Qual o grau de maturidade da Blogosfera brasileira?

By Rafael Reinehr | Blogosfera

Set 28

    Depois do primeiro Chat-Encontro "A Voz da Blogosfera", uma pergunta ficou ressoando nos meus ouvidos: qual é o grau de maturidade da Blogosfera brasileira? Estamos prontos para vôos mais altos ou somos ainda um bando de pirralhos que gostam de jogar Super-Trunfo tomando vodka? A pergunta não é retórica, ela é direta. Não tenho nada contra Super-trunfo, até criei uma comunidade para o jogo no Orkut, tampouco tenho nada contra uma bebida destilada vez ou outra, mas quando assuntos como esse chamam mais atenção que uma campanha para mudar nosso sistema político corrupto e ineficiente, uma outra para intensificar a doação de órgãos ou ainda uma pelo aumento do meio de transporte cicloguiado, passo a crer que a maturidade da grande massa de blogueiros é, sim, próxima a de uma banana verde, e quem teoricamente está guiando a Blogosfera, as grandes redes e blogueiros com maior número de acessos e "credibilidade" não estão conseguindo mudar este panorama na velocidade que seria necessária. Antes que digam que sou um chato de meia-tigela, saibam que acho incrivelmente originais grande parte das idéias que fazem grande buzz na internet, só questiono porquê iniciativas sérias não têm a mesma repercussão.

    A conversa começou amena, apresentações, brincadeiras, um papo sobre redes colaborativas, blogs cooletivos, novas tendências de agrupamento de blogueiros. O assunto das blogueiras da Playboy foi levantado e discutido, sem que uma conclusão definitiva acerca do tema fosse tomada. Alexandre Inagaki falou um pouco da nova parceria entre o Interney Blogs e o Portal Ig. Várias pérolas foram liberadas e podem ser encontradas no arquivo completo em txt do chat.

    Nesta próxima terça-feira, às 21 horas, haverá um novo encontro novamente na forma de Chat, aqui no site. Estão todos convidados. Apesar de alguns problemas como a barra de rolagem automática que dificultava a leitura de postagens anteriores, a presença de vários blogueiros significativos na Blogosfera tornou este chat-encontro uma experiência interessante. Na próxima edição esperamos contar com número ainda maior que os 22 blogueiros simultâneos que tivemos desta vez, esperando que consigamos fixar esta como uma forma válida de discussão de assuntos palpitantes e atuais da Blogosfera ou então criar uma nova forma semelhante onde vários Blogueiros possam se reunir em um mesmo ambiente para troca democrática instantânea  de idéias e experiências

    Serão estabelecidos temas a serem discutidos em cada edição. Os mesmos podem ser sugeridos nos comentários, aqui, ou através do e-mail r2 (no) reinehr ponto org. Foi sentida a falta de um representante do Nossa Via, um novo e promissor portal de blogueiros  e assuntos que está por ser lançado em breve. 

    A pergunta do título, entretanto, fica a me encucar: qual o grau de maturidade da Blogosfera brasileira? Existe algo que possamos fazer para acelerar a maturação, caso ela esteja "verde"? Quais são os primeiros passos?

    Se estas questões também lhe intrigam, não deixe de manter contato. Tentaremos responder em conjunto nos próximos encontros.

 

Abaixo, a lista dos blogueiros que participaram ativamente da discussão conforme o registro de conversas do chat).

 

Sandra Pontes
Lu Monte
Viva!
Cris Zimmerman
Manoel Netto
Herdeiro do Caos
Portal Gyn
João M
Renmero
Claudinei
Marcus Oliveira
MarcosVP
Stevan
Ian Black
Pablo Pamplona
Thiago Mobilon
Caco
Inagaki
Cirilo Veloso
Cynara
Marcelo da Sopa
Donizetti
Rafael Reinehr

 

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

(3) comments

Add Your Reply