on-off
Andropausa e DAEM

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) e Disfunção Erétil (Impotência)

 

Entre o dia 28 e 31 de julho, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Santa Catarina estará promovendo a Campanha de Esclarecimento sobre Doenças da Andrologia, através da Semana da Saúde Masculina.

O objetivo da Campanha é orientar a parcela mais descuidada da população brasileira – os homens – acerca de enfermidades endocrinológicas que podem ser melhor cuidadas se diagnosticadas precocemente, como a DAEM e a Disfunção erétil.

DAEM é o nome atual para Andropausa, termos este cada vez mais em desuso, e significa Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, e decorre da deficiência de testosterona na corrente sangüínea.

A testosterona é o mais importante dos hormônios sexuais do homem, também conhecido como andrógeno ou androgênio. É produzida principalmente pelos testículos e tem funções importantíssimas no corpo do homem tais quais:

  • Na sexualidade e na reprodução: estimula a libido (desejo sexual) e a qualidade e a freqüência dos orgasmos, além de ser fundamental para que haja uma ereção sustentada.

  • Na musculatura: auxilia na síntese de proteínas e aumenta a massa muscular

  • Na produção de sangue: estimula a medula óssea, aumentando o número de glóbulos vermelhos e a concentração de hemoglobina, partícula que carrega o oxigênio

  • No cérebro: tem efeitos benéficos sobre o desempenho mental, sensação de bem-estar geral e bom humor.

on-offGeralmente a testosterona começa a diminuir no corpo do homem a partir da quarta década de vida, estimando-se uma queda de 1% ao ano. Quedas mais acentuadas podem levar ao DAEM, cujos principais sinais e sintomas seguem:

Ossos: perda de densidade óssea, levando à possível osteoporose, dor nas articulações e fraturas

Cognitivos: desânimo, menor agilidade mental, diminuição da atenção, alterações do estado de ânimo e humor

Função sexual: diminuição da libido e disfunção erétil (impotência)

Composição e força muscular: diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal (especialmente no abdômen) e diminuição da força

Pele: ressecamento

Anemia: levando a cansaço crônico e prejuízo da atividade física e intelectual

Um dos sintomas que efetivamente mais trazem os homens aos consultórios dos urologistas e endocrinologistas é a disfunção erétil. Por disfunção erétil entende-se a dificuldade em obter e manter uma ereção suficiente para a realização satisfatória do ato sexual. Sempre precisamos lembrar que falhas eventuais podem acontecer por cansaço, preocupação ou falta de atração sexual, não configurando-se em doença. Entretanto, se estas falhas forem regulares e repetidas, devem ser avaliadas e provavelmente necessitarão de tratamento.

Para verificar se você tem Disfunção Erétil, uma maneira prática é responder o questionário “Sexual Health Inventory for Men – SHIM”( Índice Internacional de Função Erétil – versão reduzida). Um resultado inferior a 21 já pode significar uma leve disfunção erétil. Clique aqui para fazer o teste e saber como anda sua função erétil.

Para saber mais sobre a Campanha, acesse a página da SBEM-SC.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

7 Comentários

  • Arnaldo trafani

    BOA NOITE,GOSTEI MUITO DA EXPRICAÇAO,MUITO BEM RESUMIDA.SOU CLINICO GERAL E NO CONSULTORIO TENHO MUITOS PACIENTES EM TRATAMENTO,MAS TEMOS MUITOS PROBLEMAS EM ACEITAREM O TRATAMENTO DEVIDO AS INFORMAÇOES MAL DIRIGIDAS A RESPEITO DA TESTOSTERONA. COMO FALEI ESTUDO MUITO SOBRE O ASSUNTO,JÁ LEVANTEI AS DIRETRIZES E SEMPRE PROCURANDO NOVOS TRABALHOS. CASO TENHAM NOVAS INFORMAÇÕES FAVOR ENTRAR EM CONTATO. MUITO AGRADECIDO DR.ARNALDO TRAFANI

  • Pedro Da Silva Filgueira

    lutar pela saude do omem
    Precisamops nos unir para pedir aoa politicos uma melhor assitencia publica em relacao a saude masculina.

  • luciano

    re: andropausa
    [quote name=”luciano”]estou passando pela andropausa tenho sentido todos os sintomas dela inclusive a impotencia meu casamento esta acabando por causa disso onde posso achar um especialista[/quote]

  • luciano

    andropausa
    estou passando pela andropausa tenho sentido todos os sintomas dela inclusive a impotencia meu casamento esta acabando por causa disso onde posso achar um especialista

  • lLemuel de Lima

    Disturbio Androgênico do envelhecimento Masculino
    Muito boa as informações. Parabéns!!!
    Assim eu fico muito mais esclarecido na hora da consulta médica, além do meu crescimento intelectual.

    Muito grato.

    Lemuel de Lima

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.