O ano da colheita
Quase Filosofia

Boas vindas a 2019 – O Ano da Colheita

Seja bem-vindo 2019! Ou seria 5779? Ou 2562? ou 4717? ou ainda 31?

Imagino que você saiba que a data que muitos estão celebrando trata-se de uma convenção, adotada em alguns países como “data oficial” e, em outros, como data “complementar”, para facilitar a comunicação com outras partes do mundo. Veja um resumo de alguns outros calendários e que anos eles apresentam em 2019:

Calendário Gregoriano: 2019 (Introduzido pelo papa Gregório no século XVI (1582) nos países católicos, em substituição ao calendário Juliano)
Calendário Judaico: 5779 (Inicia com a primeira Lua Nova, que apareceu numa segunda-feira, em 7 de outubro de 3761 A.C.)
Calendário Lunar Budista: 2562 (Cronologia contada a partir da descoberta do nirvana por parte de Buda)
Calendário Etíope: 2011 (Baseado no antigo Calendário Alexandrino, com 13 meses por ano, 12 meses de 30 dias e um mês de 5 ou 6 dias dependendo se o ano é bissexto)
Calendário Muçulmano: 1440 (Cronologia contada a partir do dia em que o profeta Maomé e os primeiros muçulmanos foram de Meca a Medina (622 D.C.)
Calendário Persa: 1397 (Calendário astronômico criado com a participação do poeta, matemático e astrônomo Omar Jayam)
Calendário Hindu: 1940 (Baseado nos cálculos da era saka, e é um antigo sistema de cronologia difundido na Índia e Camboja. Entretanto, diferentes povos e tribos usam outros pontos de partida, como a Morte de Krishna em 3102 A.C., a chegada ao poder de Vikram, no ano 57 D.C.)
Calendário Japonês: 31 (Base calculada por anos de governo dos imperadores japoneses, sendo que cada imperador dá nome a determinada época, que funciona como um lema de sua gestão. A partir de 1989, o Japão entrou na “Época da paz e tranquilidade”, com o Imperador Akihito)
Calendário Chinês: 4717 (Cronologia inicia com a chegada ao poder do imperador Huangdi, em 2637 A.C. e se baseia nos ciclos astronômicos de Júpiter. Uma rotação de Júpiter em torno do Sol dura 12 anos, e os anos deste calendário receberam nomes de animais. 2019 será o Ano do Porco)
Calendário Juche: 108 (utilizado na Coréia do Norte, tem seu ponto inicial em 1912, ano do nascimento de Kim Il-Sung, fundador do Estado Norte-coreano. O ano de seu nascimento é o ano 1).

Qualquer que seja o dia, a hora, a lua ou o ano que você esteja celebrando, existe apenas uma verdade: o tempo passa para todos. Faça hoje aquilo em que acredita, viva cada dia de acordo com a sua essência, cultive a atenção plena ao agora, ao momento presente, a esta dádiva que é estar vivo neste instante. Organize seu estado mental para remoer menos o passado e pensar um pouco menos no futuro. Como dizia Howard Zinn: “O futuro é uma sucessão infinita de presentes, e viver agora da forma que acreditamos que os seres humanos devem agir, em oposição a tudo que existe de ruim ao nosso redor, já é por si uma vitória maravilhosa”.

Em 2019 e além, busque se reconectar com quem você é. Tente sair do automático. Encontre todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, um tempo para refletir sobre o que lhe faz feliz e se estás vivendo de acordo com os princípios nos quais acredita. Chame este momento de Tempo Sagrado, e crie um pequeno ritual para cultivá-lo, sozinho ou com pessoas que considera especiais.

Em 2019, criei um espaço assim, que irá me reconectar a minha essência, que é a de alguém que ama viver em contínuo aprendizado. Ele se chama Cada Vez Melhor, e será uma espécie de Ágora dos tempos modernos. Lá, o foco será o crescimento intelectual, emocional e espiritual dos seres humanos. Teremos uma linha guia inicial, chamada de 16 Fatias da Saúde Integral, da Harmonia e da Felicidade, mas o tempo mostrará que a construção coletiva de saberes, devires e sentires será muito mais importante do que qualquer ponto ou porto de partida. Iniciaremos nossa jornada no dia 07 de janeiro, e você está convidado a, desde já, navegar conosco, deixando seu contato para que eu possa te explicar melhor, pessoalmente.

Em 2019 quero mais singularidade e menos generalismo. Quero saborear o gosto de cada mordida, a lambida de cada brisa e sentir a umidade de cada gota de orvalho. Mas se isso me sobrecarregar, quero saber reduzir o ritmo, desacelerar, e me permitir estar presente somente onde e naqueles instantes que forem significativos. Vou aprender, com gentileza e respeito, a dizer não.

Seja lindo, potente e cheio de maravilhosas realizações da espécie humana, 2019, pois ímpar já és. Que os empreendimentos da nossa espécie sejam crescentemente pautados pela busca do bem comum e que possamos, na retrospectiva dos teus dias, sentirmos que avançamos um pouco mais em relação ao tempo que passou.

Um Feliz 2019 a todos que compartilham e se aventuram neste momento no tempo e no espaço.

Saiba fazer deste ano um Ano de Colheitas, um ano para uma vida e um mundo #CadaVezMelhor.

Rafael Reinehr
PhD em bolinha de gude, jogo da amarelinha y outras coisinhas mais

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.