Ecofit Agir Localmente
Agir localmente

Ecofit – uma coisa leva a outra

Ultimamente – e cada vez mais – muitas pessoas percebem que é importante mudar sua relação com a Natureza, com as pessoas e com tudo o que nos cerca, incluindo-se aí as relações com o mundo do trabalho e do consumo.

Hoje durante o banho, depois de uma deliciosa partida de tênis que abriu todos meus poros com o amigo e colega Ricardo Aliano, tive uma idéia que pretendo por em prática já. Chamei-a de “Atitude Ecofit“.

Ecofit Agir Localmente

Como há cerca de um ano tenho jogado o campeonato estadual de tênis amador, com freqüência preciso comprar calções e camisetas para participar destes jogos e para treinar. É usual comprarmos roupas de marcas consagradas como Nike, Reebok, Adidas, Head e outras, pois são aquelas que vestem melhor e encontram-se disponíveis nas lojas de produtos esportivos da cidade.

Pois saí do banho decidido a mudar isso. Quase nem me sequei direito para vir ao computador e bolar um nome e um logo para dar corpo à idéia, que vos apresento a seguir:

Quanto ganha um funcionário da Nike na Indonésia por camiseta manufaturada? Nove centavos de dólar? Algo equivalente a 25 centavos de real? Pois bem. E o impacto ambiental proporcionado pelo transporte desta camiseta até o Brasil, certamente não é desprezível. Avião, navio, caminhão…

E se, ao invés disso, eu procurasse uma costureira local (ou facção local) mostrasse a ela(es) o modelo da camiseta e do calção que mais me agrada e pedisse para ela confeccionar três ou quatro calções e camisetas de acordo com minhas especificações, bordando o logotipo aí em cima apresentado?

E se eu não parasse por aí, mas em uma próxima janta da turma do tênis divulgasse a iniciativa e tentasse trazer alguns dos colegas para que também tomassem atitude similar?

Cada vez mais, o estímulo à produção e consumo local de bens e serviços se torna uma franca necessidade. Desta forma, além de estarmos reduzindo o impacto ambiental do nosso consumo, estaremos humanizando nossas relações com o que consumimos, favorecendo diretamente uma pessoa da qual estamos encomendando um bem ou serviço e ainda por cima reproduzindo um conceito mais próximo de um mundo sustentável e justo, tirando o poder da máquina capitalista e devolvendo-o ao humano.

Prometo publicar aqui uma foto dos primeiros calções e camisetas da “Atitude Ecofit“. “Eco” porque é uma atitude preocupada com o meio-ambiente. “Fit” porque cai bem, veste bem, adequa-se, encaixa-se, é apropriada, está de acordo e é conveniente para servir a um bem maior, o da manutenção da Natureza e da vida em sociedade.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

13 Comentários

  • Regina Gonçalves

    Fabrico e comercializo camisetas PET
    Meu nome é Regina e sou representante comercial da empresa T.Print que tem seu preço de mercado
    diferenciado por sermos fabricantes de malha.Distribuímos para todo o Brasil.Atuamos
    em parceria com empresas que tb buscam a sustentabilidade.
    (021)9955 4568

  • Anônimo

    parabéns pela iniciativa
    em tempo: a marca ecofit já existe e é uma academia ecológica (www.ecofit.com.br)

  • Regina

    Amei!!!
    essas idéias que batem em horas nada exatas, são as melhores!rsrsr…
    amei sua idéia Ecofit. Estou aprendendo pouco à pouco mais coisas *ECO.s* da e para a vida, e pretendo ensinar. Amo costurar e afins, acho o fim da picada pagar um valor tão absurdo num pedaço de pano, enquanto que pessoas não tem nem o que vestir ou comer. Abraço…

  • Beth Vieira

    Sim, eu também acho que são as pequenas iniciativas que acabam gerando as grandes diferenças.

    E a logo é linda hein?! Se precisar de parceria para desenvolver uma micro-coleção (pra começar) desenvolvo até as modelagens.

  • Elenara

    Arquitetando Idéias
    :silly: Grande sugestão.Umas das idéias básicas de uma atitude sustentável é escolher artigos e materiais ao nosso redor, que não gastem energia para transporte e ao mesmo tempo fortaleçam a mão de obra local. Chega de consumir status.
    Obrigada pelos comentários lá no meu blog. Venha mesmo a Porto Alegre visitar não só o Iberê, mas tantas coisas que essa cidade tem a oferecer.
    Abracos
    Elenara

    • Rafael Reinehr

      Obrigado Elenara!
      Vou à Porto Alegre com frequência, peno menos a cada 2 meses. Morei aí por 13 anos, entre 1991 e 2004. Foi aí que me formei (gloriosa UFRGS) e fiz especialização. Quem sabe não nos encontramos em uma destas visitas?

  • Taís

    É isso ai!!!
    Adorei sua idéia, apoio ela integralmente… se eu começar a praticar algum esporte, quero entrar no time!!! hahaha
    Mas deixando a gracinha de lado, adorei sua idéia, é disso que precisamos. Parabéns! :silly:

    • Rafael Reinehr

      Agir localmente
      Devemos atentar para o que é produzido próximo do local onde vivemos. Muitas vezes, tomamos uma dada marca de refrigerante sem questionar nossos conceitos e instintos… Tem uma marca de refri aí dizendo para questionar nossos hábitos (e passar a tomar o refrigerante deles)… Porque não ir mais além e, de fato, não usar mais refrigerantes? Ou passar a usar menos bebidas engarrafadas em plástico?

  • Anônimo

    Rafa:
    Parabéns pela iniciativa e pelo exemplo. A industrialização se deve a energia que vem sendo liberada de combustíveis fósseis, porque nenhum trabalho custou ao homem para fermentá-los durante muitos milhões de anos. A saturação atmosférica causada pelos efuentes de suas combustões, faz com que a humanidade desperte deste sonho consumista e passe a valorizar os trabalhos artesanais, melhor, ainda, quando sobre matéria primas naturais.Mesmo pagando um pouco mais caro, teremos maiores ganhos sócio-ambientais mandando confeccionar nossas roupas e, mesmo, calçados. Tomando sucos naturais em vez de refrigerantes. Ganham os profissionais, o meio ambiente e a segurança a longo prazo.
    Forte abraço,
    Antídio

  • Rafael Reinehr

    Idéias geniais…
    …estão aí para serem apreendidas por quem mantém o coração aberto e o espírito desperto. Na verdade, processos como esse são iniciados todos os dias pelo mundo inteiro. Precisamos fazer com que se encontrem e se multipliquem, fazendo com que se amplie a consciência coletiva da humanidade.

  • Claise

    Genial a idéia…
    Oi Filhão que bela idéia, achei genial,
    se cada pessoa,fizesse, um pouco, o nosso mundo seria melhor, com certeza…
    Bjusss.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: