The Dark Side of The Moon
Dançar sobre Pintura

Pink Floyd – The Dark Side of The Moon – versão em SACD (2003)

 

 

The Dark Side of The MoonPara comemorar os 30 anos do lançamento do épico The Dark Side of The Moon, gravado entre junho de 1972 e janeiro de 1973 nos Estúdios Abbey Road em Londres, foi lançada em 2003 uma versão em SACD (Super Audio Compact Disc) do memorável disco.

Contando com todas as músicas do disco original, desta vez também mixadas em 5.1 canais em tecnologia DSD por James Guthrie e masterizadas pelo próprio e Doug Sax, este SACD quando escutado em um sistema de som razoável como é o meu (um SACD player da OPPO Digital ligado em um receiver 6.1 da Sony com falantes de 100W RMS) já faz o coração, os olhos e os espíritos brilharem, principalmente se deixarmos o volume do amplificador gritar.

Sem dúvida, não podemos saber o quanto esta gravação tem a nos dizer até conectarmos nosso receiver Marantz em um par de B&W bicabeados. Deixa assim, o equipamento é importante mas se for para ouvir a dança do créu qualquer “microsystem” já é bom demais. Estamos falando de Pink Floyd, talvez uma das mais impressionantes bandas de rock progressivo da história, que nos impressiona pelo gigantismo de suas performances, pelo virtuosismo de seus músicos – David Gilmour nos vocais e guitarras, Nick Mason na Percussão e nos efeitos, Richard Wright nos teclados e vocais e Roger Waters no baixo, vocais e efeitos.

Em The Dark Side of The Moon – a capacidade de armazenamento dos detalhes de profundidade, densidade sonora, timbre e vibração impressionam mesmo o ouvido leigo. Procura-se o músico à nossa frente. Estão tocando alguns passos distantes de nossos ouvidos. A realidade é afrontada pela ausência dos músicos e seus instrumentos, que insistem em se fazer presentes sonoramente e nos iludem com sua presença quase física, graças a maravilhosa tecnologia DSD.

The Dark Side of The Moon foi o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos no mundo inteiro, e a edição híbrida em SACD lançada em 2003 atingiu o mesmo feito.

Se és muito jovem a ponto de ainda não ter ouvido falar em Pink Floyd, inicia tua jornada por este CD. O lirismo e musicalidade das canções, atreladas aos temas tempo, dinheiro, guerra, loucura e morte são distribuidos em 43 minutos de belíssimo rock psicodélico e progressivo.

Para uma crítica mais detalhada desta versão em SACD do memorável The Dark Side of The Moon, é interessante percorrer a crítica da High Fidelity Review, escrita em 2003, uma semana antes do lançamento, por Nicolas Satullo (em inglês). Mas, se eu puder mesmo dar um bom conselho, aí vai: chega de ficar lendo críticas ou resenhas. Vá para a loja (física ou virtual) mais próxima e ponha suas mãos nesta versão SACD da bolacha de 73. Seus ouvidos irão agradecer.

Faixas:

1.Speak to Me – 1:08
2.Breathe – 2:48
3.On the Run – 3:50
4.Time – 6:49
5.The Great Gig in the Sky – 4:44
6.Money – 6:22
7.Us and Them – 7:49
8.Any Colour You Like – 3:26
9.Brain Damage – 3:46
10.Eclipse – 2:11

 

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

2 Comentários

  • Rafael Reinehr

    Ma non troppo…
    Bem, se for para ter um sistema legitimamente hifi, sem dúvida precisa ter cacife. Do lado de cá, não tenho ainda. Assim, o meu SACD player da OPO digital comprei por 169 dólares nos EUA (chegou em casa pelo correio). As taxas de importação é que matam o cara. Uma vergonha. Mas o bom de tudo isso é que se pode ir comprando aos poucos…

  • Rodrigo

    Bah, deve ser o bicho ouvir isso aí.

    Foda é ter dinheiro pra comprar os aparelhos que rodam esses outros formatos.

    Enquanto isso fico com meu vinil.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: