Gilberto Freyre – E eu fui iniciado no uso de uma vaca

By Rafael Reinehr | Escritores e seus Escritos

Jul 18
Gilberto Freyre

Gilberto FreyreGilberto de Mello Freyre, sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro falecido aos 87 anos em 18 de julho de 1987 começou suas leituras com As Viagens de Gulliver. Talvez encontremos traços desta obra de Jonathan Swift em Casa Grande e Senzala, obra prima do escritor brasileiro mas foi como antropólogo que apresentou algumas de suas pérolas.

Entre suas frases mais célebres estão:

"Como todo menino de engenho, tive uma iniciação que não teria tido na cidade. No engenho você vê os animais, o touro cobrindo a vaca… E eu fui iniciado no uso de uma vaca. Experimentei o contado pecaminoso com uma vaca!"

"O Brasil é a mais avançada democracia racial do mundo" (entrevista a Veja, em 1970) – o que pensaria Gilberto Freyre a respeito do sistema de cotas?

Além de tudo, Gilberto Freyre foi também um "teórico do futebol", pois defendeu o estilo Dionisíaco do futebol brasileiro em contraposição ao estilo Apolíneo do futebol europeu. O tempo passa, o tempo voa… Que estilo teve a seleção brasileira de 1998? e a de 2002 e 2006? E a seleção do Dunga? "Aquileano", quem sabe?

A perda de pensadores originais sempre nos falta. Nós, humanos que somos, temos muito a aprender com a originalidade de pensadores como Gilberto Freyre e, se houver um céu, este será um lugar onde poderemos sentar em um café com estas figuras ímpares da história do pensamento universal.

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance