Individualidade respeitada
Quase-Idéias

A Descolonização do Imaginário

 

 

Assim como Portugal explorou os recursos humanos locais (indígenas) e africanos (escravos negros) e recursos naturais de acordo com seus próprios interesses em detrimento dos interesses do Brasil, então sua colônia, os detentores atuais do controle sobre o imaginário – as grandes corporações multinacionais, a mídia e a propaganda – tratam de vender para cada um de nós, de forma sutil e dissimulada, a percepção de que o consumo, o ter cada vez mais, a riqueza material, é o caminho para nossa felicidade.

A descolonização do imaginário, termo cunhado por Cornelius Castoriadis, trata justamente de libertar o indivíduo, trazendo-o de volta à singularidade roubada pelas forças normalizadoras e homogeneizadoras que subvertem o pensamento, fazendo-o acreditar nos ideais que o sistema estabalecido propaga.

Quer descolonizar seu imaginário?

Conheça O Pensador Selvagem e, em breve, A Coolméia.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.