Suspensão da comercialização do Acomplia
Novo Medicamento

Suspensão temporária da comercialização do Acomplia – Rimonabanto

A partir de ontem, 28 de outubro de 2008, a Sanofi-Aventis, responsável pela comercialização do medicamento Acomplia (Rimonabanto) decidiu por retirar do mercado a medicação, interrompendo também o Programa Supera, que trazia vantagens a quem comprava a medicação original na farmácia.

Segundo o comunicado que recebi hoje da Sanofi-Aventis, a decisão de retirar a medicação de circulação se deveu à percepção, em estudos científicos recentes, de que os sintomas adversos de depressão, ansiedade, distúrbios do sono e agressividade ocorreram em freqüência bem maior do que nos primeiros estudos.

De acordo com o Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano (CHMP) da Agência Européia de Medicamentos (EMEA), as evidências iniciais de que o Acomplia poderia levar à depressão com ideação suicida ou mesmo tentativa de suicídio parecem mais fortes agora, sendo então recomendada a suspensão temporária da prescrição e uso da medicação até que novas evidências possam atestar a segurança do uso do mesmo ou então enterrar definitivamente esta medicação.

É uma pena que uma medicação tão interessante do ponto de vista metabólico precise ser retirada do mercado. Entretanto, é necessário respeitar esta quarentena (quer seja ela temporária ou definitiva) em função dos severos potenciais riscos do tratamento.

Se você for paciente em uso de Acomplia, pode ainda tirar suas dúvidas no Serviço de Atendimento ao Consumidor da Sanofi-Aventis, pelo 0800-7034114.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

50 Comentários

  • Omar

    Tomei ACOMPLIA, em 2008, por 3 meses e emagreci 12 kg, sendo 4 kg apenas nas 2 primeiras semanas.
    O medicamento era ótimo e fico triste pela sua suspensão.

  • Jaguar

    Começo Segunda

    Segunda feira 17/05/2010 começo a tomar o ribonabanto, não estou muito acima do meu peso, tenho um corpo bem definido, mas a barriga ta dificil de perder, mesmo com alimentação correta e muita academia, ela não quer sumir. Vamos ver se com este medicamento consigo queimar um pocuo desta gordura. Daqui um mês comento sobre os resultados..

  • SERGIO

    ACOMPLIA
    TOMEI O REMÉDIO DOIS MESES. O RESULTADO É FANTATISCO, PERDI A VONTADE DE FUMAR COMPLETAMENTE. SENTI CERTO AUMENTO NA IRRITABILIDADE E UM IMENSO AUMENTO DA LIBIDO.

  • marcelo de farias brejao

    Tomei por 1 ano e 6 meses ….
    Estranho a primeira pessoa ter tido tantos efeitos adversos com somente 1 mes de tratamento …. ao que me parece os problemas citados ja existiam e ela esta descarregandoa culpa na ultima medicaçao tomada …. o rimonabanto so tem seu efeito em +/- 3 meses … mesmo os colaterais …. que nao incluem irritacao e recersao do ritmo circadiano …. estes sao mais ligados a uma retricao de carbohidratos em dietas mal elaboradas …. Vejam …. com orientacao dieteica adequada, atividade fisica e o acomplia (que tive q importar … no inicio), perdi em 1 ano e 6 meses quase 45 quilos …. vejam …. nao teve milagre …. fiz dieta severa …. atividade fisica aerobica e musculacao 4/5 vezes por semana …. nao tive colaterais nenhum …. td ok pode ser excessao …. pena q retiraram do mercado …. por influencia do FDA …. q nao detem a patente … pois esta é a unica substancias q realmente funciona no controle da obesidade – as outras tem seu efeito sim … mas muito aquem do acomplia …. e sao mais caras e de uso mais prolongado … talves a nossa amiga lah de cima prefira femproporex ou outro tipo de anfetamina … muito seguros … ou talves antidepressivos …. sei lah … e se nos fizessemos uma cirurgia bariatrica hein … pouco mutilante …. né …. e mais segura …. rsrsrs

  • maria de fátima saraiva

    acmplia
    eu também tomei acomplia e me sentir muito bem e tomei por conta propria porque sabia que eu ñ tinha e nem tenho nenhum problema pissícco.e ñ tive nenhuma reação adversa.emagreçi e perdi 15 cm de cintura .estou muito triste porque suspenderam o mdicamento .

  • Raquel

    Duvida sobre Acomplia
    Estou tomando o medicamento ha 1 semana, e, felizmente, nao senti nenhum efeito colateral. Tudo absolutamente normal. Por outro lado, ainda nao perdi nem 1 grama. Gostaria de saber se isto é normal ou se, ja na 1a. semana, deveria haver alguma diminuicao do peso.

  • Lilian

    tomo uma formula com diazepan 3,5 mg,triac 300 mcg e thiomucase 700 UTR. e a outra 25 mg de femproporex.gostaria de saber de um ´medico se posso tomar rimonabant tambem junto ou separados, preciso emagrecer uns 13 kilos, mas tenho muita gordura localizada na regiao abdominal , alem de meus quadris estarem mais largos e aparecerem muita celulite.

  • marilei

    minha mae tomou e foi otimo
    minha mae operada do coraçao tomou acomplia e emagrceru 6 quilos em dois meses diminuiu o diabetes e se sentiu muito bem mas com receita de seu cardiologista, ela teria que continuar o tratmento quando este remedio retornara, ajudou muito e ela nao teve efeito colateal

  • giu

    com ctza tem um jogo de interesses envolvido na suspensao desse remedio, afinal, a industria da lipo estaria com seus dias contados com ele!

    eu fiz o tratamento por 1 ano e posso dizer q os piores efeitos colaterais vao sumindo junto com a barriga, ate pq a concentraçao do remedio no organismo é proporcional ao numero de celulas adiposas. Eu fiquei bem irritad no início, mas como sabia que era em funçao do remédio e que seria temporário, aguentei. E passou. perdi 10 cm de barriga! Em vez de tirar o medicamento de circulaçao deviam orientar os médicos a retirar o medicamento apenas dos pacientes que nao aguentassem o tranco. É como eu falo…não aguenta, tá pesado?vai fazer balé! 👿

  • Anônimo

    Descreverei novamente a melhora que me aconteceu, para ao final relatar o que está acontecendo depois de quatro meses de tratamento Rimanabanto 20mg + Anfepramona60 mg.
    O ser humano, iguais, mas, diferentes. por Márcio Rivelino [/b]
    …:-) Estou feliz! Rimanabanto 20mg + Anfepramona60 mg. O medicamento me ajudou a perder 16kg em dois meses, foram-se embora 19cm de barriga. [b]Agora com quatro meses de tratamento perdi 25 kilos e 28 centimetros de barriga[/b], voltei ao meu peso normal,estou só mantendo através de exercícios e uma alimentação saudável. Antes de tomar os medicamentos, meus níveis de triglicerídeos e colesterol estavam altíssimos, eram dores no peito, ronco e insônia. Agora sou uma pessoa feliz e sem dores. Tenho certeza que o medicamento me ajudou! Espero que todos entendam que cada indivíduo é diferente do outro. O que precisa é honestidade do paciente com o médico na hora de relatar sobre os efeitos colaterais. Fico triste, pois, penso que o médicamento poderia ajudar a muitos….
    22-11-2008 13:28:29

  • Lazaro R Campagna

    EU TOMEI E NADA ACONTECEU
    Tomei o remédio por 3 meses, nada aconteceu, emagreci 8 kg e não senti nada demais,isso deve ser mais uma daquelas sacanagens que estamos acostumados a ver.Que depressão o que??

  • rosangela

    e uma grande pena meu medico passou esse remedio p/ mim foi ótimo.
    fiquei com uma cintura linda.
    acho, o problema não e o remedio mas sim a concorrência. acho que tem que volta.

  • Sandra Regina Leopoldino

    Que Absurdo e falta de Senso
    Usei Rimonabanto durante Dois Meses e ñ senti nada.Uma coisa eu digo a doido pra tudo ,conheço gente que só de tomar Rémedio que os Psiquiatras mando fazer de talco de farmaceutico,ja sen te depresão.Melhor avaliar estes casos porque nen todo mundo é igual.

  • Thi

    Eh complicado
    O Problema sao esses gordos depressivos que se matam. Esse é o ponto principal de terem poribido o medicamento.

    é que eles nao divulgam.

    Teve 2 casos diferentes de suicidio.. um paciente que tomava 5mg diario e outro que tomava 20mg diario.

    Esse eh o problema…. uns gordo depre que se matam e acusam o remedio.

    Eu estou tomando a 4 meses o remedio junto com outros.

    Perdi 16kg – malhando mto. Estou super bem.. fininho… forte…. eh mto bom o medicamento.

  • Michelle

    :whistle:

    Ai meus deuses!!!! Eu tomo esse esse componente (rimonabant) na fórmula que o endocrino passou e deu super certo! Perdi as medidas que precisava, atingi um peso bacana e uma auto estima que há muito havia perdido… estou de volta na academia e me sentindo ‘ótema’! Como assim SUSPENDERAM!? E agora? Eles puseram algo para substituir? O que os endocrinos então dizendo? Alguém aí sabe? Minha consulta é só dia 13/02/09!!!

  • eldesia

    Estou tomando e gostei ,pois deu um bom resulta sem reaçoes alguma. Mas tive que da uma pausa devido esta pribiçao, que por sinal não gostei,pois tem medicações piores que continua no mercado.

  • Sara

    Rimonabanto
    🙁 Estamos tristes com a suspensão desse remédio. Meu marido tomou durante 5 meses e foi excelente, pois além de ajudar no emagrecimento (perdeu 21 kg) e na diminuição do abdômen, ajudou na diminuição do diabetes. Torcemos pelo retorno o mais rápido possível.

  • Regina

    O maravilhoso Romonabanto
    Por favor!
    Alguém faça algo para que esse medicamento maravilhgoso retorne à comercialização.
    Tomei rimonabanto e ADOREI.Não sento nada de vontade de morrer e etc…
    Que coisa!!!
    É só aparecer um remédio bom para emagrecer que arranjam logo algo para tirá-lo do mercado.
    Cadê q eles tiram os realmente caros???

  • PAULA BRITO

    EU TOMEI ACOMPLIA POR 3 MESES… EMAGRECI 13 KILOS, NÃO SENTI ABSOLUTAMENTE NADA… MESMO PQ NÃO TENHO NEM TEMPO DE TER DEPRESSÃO (rs)
    UMA PENA RETIRAREM POR CAUSA DE UMA MINORIA, QUE COM CERTEZA, QUALQUER MEDICAÇÃO DEVE CAUSAR EFEITO COLATERAL EMOCIONAL E PSÍQUICO.
    ESPERO QUE REVEJAM, E COMO O NOSSO COLEGA CITOU SEJA PRESCRITO POR MÉDICOS SÉRIOS E CONFIÁVEIS.
    UM ABÇ.

  • PAULA BRITO

    EU TOMEI ACOMPLIA… ainda bem!!!!
    EU TOMEI ACOMPLIA POR 3 MESES… EMAGRECI 13 KILOS, NÃO SENTI ABSOLUTAMENTE NADA… MESMO PQ NÃO TENHO NEM TEMPO DE TER DEPRESSÃO (rs)
    UMA PENA RETIRAREM 🙁 POR CAUSA DE UMA MINORIA, QUE COM CERTEZA, QUALQUER MEDICAÇÃO DEVE CAUSAR EFEITO COLATERAL EMOCIONAL E PSÍQUICO.
    ESPERO QUE REVEJAM, E COMO O NOSSO COLEGA CITOU SEJA PRESCRITO POR MÉDICOS SÉRIOS E CONFIÁVEIS. 😉
    UM ABÇ.

  • debora

    louca em 5 dias
    credo, comecei a tomar segunda e hj é sexta…fiquei totalmente irritada, triste, depre…parei! não tira a fome. mas senti realmente a barriguinha secar. porém, não compensa ficar com barriga de tanquinho e ser triste.
    quero ser magra para ser feliz!
    vou voltar pro meu velho aigo femproporex, que além de tirar a minha fome e ajudar a controlar a compulsão por comida, me deixa filiiiiiizzzz!!! rsrsrsrs

  • Giseli

    que pena
    GOSTARIA DE SER AVISADA QUANDO RIMONABANTO VOLTARÁ AO MERCADO, PQ CADA CASO É UM CASO !!
    ME SENTI MUITO COM O TRATAMENTO, E CLARO, ACOMPANHADA POR MEDICO, OQ TODOS DEVERIAM FAZER, AGORA POR CAUSA DE UNS TODOS PAGAM?

  • Cassia

    Adorei rimonabanto
    Poxa é uma pena esse medicamento ser tirado assim do mercado.Ele realmente age na região especifica(barriga e abdomem)e não senti nenhum efeito tipo loucura.Basta os medicos analizarem mais seu paciente e ver se ele pode mesmo tomar!
    Porque agora pessoas que teve resultados bons vão parar o tratamento?

  • Juliana

    rimonabanto
    🙁 Que tristeza saber que esse medicamento está fora do comércio, tratei durante 6 meses, não tive reação nenhuma e além disso fiquei com um corpo maravilhoso, perdi 12 kilos, minha pela está ótima e a auto estima lá em cima ! Espero que seja liberado rápido novamente !

  • su

    B) eu terminei agora dia 28 de tomar o rimonabanto, senti algumas reações tipo: nauseas, tremor na boca, tontura.Gostaria de saber,porque meu médico me passou a receita e pq foi vendido em farmácia de manipulação.Se ele está proibido a venda.O que devo fazer? Me mande uma mensagem por imail

  • Cristiane Santos Franco

    😯 Que pena, um medicamento que esta me fazendo sentir tão bem, não gostaria que esse medicamento ficasse fora do mercado, assim que tiver respostas me envie por e-mail

  • Anônimo

    😛 PERFEITO ESTE REMEDIO, EMAGRECIE 13 KG COM 03 CAIXAS. FUNCIONA PERFEITAMENTE. AS AUTORIDADES E O LABORATORIO DVERÃO REAVALIAR O MEDICAMENTO COM RESTRINÇÃO E LIBERÀ-LO DE NOVO AO MERCADO. SÓ TRAZ FELICIDADE E AUTO ESTIMA A QUEM TOMOU…’que venha logo e depressa…

  • Márcio Rivelino

    O ser humano, iguais, mas, diferentes.
    🙂 Estou feliz! Rimanabanto 20mg + Anfepramona60 mg. O medicamento me ajudou a perder 16kg em dois meses, foram-se embora 19cm de barriga. Agora estou só mantendo, através de exercícios e uma alimentação saudável. Antes de tomar os medicamentos, meus níveis de triglicerídeos e colesterol estavam altíssimos, eram dores no peito, ronco e insônia. Agora sou uma pessoa feliz e sem dores. Tenho certeza que o medicamento me ajudou! Espero que todos entendam que cada indivíduo é diferente do outro. O que precisa é honestidade do paciente com o médico na hora de relatar sobre os efeitos colaterais. Fico triste, pois, penso que o médicamento poderia ajudar a muitos.

  • James

    É, acho que a suspensão foi boa idéia
    👿 Estou tomando rimonabanto há 3 semanas. Já falei que ia espancar um serviçal do prédio, tive um acesso de fúria no trabalho e lá quebrei um telefone e uma divisória com um bico. No mesmo dia, dei uma mata-leão em minha esposa e ontem discuti com um velhinho de 80 anos por causa de uma fila. Acho que esse remédio está me deixando meio nervoso, mesmo…

  • Andrea Meyer

    Tempo desta “”quarentena””???
    Existe uma previsão de por quanto tempo o remédio fica fora de circulação????
    Eu também o utilizei por 30 dias e não senti absolutamente nada, lamento que os efeitos benéficos da droga não tenham sido levados em consideração…
    Acredito que tem muita gente doida, que toma de tudo, sem a mínima orientação, e por isso tenham aparecido tantos efeitos adversos!!!!

  • Deise

    🙁 Estou muito chateda com a retirada do medicamento, pois além de ter perdido a barriguinha, melhorou meu diabetes. Pena que fiquei muito deprimida. Será que não existirá uma maneira de melhorar esse efeito colateral?

  • Alberto Kiyoshi Oka

    Acomplia.
    Estou tomando o Acomplia a menos de dois meses e tenho excelentes resultados. Junto a reeducação alimentar e caminhadas, perdi 12.5 kl. O problema é que as pessoas misturam e tomam errado e culpam o remédio. Tudo estou fazendo com acompanhamento médico.

  • ROSANA

    :woohoo: Estou ainda usando Rimonabanto. E tenho depressão. Sem fazer restrição a não ser doces perdi 5 Kg e 5 cm. ùnico efeito colateral: – piorou minha insônia.

  • Antonio Wilson Zulai

    Acomplia
    Gostaria de maiores informações sobre a possibildade do retorno deste remédio as farmácias. Pois tenho interesse em começar a toma-lo sob orientação do meu médico.
    Uma Reclamação.
    Liguei hoje as 08.45h e após ser atendido, ficaram de me transferir para uma outra área e simplesmente depois de 3′ a ligação foi derrubada.

    • Anônimo

      re: Acomplia
      [quote name=”Antonio Wilson Zulai”]Gostaria de maiores informações sobre a possibildade do retorno deste remédio as farmácias. Pois tenho interesse em começar a toma-lo sob orientação do meu médico.
      Uma Reclamação.
      Liguei hoje as 08.45h e após ser atendido, ficaram de me transferir para uma outra área e simplesmente depois de 3′ a ligação foi derrubada.[/quote]

  • Rachel

    🙁 Não acredito nisso!! tomei esse remédio por 2 meses, tenho me sentido muito bem, emagreci uns 8 kilos,e perdi muitas medidas na região da cintura… e agora retornarei ao médico essa semana e, pelo jeito, com a notícia de que o remédio que me fez tão bem e que melhorou e muito minha auto-estima, foi retirado do mercado. Mereço!!!!

