar alternâncias interessantes de exposição, de poder, de alcance, de sucesso, de projeção, de capitalização, etc, etc, etc.

    Minha cabeça ainda é um poço de perguntas sem fim, mas as respostas que tenho encontrado (nenhuma definitiva nem plenamente conclusiva) têm me levado a apostar cada dia mais novas fichas na blogaria. E não digo isso como blogueiro de 5ª categoria que ainda sou, mas como executivo e empresário maduro e calejado nesses 20 e poucos anos de carreira, o suficiente pra sustentar minhas apostas à luz de um feeling já bem testado apesar da minha relativa pouca idade.

    Um achado esses Estudos Blog Daddy. Vou conferir com atenção. Obrigado.

    Grande abraço!

    Wagner Fontoura

    Post a Reply

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: