Visitas-máquina, pára-quedistas e visitas humanas

By Rafael Reinehr | De onde você vem?

Jul 03

Foi-se o bom tempo em que boa parte das visitas deste site eram oriundas de blogs de camaradas e amigos. Hoje, como a imagem abaixo ilustra, a quase totalidade dos visitantes do Escrever Por Escrever chegam via Google. É impressionante observar não só a supremacia das ferramentas de busca neste encaminhamento mas, dentre estas, o massacrante domínio do Google, responsáveis por estonteantes 97,4% dos visitantes.

Estatísticas de julho de 2008

Imagino que boa parte da insuficiência de visitantes oriundos de Websites se deva à minha completa ausência dos blogs amigos nos últimos meses. Sem links novos para cá, as ferramentas de busca, é claro, passaram a mandar no jogo.

Quero muito mudar esta situação. Pretendo chegar, em alguns meses, a pelo menos 25% de visitantes oriundos de Websites e mensagens de E-mail.

A primeira atitude a ser tomada é, sem dúvida, primar pela qualidade do que é escrito aqui. Só recebemos links se produzimos conteúdo diferenciado e relevante, que valha a pena ser citado ou referenciado. O segundo passo, é tornar a ser parte integrante do Blogverso, visitando e comentando, com a freqüência que me for possível, os blogs que chamam minha atenção e aos quais respeito.

Foi-se o tempo do link exchange, ou seja, linkar somente para ser linkado. Um pouco de maturidade adquirida nestes anos me impede de gerar links gratuitos sem que haja real valor no link criado. Com esta perspectiva, espero inclusive valorizar cada hiperlink criado neste site.

São medidas iniciais, mas para se andar 100km é preciso antes dar o primeiro passo.

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo