Graforréia Xilarmônica – Coisa de Louco II (1995)

By Rafael Reinehr | Dançar sobre Pintura

Jul 26
Coisa de Louco II

Coisa de Louco IITalvez este possa ser considerado o melhor disco de estréia que jamais foi produzido por qualquer banda do Universo. As 18 faixas de Coisa de Louco II são o supra-sumo concentrado e aperfeiçoado da chinelagem adquirida no bairro Bomfim de Porto Alegre e disseminada psicodelicamente em papeletes de jovem guarda underground cuidadosamente mesclada com música regionalista gaúcha e pitadas de rock’n roll gringo dos anos sessenta.

Formada por Frank Jorge, Marcelo Birck e Alexandre Ograndi em 1987, A Graforréia Xilarmônica tornou-se cult em Porto Alegre em função de uma fita demo lançada em 1988 chamada “Com Amor, Muito Carinho”, que acabei conhecendo graças ao meu amigo Fabiano Carvalho, colega de faculdade, em 1994, um ano antes do lançamento de Coisa de Louco II, já com o guitarrista Carlo Pianta no lugar de Marcelo Birck.

Começando por Literatura Brasileira e a guitarra cítrica de Carlo Pianta, passando pelo baixo estonteante de Frank Jorge em Bagaceiro Chinelão – que perpassa na verdade TODAS as músicas do disco, e é uma das marcas registradas da Graforréia – , chegando, ainda no começo do disco, no hit Você foi Embora, que acabou virando videoclip e tocou bastante na MTV Brasil o disco não conta com pontos fracos. O gosto pessoal de cada ouvinte pode levá-lo a dizer: as minhas preferidas são Empregada, Nunca Diga, Amigo Punk e Rancho ou então, Nááá, eu prefiro, Tive Teu Nome, Minha Picardia, Denis, Se Arrependimento e Eu Digo 7; ainda, um vivente sentado lá no fundo da sala manda um bilhete dizendo que suas preferências recaem mais por Grito de Tarzan, Patê, Twist, Hare, Benga Velha Companheira e Se Você Não Quis.

Um disco que não cansa de tocar na minha vitrola. Só fico preocupado com o fato de, se ele realmente gastar, como vou encontrar outro, já que está esgotado nas lojas? Acho que preciso me agilizar e providenciar uma cópia de segurança e uma outra em arquivos .flac por garantia.

Bons tempos de Volksfet em que toquei (e, ergh!, cantei Empregada com a banda Vício em Agudo), para centenas de incautos ouvintes que, acostumados com suas bandinhas alemãs ouviram “Raú Ped’i Lara” sair pelos alto-falantes da festa.

Graforréia Xilarmônica em 2006
Graforréia Xilarmônica em 2006

Mas chega de fru-frus e firulas indômitas. Se você chegou até aqui e está babando para escutar uma amostra da magnífica Graforréia Xilarmônica, clique no link a seguir e baixe o Coisa de Louco II da Graforréia Xilarmônica, disponibilizado por algum destemido internauta.

Não deixe de deixar seu comentário aqui após a audição de tão inebriante experiência.

 

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(3) comments

Add Your Reply