Comer Menos Reduz Envelhecimento

By Rafael Reinehr | Senescência

Jul 30
Chocolate

ChocolateEm 1999, a revista Science publicou um artigo demonstrando que o perfil de expressão gênica do envelhecimento é retardado pela restrição calórica. O estudo, realizado em ratos, mas extrapolado para todos mamíferos, sugere que pessoas que comem menos – do ponto de vista energético ou calórico – produziriam um padrão de expressão gênica com menores marcadores de estresse celular, além de promoverem uma mudança metabólica em direção a uma maior troca proteica e um dano molecular reduzido.

Tradução para o português: quem come menos, vive mais. Quer envelhecer mais devagar? Fecha a boca mané!

E agora, meus 3 leitores, o que é envelhecer com saúde? É restringir os prazeres da vida para prolongar nosso tempo acima da superfície do planeta Terra ou é entregar-se hedonicamente as prazeres gustativos e gastronômicos e assim encurtar nossa permanência jovem e saudável nesta existência?

Pessoalmente, continuo crendo que a melhor resposta já foi dada, há milhares de anos em um continente que hoje chamamos de Ásia e ela chama-se Caminho do Meio, o equilíbrio entre o usufruto e a contenção. Sem dúvida, harmonizar as escolhas que levam ao prazer acima de tudo de um lado e o cinto apertado ao extremo de outro lado é que pode fazer da vida uma experiência compensadora. É a velha dúvida entre viver 10 anos a 1000 ou 1000 anos a 10. A escolha é sua.

 

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(2) comments

Add Your Reply