O Taliban está chegando no Brasil: uma breve análise do caso Uniban

By Rafael Reinehr | O Mundo às Avessas

Nov 08
taliban

talibanEstamos vivendo um momento negro na História da Mídia Instituída no Brasil, atrelado a um momento de trevas na educação brasileira. Enquanto a Rede Globo segue com seu noticiário esquizofrênico, lançando notícias sem aprofundar a discussão em torno de assuntos relevantes e que necessitam maior esclarecimento, a Universidade Bandeirante toma uma decisão que envergonha qualquer cidadão brasileiro que respeite, senão a liberdade individual ao menos a Constituição Brasileira, no momento em que decide expulsar a estudante Geysi Arruda.

Para quem está por fora da notícia, a estudante compareceu com uma minissaia à faculdade e, causando furor aos demais estudantes, foi rechaçada verbalmente por um grupo de alunos, causando sua saída forçada do recinto, de forma humilhante. A Uniban, neste domingo dia 8 decidiu “retirá-la” “do quadro discente da instituição, em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade”.

O resultado de uma “sindicância” (nome bonito para uma fogueira inquisitória) foi o seguinte: “foi constatado que a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar”.

Ou seja: vamos expulsar a pessoa que não se comporta de acordo com normas (absurdas) estabelecidas (e que não estão escritas em lugar algum).

A foto abaixo mostra algumas alunas da Uniban que participaram das críticas à vestimenta da menina Geysi e o vídeo mais abaixo mostra um dia típico na cantina da Universidade.

burka
Alunas da Uniban em protesto à vestimenta da aluna Geysi Arruda no último dia 22 de outubro

 

 


Alunos da Uniban em um típico almoço na cantina, comendo macarrão

Quer opinar? O espaço abaixo é livre, desde que expresse opiniões fundamentadas sem palavras de baixo calão ou agressões gratuitas, como expulsões arbitrárias, por exemplo.

Mais uma leitura sobre o assunto: Veja o que fala o Tsavkko

Para quem deseja ir mais além: ABAIXO ASSINADO CONTRA A UNIBAN

Para:  UNIBAN (Universidade Bandeirantes)
Os subscritores abaixo vem manifestar total repúdio à postura da UNIBAN, unidade São Bernardo do Campo/SP, ao optar pela expulsão da estudante Geisy Arruda por ela ter, supostamente, usado vestimenta que atentou à moral e bons costumes (veja reportagem sobre o assunto em http://bit.ly/I2OX2 e http://bit.ly/2UJsS)

Não obstante a autonomia da entidade de ensino em elaborar regras disciplinares para o corpo discente, a postura da entidade demonstra perfil autoritário e contrário às conquistas dos Direitos e Garantias Individuais do cidadão, o que não coaduna com a atitude esperada de entidade privada que possui a delegação de obrigação de serviços públicos, devendo, portanto, estar sujeita aos mesmos compromissos éticos da Administração Pública.

O ambiente universitário deve pautar-se pela debate amplo e defesa incondicional da liberdade de seus alunos, obrigando-se a repelir de forma imediata qualquer intenção de atentado à dignidade da pessoa ou outras formas de humilhação, como é o caso em que se viu envolvida a aluna Geisy. Ademais, a nota de esclarecimento sobre a infeliz expulsão somente confirma a conduta preconceituosa da universidade que, no mínimo, está ausente de moralidade.

A expulsão envergonha os subscritores desse manifesto, e coloca em cheque os princípios basilares do Estado Democrático de Direito. Portanto, deve ser registrado que a opção da Uniban é fato isolado e contraria a todos nós.

Desejamos que fatos como esse sejam sempre lembrados como exemplos de involução cultural da sociedade, para que nunca mais se repitam.
Sincerely,
The Undersigned

ASSINEM!

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(12) comments

Add Your Reply