Anchova com Alcaparras

By Rafael Reinehr | Caldeirão de Sabores

Ago 07

Na aula passada, além de aprendermos a preparar os caldos (de peixe, de frango e de legumes), aprendemos também a tirar os espinhos de peixes, preparando filés e também a desossar coxa e sobrecoxa de frango e ainda aprendemos a forma correta da verdadeira suprema de frango.

As duas receitas que vou apresentar aqui foram testadas e aprovadas por toda a turma do Curso de Gastronomia e ainda pela minha esposa, que é crítica pra caramba e gostou da harmonização dos ingredientes.

Vamos então às receitas e a seguir às fotos ilustrativas.

Anchovas com Alcaparras

Ingredientes (para 1 a duas pessoas)

1 anchova
sal
pimenta preta ou branca
1 tomate médio
1/2 cebola média
alcaparras em conserva
vinho branco
óleo de oliva extra-virgem
tomilho
salsa

Modo de Preparo:

Selecione uma anchova média e retire a espinha dorsal e todos espinhos visíveis (ou peça ao seu peixeiro que faça isso).

Coloque a anchova aberta em uma travessa untada com óleo de oliva extra-virgem (com acidez menor que 1%)

Tempere com sal e pimenta (preta ou branca) a gosto

Coloque uma camada de cebola finamente picada, uma camada de tomate finamente picado e algumas alcaparras sobre a cebola e o tomate

Molhe grosseiramente o peixe com um bom vinho branco (no caso do jantar de domingo utilizei o ótimo e meio seco vinho “verde” português Calamares, que combinou perfeitamente com o prato servido à mesa)

Apesar de não fazer parte da receita original, incrementei-a com tomilho seco e algumas folhas de salsa fresca

Alguns fios de azeite extra-virgem por cima do peixe e direto ao forno em torno de 200 graus, já pré-aquecido até começar a dourar nas bordas (cerca de 40 a 60 minutos, dependendo do forno)

Serve-se acompanhado de legumes crus – tomate-cereja, tiras finas de cenoura, talinhos de salsa, tiras de goiaba, ragu de cogumelos ou ainda, se preferir, arroz branco.

Veja abaixo as fotos da Segunda aula com Anselmo Ronsoni e, ao final, algumas fotos da Anchova pronta com o prato preparado por mim e, na última foto, a Anchova preparada em casa, no último domingo.

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(2) comments

Add Your Reply