Osteoporose
Osteoporose

Vitaminas do Complexo B, Homocisteína e Osteoporose em Homens e Mulheres Idosos

Sabe-se que níveis elevados de homocisteína no sangue é um forte fator de risco para fraturas osteoporóticas em idosos e que os mesmos podem significar baixos níveis de vitaminas do Complexo B na circulação.

Um estudo publicado na edição de junho de 2008 do The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que níveis de vitamina B6 e vitamina B12 estão inversamente correlacionados com a incidência de fraturas de quadril em idosos, entretanto a significância estatística deixa de existir quando se leva em conta parâmetros como o nível de vitamina D, de homocisteína e a densidade mineral óssea basal.

Já pacientes com níveis de homocisteína acima de 14mcmol/L têm uma incidência 70% maior de fraturas de quadril em relação aqueles com níveis normais, mesmo após correção pelos níveis de vitamina B6 e B9 (ácido fólico). Entretanto, também se verificou uma atenuação do efeito quando levado em conta o nível de vitamina B12.

Osteoporose

A conclusão do estudo é a de que níveis baixos de Vitaminas do Complexo B – e não somente de vitamina D – podem estar associados a uma menor saúde do osso, apesar de não explicarem totalmente a relação entre homocisteína e fratura de quadril.

Uma dieta plena de alimentos ricos em vitaminas do complexo B está indicada em todas as idades, sendo mais importante à medida em que envelhecemos.

 

Anuncie

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

2 Comentários

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.