Espacos de Conversacao: Criando um World Cafe Online


Add this to your website

O mundo online é um espaço poderoso para colaboração e aprendizado. Ele resolve questões como distâncias, necessidade de deslocamento físico e reduz a pegada ecológica. Ainda não é capaz de substituir, é bem verdade, o calor da proximidade humana, mas seus pontos positivos são cada vez mais apreciados por comunidades de inovação, aprendizagem e cooperação.

 

A ferramenta básica do processo de interação e aprendizado compartilhado é o diálogo. No diálogo, o "aprendizado coletivo toma lugar e dele um senso de harmonia crescente, companheirismo e criatividade pode surgir" Bohm, Factor, and Garrett.

A metodologia a seguir é uma adaptação para a atmosfera online da estratégia chamada The World Café, criada por Juanita Brown e David Isaacs. A abordagem do "Café Mundial" ajuda a criar uma atmosfera dialógica imediatamente. Não seria fabuloso conduzir Cafés online e adentrar no poder da diversidade, auto-organização e participação?

Questões sobre Criar um World Café Online

 

Meu objetivo com este artigo é ajudar a recriar a atmosfera do World Café em um ambiente online, usando uma ferramenta de audioencontros associados a algumas ferramentas de co-criação simultânea de textos, imagens e gráficos, e então integrar o conhecimento gerado em um processo de investigação apreciativa. (http://21stcenturyappreciativeinquiry.com/innovations/appreciative-inquiry-model/)

 

Qual Plataforma e Conjunto de Ferramentas necessitaremos?

O primeiro desafio é encontrar a plataforma correta. A nossa escolha recaiu sobre uma ferramenta de audioencontros que permite um grande número de usuários simultâneos conectados, a um custo baixo e com a possibilidade de criação de vários ambientes de diálogo separados. Esta ferramenta se chama Team Speak, e usaremos o servidor do Ágora.CC para ilustrar nosso exemplo.

O que é o Ágora.CC e como usar?

O Ágora.CC é uma ferramenta de audioconferência muito usada para comunicação em games, mas raramente usada como ferramenta de comunicação fora desse mundo. Para instalar a ferramenta em seu computador, acesse o link http://agora.cc/tutorial.html e siga as instruções oferecidas.

OBS: a utilização do servidor do Ágora.CC é gratuita, desde que seu uso seja pautado por conversações voltadas para a produção de Bem Comum; se o seu foco for diferente, você pode contratar um servidor próprio ou utilizar um servidor público aberto, gratuitamente.

Como se pode capturar o conhecimento gráfico?

Em um World Café tradicional, em cada mesa estão dispostos papéis, canetas e eventualmente uma grande área para desenhar, escrever, rabiscar. Enquanto uma pessoa fica na mesa e as outras movem-se entre várias outras mesas para compartilhar e aprender novas ideias, usar uma área gráfica ajuda a gerar a memória do grupo. Ainda, depois que os grupos se moveram por várias mesas, uma sessão com o grupo todo é usada para coletar as ideias das várias conversações. A recomendação é de que a coleta coletiva também seja conduzida graficamente.

 

Quais são as plataformas para a criação de desenhos compartilhados?

Existem várias. Uma bem interessante é o Twiddla, ferramenta que conjuga compartilhamento de documentos, imagens, conversa por áudio e desenho colaborativo, entre outras funcionalidades. Um exemplo pode ser visto emhttp://www.twiddla.com/785853

(em construção)

Como pode o movimento entre mesas virtuais ser facilitado?

Ajudar pessoas a localizar um tópico de interesse e se mover entre mesas virtuais é um desafio. Em configurações com grandes grupos, Open Space Technology oferece um formato para ajudar as pessoas a se auto-organizar em torno de suas paixões e interesses. De fato, a ideia de auto-organização pode prover certas respostas sobre como ajudar a facilitar o movimento nas mesas no cyberespaço. Entretanto, os conceitos que fazem um World Café funcionar é limitado ao número de participantes em uma mesa a quatro, no máximo cinco. Isso oferece um espaço de conversação suficiente para todos presentes participarem de uma forma mais equânime.

É importante, no início, apresentar claramente as regras de bom funcionamento, que seguem abaixo:

 

 

1) Setting: Convide todos participantes do World Café Online a baixarem o software Team Speak 3 e, em um horário previamente marcado, comparecer na seção de World Café dentro do Ambiente virtual do Ágora.CC. Atualmente existem por lá a sala principal, onde deverão se reunir todos os participantes e mais 10 salas, que poderão abrigar até 10 grupos de discussão simultâneos (ou 11, se algum dos grupos permanecer na sala principal)

2) Boas-vindas e Introdução: o Facilitador (ou facilitadores) começam com boas-vindas calorosas e uma introdução do processo do World Café, explicando que os participantes serão divididos em grupos mais ou menos iguais para tentar responder uma questão ou achar uma solução para um determinado problema ou debater acerca de um tópico comum.

3) Debates em Pequenos Grupos: O processo começa com o primeiro de 3 ou mais sequências de 15 ou mais minutos de conversação dentro dos grupos virtuais criados no Ágora.CC. Ao final do tempo estabelecido, cada membro do grupo se move para um grupo virtual diferente. Pode-se escolher deixar um "representante da mesa" em cada sala, que irá dar as boas-vindas ao próximo grupo e brevemente irá lhes informar sobre o que aconteceu na sequência anterior.

4) Questões: cada round é antecedido por uma pergunta desenhada para o contexto e propósito desejados para o World Café. A mesma pergunta pode ser usada por mais de um round, ou elas podem ser montadas uma em cima da outra para guiar a conversa para uma determinada direção.

5) Colheita: Após os pequenos grupos (e/ou entre os rounds/sequências, como desejado) os indivíduos são convidados a retornar à sala principal e compartilhar seus insights ou outros resultados surgidos das conversações com o resto do grupo. Esses resultados são refletidos visualmente de várias formas, mais frequentemente usando mapas mentais, páginas como etherpads ou então sistemas de desenho colaborativo como o Twiddla.

E agora que você já sabe como organizar um Café Online, quais são suas perguntas?

 

Referências:

1. http://21stcenturyappreciativeinquiry.com/innovations/creating-world-cafe-online-open-questions/



Adicione este artigo à sua Rede Social favorita
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Artigos recomendados

Comentários  

 
0 #1 Paula Ugalde 03-11-2012 00:39
Muito bom Rafael!! Tem escritos específicos sobre o detalhamento do processo em um espaço, por um grupo? Este post está em algum doc colaborativo para complementos?
Abrs!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

rafael-reinehr160Rafael Reinehr é médico endocrinologista, mas seus olhos vasculham o horizonte em busca de soluções para criar um Mundo Melhor através de iniciativas como a Coolmeia, Ideias em Cooperação.

Para saber um pouco mais sobre o que o autor do blog anda fazendo hoje em dia, baixe gratuitamente o jornal Em Transe.

Você também pode Acompanhá-lo no Twitter, no Facebook e Assinar o Feed RSS do Blog.

Share
eXTReMe Tracker