High Dynamic Range (HDR) – Primeiras experiências

By Rafael Reinehr | HDR

Fev 28
Fundos da casa

Hoje andei fazendo minhas primeiras experiências com o high dynamic range (HDR), uma técnica que busca combinar o que de melhor conseguimos com nossas máquinas fotográficas em situações de difícil exposição.

O olho humano é, ainda, muito mais complexo e capaz de combinar espectros luminosos de forma muito mais eficiente que o conjunto lente/filme ou lente/sensor digital. Entretanto, a capacidade do filme ou do sensor digital de armazenar informações para manipulação posterior são surpreendentes, e possibilitam a seleção das melhores sombras (ou áreas escuras) e melhores detalhes (áreas claras) de uma fotografia que, quando combinadas através de um software, nos trazem as fotos que hoje chamamos de HDR.

Tenho deixado a fotografia bastante de lado nos últimos anos, mas pretendo gradativamente voltar a fotografar, reativar o Fotos de Quinta, postar alguns tutoriais e dicas de fotografia e, quem sabe, fundar um FotoClube aqui na minha cidade…

Abaixo duas experiências bem "toscas" com o software gratuito Essential HDR Community Edition. As fotos foram feitas correndo, sem tripé (que é decididamente recomendado no caso de querer mesclar várias fotos para criar uma foto HDR), mas já deu para perceber o potencial da técnica.

Depois de estudar um pouquinho mais e fazer umas fotos decentes, posto um tutorial por aqui. Eis as fotos:

Fundos da casa

Frende da Casa HDR


Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(5) comments

Add Your Reply