  • Marcus Maia

    Infelismente suspenso
    Tive otimos resultados com este medicamento! em um mës perdi quase 10 kilos.Nao tive reaçoes nuhuma. Que pena a suspensao pois ele era muito em indicado para o meu caso(dispelidemia). Meu médico somente me indicou porque eu tinha estas alteraçoes. Ele tambem disse que é um medicamento que nao está indicado para todos os paciente e portanto muita gente estava usando de maneira indiscriminada. Acho que este medicamento é só para que tem problema metabolico e nao para emagrecer em todos os pacientes

  • Roberta Rosa

    🙁 Já tomei o rinonabanto 15 mg + sibutramina 20mg + fenpreporex 15 mg. Imaginem como eu fiquei!!! quase endoideci, porém o pior não é o rinonabanto e sim os outros farmáculos que passam para complementá-lo. Agora estou iniciando novamente com a mesma fórmula, mas decidi por mim mesma tomar somente o rinonabanto e a sibutramina que nao me deu tantas reações adversas. Perdi 13 quilos até agora e perdi 10 cm de cintura, mas procuro manter a minha alimentação pq esses remédios deixam vc totalmente sem apetite e te deixam até com náuseas. Agradeço o espaço e tb não acho que seja viável a suspensão deste medicamento maravilhoso e que pode ajudar muitas pessoas!!!

  • Diego Sanches

    🙁 Não gostei desse medicamento…em me trouxe nenhum efeito colateral, porém só estou gastando dinheiro e não perdi 1cm de barriga…lamentável

  • marcia botelho

    medicamento acomplia
    estou tomando o acomplia há 30 dias e não estou sentindo nehum sintoma adverso. Sou contra a suspensão, acredito que tudo isto é um jogo de interesses comerciais contra o laboratório responsavel pela fabricação.É uma pena.

  • ELIO DE OLIVEIRA CAMPOS

    BARRIGUINHA
    🙁 PENA QUE VOU TER QUE TER AQUELA BARRIGUINHA INDESEJAVEL, POIS TOMEI O ACOMPLIA, DURANTE 120 DIAS, ME SENTI MUITO BEM, E PERDI 9 KGS, E AGORA.

  • Jefferson

    O medicamento não é para todos
    🙁 Utilizo o medicamento há 90 dias com excelentes resultados. Infelizmente o medicamento não é indicado para todos os casos. Meu médico antes de prescrevê-lo fez uma série de perguntas e explicou que somente em 20% dos casos ele indicava o medicamento, justamente por causa dos possíveis efeitos causados em pessoas com algum disturbio emocional e/ou psiquiátrico. Uma pena realmente.

  • Danielle Coutou

    Eu tomei Acomplia
    😡 Eu tomei o Acomplia durante 1 mês,terminei a caixa hj.
    Realmente deixa a gente louca!!!
    Fiquei irritada demais, nervosa, dormi muito mal. Resumindo não emagreci o suficiente para tanta reação adversa.
    Tive que tomar Rivotril 1/2 comp, a noite para dormir. Troquei praticamente o dia pela noite.
    Agora vou aguardar a próxima consulta com meu pisiquiatra para ver o que faremos.
    Cuidado pessoal. Só tomem com receita e acompanhamento médico.
    Abraços

    • karim jubé

      acomplia
      Eu fiz uso do Acomplia por 3 meses e não tive nenhuma reação com ele. Me sentia muito bem e nunca passei mal, ou senti depressão.
      O problema é que a indicação dele é muito restrita e grande parte das pessoas fazem uso sem pertencer ao grupo de risco ao qual o Acomplia é indicado. As pessoas precisam ter consciência de que é perigoso fazer uso de qualquer medicamento sem prescrição médica verdadeira.

    • Samanta

      Acomplia
      Boa Tarde!!

      Danielle, sinceramente não sei como você pode ter tido todos estes sintomas em apenas i mês.
      Fiz o tratamento por 4 meses, e não tive nenhum efeito dos quais você relacionou.
      E sim eu emagreci 8 quilos e tive uma redução de 15 cm em minha cintura.
      Eu adorei, é uma pena o remedio ter sido retirado do mercado, gostaria muito de poder continuar o tratamento.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: