A Voz da Blogosfera 2, Redes, Coletivos e Como um blogueiro pode desestabilizar a mídia

By Rafael Reinehr | Blogosfera

Out 03

    Ontem ocorreu o segundo chat-encontro A Voz da Blogosfera. Novamente, com boa participação de quem está fazendo a blogaria nos dias de hoje. Percebe-se que um encontro com hora marcada tem suas mazelas: alguns blogueiros precisam sair cedo e outros só conseguem chegar mais tarde, o que fragmenta a discussão.

    Uma das percepções conjuntas do grupo é de que existem hoje pelo menos duas Blogosferas simultâneas: uma, inserida em uma bolha prestes a explodir, caracterizada por quem dedica sua vida e tempo à criação de marketings virais publicitários e ao seguimento de hypes e uma outra Blogosfera, alheia a esta bolha caracterizada por um trabalho mais voltado ao leitor, que estaria imune à explosão da bolha e com uma característica diferente, um crescimento lento e progressivo.

    Definiu-se que o próximo encontro será realizado em local neutro, MSN, Gtalk, Skype, Chat do UOL ou Terra, IRC ou outro lugar a definir, conforme votação na enquete à esquerda. A enquete estará no ar até à terça-feira, dia 9, à meia-noite. Foi sugerido o tema do plágio e dos direitos autorais na Internet para o próximo encontro. Hoje tive a idéia de que seria bom trazer um convidado de fora da Blogosfera para o chat, se for esse mesmo o assunto.     Pensei em convidar um advogado que trata do assunto direitos autorais/plágio.

    Aproveite e leia o log do A Voz da Blogosfera 2 na íntegra.

    Noticio a publicação por David Yannover dos Estudos Blog Daddy 1 e 2, uma detalhada pesquisa da Blogosfera Hispânica, mais especificamente uma análise das redes de blogs comerciais. Se os dados não são os da nossa Blogosfera, pelo menos uma extrapolação é possível. Uma verdadeira aula para o blogueiro iniciante e para os já velhos batutas do Blogverso brazuca.

    E para os pessimistas que dizem que um blog jamais desbancará a mídia tradicional, o jornalista Cléber Toledo serve como contra-argumento: em 2005 lançou um blog que noticiava acontecimentos dos bastidores da política em Tocantins. Como a notícia era publicada antes no blog do que no jornal, o cabra ficou famoso e conseguiu bons anunciantes. Hoje contratou uma equipe de jornalistas, pensa em lançar uma TV pela Web e ampliar seus tentáculos para outros municípios do Estado. Reproduzi a notícia do site do Juliano Spyer.

    E aí? O que tá faltando para o seu blog deslanchar?

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

(4) comments

Add Your Reply