Frango Defumado ao Molho de Soja com Especiarias

By Rafael Reinehr | Caldeirão de Sabores

Fev 20

Hoje fiz uma receita no improviso que ficou deliciosa, vou registrar aqui para não esquecê-la. Assim também a compartilho com os amigos que quiserem experimentar fazê-la. Depois coloco a foto da frigideira, com metade dos franguinhos que sobraram. Seguem os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes:

1 kg de “iscas” de peito de frango sem osso
manteiga
azeite de oliva
1 cebola em rodelas
4 dentes de alho amassados
pimenta do reino verde (ou preta, se não tiver a verde)
1/2 a 1 pimentão verde em cubos (o pimentão pode ser de qualquer cor – o amarelo e o vermelho são mais adocicados)

molho de soja (shoyu) – 1/2 frasco
fumaça líquida (se tiver)
curry
açafrão da terra (curcuma)
tomilho
orégano

salsa verde picada

Modo de fazer:

Esquente uma frigideira bem grande (ou paelleira). Quando estiver bem quente, coloque 1 cubo inteiro de manteiga (usei Primor, mas pode ser qualquer marca, ou mesmo caseira) e logo irrigue com azeite de oliva, o quanto baste, para não queimar a manteiga. Coloque a cebola picada e deixe dourar levemente. Quando começar a dourar, coloque os dentes de alho já amassados.

Logo em seguida, adicione o pimentão picado. Mexa por 1 minuto e logo a seguir adicione o frango (Normalmente aconselha-se deixar o frango de molho nos temperos para pegar mais sabor, mas como a receita foi improvisada, descreverei como a fiz). Moa a pimenta verde (ou preta) sobre o frango, a gosto. Não adicione sal, pois o shoyu tem o suficiente. Após 1 minuto dourando em fogo médio sobre a cebola e os pimentões, adicione o shoyu sobre os frangos e, logo a seguir a fumaça líquida.

Compro a fumaça líquida no eBay, da marca Colgin. Se não tiver, ok. Deverá ficar bom do mesmo jeito, apesar deste ingrediente ser o responsável por dar um gosto defumado ao prato.

Após dourar por 2 ou 3 minutos de um lado, vire e imediatamente polvilhe com um pouco de curry (apenas 2 pitadas) e açafrão da terra (mais 2 pitadas). Tempere também com tomilho e orégano a gosto. Coloquei somente uma pitada grande de cada, para que nenhum gosto ficasse muito saliente.

Depois de mais 2 ou 3 minutos fritando deste lado, virei mais uma vez e, um pouco antes de desligar, coloquei a salsa picada, ainda na frigideira.

Servi com arroz integral, mas também deve ficar delicioso com arroz branco e qualquer tipo de massa. Faça e experimente, depois me diga o que achou. Ah! E não deixe de pegar os pimentões e a cebola que ficou “caramelizada” com o molho de soja e colocar por cima do arroz (ou da massa)! Isso vale ouro!

Emagrecimento Sustentável

Programa de Emagrecimento Sustentável

Emagrecimento Sustentável

(1) comment

Add Your Reply