Ontem chegou as minhas mãos a coleção completa do poeira Zine, in my humble opinion o melhor zine/revista de música brazuca da atualidade, já na estrada há 5 anos.
Idealizado, redigido, editado, diagramado, arte-finalizado, marketeado e distribuído majoritariamente por Bento Araújo, jornalista fanático por rock, o pZ como é chamado pelos íntimos surgiu em fevereiro de 2003, quando do lançamento de sua edição de número "zero", cobrindo entre outras matérias a vinda do Status Quo para o Brasil, uma belíssima revisão sobre as bandas de garagem dos anos sessenta e ainda um belo guia para quem deseja imergir na gigantesca discografia de Frank Zappa.
Não tem jeito não, a música sempre foi um importante motor para minha vida. Na fase atual da minha vida ando bastante distante do violão, da guitarra, do meu amplificador e pedaleira e das bandas e shows de rock que costumavam ser a tônica dos meus dias entre os quinze e os vinte e seis anos. O fato é que, ao entrar em contato com a pZ e a paixão que o Bento coloca na revista não há como não reanimar aquela chama que está tão fraca (mas nunca apagada!).
O primeiro passo será debulhar progressivamente todas as vinte edições do pZ mais sua edição especial e, à medida em que for lendo, selecionar alguma discografia para adquirir e resenhar. É claro que, no caminho, vou comentar por aqui um bocadinho da história da música tão fantasticamente compilada pelo Bento em seu fanzine.
And let there be rock!
| Artigos recomendados | |
Rafael Reinehr é médico endocrinologista, mas seus olhos vasculham o horizonte em busca de soluções para criar um Mundo Melhor através de iniciativas como a Coolmeia, Ideias em Cooperação.
Para saber um pouco mais sobre o que o autor do blog anda fazendo hoje em dia, baixe gratuitamente o jornal Em Transe.
Você também pode Acompanhá-lo no Twitter, no Facebook e Assinar o Feed RSS do Blog.