Escrever Por Escrever (blog)

Kinema und Video – Super Size Me – A Dieta do Palhaço

Morgan Spurlock e seu documentário-panfleto estavam há meses na minha lista de “filmes que tenho de assistir”.

No cinema, não pude assistir então há cerca de 2 semanas loquei em DVD e, para minha surpresa, ganhei mais do que havia esperado.

Para os desavisados, em Super Size Me O diretor, roteirista e ator principal Morgan Spurlock passa 30 dias comendo somente no McDonald´s (café da manhã, almoço e janta).

Assim como nos documentários de Michael Moore, Spurlock usa muita sátira e manipulação de imagens e entrevistas para atingir seu resultado, mas o fato é, mesmo não tendo um valor intrínseco como documento (como se espera de um “documentário”), o filme atinge seu objetivo quando nos faz pensar na responsabilidade que temos não somente para nossa própria saúde e bem-estar quando das crianças em nossa família, ainda desprotegidas e completamente entregues à maciça encantadora publicidade realizada pelas grandes redes de fast-food.

Em uma cena do filme, são mostradas várias imagens de figuras importantes a crianças de cerca de 5 a 6 anos, incluindo-se aí Abraham Lincoln, Jesus Cristo, George Bush e, é claro, Ronald McDonald. Adivinhem qual foi a única que todas as crianças acertaram?

Além do interesse no “comicomentário” por seu efeito garantido nos músculos abdominais que se contraem com freqüência a cada nova gargalhada, o DVD traz alguns extras que não foram incluídos na versão “cinema” (talvez por isso mesmo lhes chamam de “extras”). Uma entrevista com John Robbins, que escreveu “A Diet for a New America” é um dos pontos fortes e não deve ser menosprezada. O cara traz dados alarmantes sobre como são produzidos os alimentos industrializados e seus efeitos em nosso organismo.

O documentário também vale por seu perfil educativo e pela tendência (sincera, acredito eu) de tentar informar que nossas crianças estão ficando cada vez mais cedo e em maior número, obesas. Isso começa pela redução dramática nas atividades físicas no âmbito escolar e também pelos alimentos que as escolas escolhem oferecer aos jovens.

Se quiser escutar a música-tema do filme, que fica engraçadíssima depois de ver as imagens do mesmo, clica aqui. É um arquivo .zip com a música do Toothpick.

Pela originalidade da idéia, é um filme que o Kinema Und Video classifica com a nota 4, quase se aproximando do 4 e 1/2, podemos dizer. (veja a legenda abaixo).

Nota 5: Deixe o que estiver fazendo (mesmo que seja salvar o mundo) e vá assistir! Agora!
Nota 4: Gostoso que nem sorvete de flocos e cafuné na nuca. Dá até pra assistir duas vezes.
Nota 3: Veja no cinema se estiver em dia promocional ou se gostar da pipoca. Do contrário, loque em DVD ou baixe da Internet.
Nota 2: Filme para Sessão da tarde. Só assista se não tiver nada, nada, nada melhor para fazer.
Nota 1: Não vale seu tempo. Leia um livro.
Nota 0: Só pagando (muito) bem e com isenção de impostos vitalícia e hereditária.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Um comentário

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.