Ecofit - uma coisa leva a outra


Add this to your website

Ultimamente - e cada vez mais - muitas pessoas percebem que é importante mudar sua relação com a Natureza, com as pessoas e com tudo o que nos cerca, incluindo-se aí as relações com o mundo do trabalho e do consumo.

Hoje durante o banho, depois de uma deliciosa partida de tênis que abriu todos meus poros com o amigo e colega Ricardo Aliano, tive uma idéia que pretendo por em prática já. Chamei-a de "Atitude Ecofit".

Ecofit Agir Localmente

Como há cerca de um ano tenho jogado o campeonato estadual de tênis amador, com freqüência preciso comprar calções e camisetas para participar destes jogos e para treinar. É usual comprarmos roupas de marcas consagradas como Nike, Reebok, Adidas, Head e outras, pois são aquelas que vestem melhor e encontram-se disponíveis nas lojas de produtos esportivos da cidade.

Pois saí do banho decidido a mudar isso. Quase nem me sequei direito para vir ao computador e bolar um nome e um logo para dar corpo à idéia, que vos apresento a seguir:

Quanto ganha um funcionário da Nike na Indonésia por camiseta manufaturada? Nove centavos de dólar? Algo equivalente a 25 centavos de real? Pois bem. E o impacto ambiental proporcionado pelo transporte desta camiseta até o Brasil, certamente não é desprezível. Avião, navio, caminhão...

E se, ao invés disso, eu procurasse uma costureira local (ou facção local) mostrasse a ela(es) o modelo da camiseta e do calção que mais me agrada e pedisse para ela confeccionar três ou quatro calções e camisetas de acordo com minhas especificações, bordando o logotipo aí em cima apresentado?

E se eu não parasse por aí, mas em uma próxima janta da turma do tênis divulgasse a iniciativa e tentasse trazer alguns dos colegas para que também tomassem atitude similar?

Cada vez mais, o estímulo à produção e consumo local de bens e serviços se torna uma franca necessidade. Desta forma, além de estarmos reduzindo o impacto ambiental do nosso consumo, estaremos humanizando nossas relações com o que consumimos, favorecendo diretamente uma pessoa da qual estamos encomendando um bem ou serviço e ainda por cima reproduzindo um conceito mais próximo de um mundo sustentável e justo, tirando o poder da máquina capitalista e devolvendo-o ao humano.

Prometo publicar aqui uma foto dos primeiros calções e camisetas da "Atitude Ecofit". "Eco" porque é uma atitude preocupada com o meio-ambiente. "Fit" porque cai bem, veste bem, adequa-se, encaixa-se, é apropriada, está de acordo e é conveniente para servir a um bem maior, o da manutenção da Natureza e da vida em sociedade.



 



Adicione este artigo à sua Rede Social favorita
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Artigos recomendados

Comentários  

 
0 #13 Regina Gonçalves 30-05-2010 19:03
Meu nome é Regina e sou representante comercial da empresa T.Print que tem seu preço de mercado
diferenciado por sermos fabricantes de malha.Distribuímos para todo o Brasil.Atuamos
em parceria com empresas que tb buscam a sustentabilidade.
(021)9955 4568
Citar
 
 
0 #12 Rafael Reinehr 25-03-2009 14:52
Salve, Anônimo. Conheci a Academia Ecofit nestes dias, fazendo uma busca sobre o nome no Google. Abraço!
Citar
 
 
0 #11 Guest 25-03-2009 13:28
parabéns pela iniciativa
em tempo: a marca ecofit já existe e é uma academia ecológica (www.ecofit.com.br)
Citar
 
 
0 #10 Regina 09-03-2009 14:57
essas idéias que batem em horas nada exatas, são as melhores!rsrsr...
amei sua idéia Ecofit. Estou aprendendo pouco à pouco mais coisas *ECO.s* da e para a vida, e pretendo ensinar. Amo costurar e afins, acho o fim da picada pagar um valor tão absurdo num pedaço de pano, enquanto que pessoas não tem nem o que vestir ou comer. Abraço...
Citar
 
 
0 #9 Beth Vieira 27-02-2009 18:38
Sim, eu também acho que são as pequenas iniciativas que acabam gerando as grandes diferenças.

E a logo é linda hein?! Se precisar de parceria para desenvolver uma micro-coleção (pra começar) desenvolvo até as modelagens.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

rafael-reinehr160Rafael Reinehr é médico endocrinologista, mas seus olhos vasculham o horizonte em busca de soluções para criar um Mundo Melhor através de iniciativas como a Coolmeia, Ideias em Cooperação.

Para saber um pouco mais sobre o que o autor do blog anda fazendo hoje em dia, baixe gratuitamente o jornal Em Transe.

Você também pode Acompanhá-lo no Twitter, no Facebook e Assinar o Feed RSS do Blog.

Artigos relacionados (com tags similares)

Share
eXTReMe Tracker