Gilmar Mendes mostrando a língua para você
Antena: O Que, Como, Quando, Onde, Porquê

Gilmar Mendes, o Poder Corrompe e Enferruja

Gilmar Mendes mostrando a língua para vocêLendo artigo de Mylton Severiano na Caros Amigos de dezembro, fiquei sabendo de mais uma, que nem impressiona mais nesta Sociedade da Simulação em que vivemos. Os artigo do qual foi retirada a história que Mylton conta foi redigido pelo jornalista Leandro Fortes, para a Carta Capital. Acompanhe:

Gilmar Mendes, ministro do STF, responsável pela soltura de Daniel Dantas da cadeia mesmo após relatório detalhado feito por outro juiz, colega seu, é na verdade um dedicado empresário que lucra com sua posição no STF.

Acionista do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público, entidade que desde 1998 organiza cursos, palestras, seminários, treinamentos e que desde 2000 lucrou mais de 2 milhões e meio de reais somente de contratos com órgão federais, sem licitação, Gilmar também usa de sua influência para favorecer o irmão, em sua terra natal.

Em Diamantino, quem reina por sua vez é Francisco Mendes, irmão caçula do ministro, que em 2004 teve ajuda de Gilmar, que levou à cidade autoridades federais para inaugurar obras e prometer novas.

Como se não bastasse, em outubro de 2008 quem venceu as eleições em Diamantino foi Erival Capistrano. Este, anunciado de morte por Moacir Mendes, outro irmão da família Mendes mandou avisar que Erival não tomará posse no dia primeiro de janeiro pois antes disso irá matá-lo. Gente de paz, hein?

Se ainda acha pouco, vai mais uma: na reta final da campanha eleitoral de 2000, Andréa Paula Pedroso Wonsoski, 19 anos, que trabalhava como cabo eleitoral do prefeito Francisco Mendes fez um BO na delegacia, alegando que o candidato a acusara de traição por denunciar a troca de cestas básicas por votos, sendo que a denúncia tinha sido feito pela irmã mais velha de Andréa, Ana Paula. Ao tentar explicar isso a Francisco, durante um comício, Andréa foi avisada: “Tome cuidado”.

Um mês depois, já eleito o prefeito Francisco Mendes, Andréa participou de um ato de protesto contra abuso de poder econômico nas eleições. Desapareceu. Sua ossada foi encontrada três anos depois, enterrada às margens de uma avenida a 5km do centro de Diamantino. Morta com um tiro na nuca, estava nua, provavelmente estuprada antes.

Como sempre neste país em que a justiça, quando diz respeito a punir quem tem poder e dinheiro é feita de merda (ou até pior, pois merda ainda serve para adubar a terra) não encontram-se culpados em histórias bizarras como estas. Usa-se a influência do cargo, a estrutura da máquina pública, contrata-se assassinos de aluguel para fazer “tudo andar bem” e não se ouvem notícias de culpados atrás das grades ou tendo seus cargos cassados.

Depois, surgem guildas de justiceiros no meio de cidadãos comuns e ainda há quem se espante…

(para ler mais, visite o Idelber)

 

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

3 Comentários

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.