Células-tronco e a Lei de Biossegurança

Posted By Rafael Reinehr on mar 5, 2008 | 39 comments


Células-troncoA Lei de Biossegurança busca, em uma só tacada, regulamentar dois assuntos bastante polêmicos: a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados (popularmente chamados de transgênicos) e a pesquisa com células-tronco.

Hoje o Supremo Tribunal Federal em Brasília definirá e regulamentará a utilização de células-tronco embrionárias – aquelas advindas de embriões congelados para inseminação artificial ou por outro método de fertilização in vitro – para a pesquisa científica.

 

 

A Lei de Biossegurança busca, em uma só tacada, regulamentar dois assuntos bastante polêmicos: a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados (popularmente chamados de transgênicos) e a pesquisa com células-tronco.

Hoje o Supremo Tribunal Federal em Brasília definirá e regulamentará a utilização de células-tronco embrionárias – aquelas advindas de embriões congelados para inseminação artificial ou por outro método de fertilização in vitro – para a pesquisa científica.

Células-troncoAs células-tronco são células que carregam consigo a possibilidade de se transformarem em células, da pele, células musculares, cardíacas, pancreáticas, nervosas, podendo ser utilizadas para gerar um novo órgão.

As pesquisas que são feitas hoje no Brasil se limitam aquelas com células da medula óssea e do cordão umbilical, consideradas células “adultas”, capazes de gerar apenas alguns tecidos do corpo.

Após aprovação inicial pela Câmara e pelo Senado, a lei foi questionada em 2005 pelo então Procurador Geral da República Cláudio Fonteles, que acredita que a utilização de embriões congelados por mais de 3 anos e já inviáveis para reprodução humana são seres vivos e, portanto, sua utilização para pesquisa seria um “assassinato”.

Durante o ano de 2007, amplo debate envolvendo a Igreja e a comunidade científica tentou esclarecer, cada um segundo seu ponto de vista, os Ministros do Supremo Tribunal Federal que hoje decidem entre a cruz e a espada. Entre a estagnação religiosa e o avanço científico.

Este não é um artigo jornalístico e não visa ser isento. Sou claramente a favor da utilização das células-tronco embrionárias para pesquisa científica pois conheço os potenciais que as mesmas têm para melhorar de forma significativa e revolucionária a vida de pacientes paraplégicos, com Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Diabete Melito e tantas outras.

Será que, mais uma vez, seremos levados pelo obscurantismo cegante da Igreja que insiste em manter-nos na Idade das Trevas quando a humanidade quer caminhar em direção à luz e ao esclarecimento?

E você, o que pensa?

Compre-me um caféCompre-me um café
Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

39 Comments

  1. Renata me desculpe mais c vc ñ sabe a doação de embriões seria apenas para casais q não conseguem engravidar naturalmente aí eles vão fazer a reprodução assistida q seria tirar 8 óvulos e fecundar com o espermatozoide sendo fecundado serão colocados apenas 4 óvulos no útero da mãe c todos vingarem já serão 4 filhos em apenas 1 gestação (q geralmente acontecem ou pelo menos 3 vingam), os outros 4 embriões ficam congelados até 3 anos, após isso os médicos perguntam a mãe c ela gostaria d doa-los já q tem 4 ou 3 filhos com 3 anos d idade, lembrando q, após 3 anos congelados os embriões perdem quase 90% de vingarem, ou seja, de virar um feto, c a mãe opinar em ainda deixá-los congelados em menos d um ano o embrião vai virar apenas uma célula sem ter alguma possibilidade d virar uma criança. Então pensamos um pouco, c fosse vc gostaria d ter mais um filho sendo q já tem 3 ou 4 filhos d mais ou menos 3 anos e q ainda possível esse embrião já não tem 90% de capacidade d virar um filho c quisesse seria mais fácil tirar mais óvulos para fecundar e para q deixá-los congelados c custa caro e ainda por cima não seria mais uma criança e sim uma célula após 4 anos e q essa célula salvaria milhares d vidas. Realmente Renata, me desculpe, mas acho melhor vc se informar e começar a pensar mais no próximo mesmo q vc não o conheça.
    Não seria maravilhoso salvar uma vida?

    Post a Reply
  2. oihh 😀 😆 🙂 ; 😮 😡 😡 -)

    Post a Reply
  3. 😀 🙁 :sigh: 😡 😀 😉 :-* 😳
    espero q voçes naum fiquemk rugeis ta aau thau bjjs 🙁 😮 😕 😮 🙄 😛 :zzz 😥 🙁 😐 😉 🙂

    Post a Reply
  4. 😀 🙁 :sigh: 😡 😀 😉 :-* 😳
    espero q voçes naum fiquemk rugeis ta aau thau bjjs 🙁 😮 😕 😮 🙄 😛 :zzz 😥 🙁 😐 😉 🙂

    Post a Reply
  5. 😀 🙁 :sigh: 😡 😀 😉 :-* 😳
    espero q voçes naum fiquemk rugeis ta aau thau bjjs 🙁 😮 😕 😮 🙄 😛 :zzz 😥 🙁 😐 😉 🙂

    Post a Reply
  6. re: celulas tronco
    Então, gente… Seguinte… O código civil, apesar de citar que a personalidade civil começa com o nascimento com vida, igualmente protege o nascituro desde a concepção… Isto é, desde a fecundação dos gametas masculino e feminino… Isso traz a tona que para o direito civil é cabivel a teoria da concepção, que diz que a vida começa já com a formação do embrião. Aos adeptos da teoria da nidação.. Quero dizer que não é apenas um ponto de vista, mas que doutrinadores famosos acreditam que a fase intrauterina não contribui em nada com o surgimento da vida, apenas lhe dá condições ambientais, como o nosso planeta nos dá….
    Apenas acredito que devemos ter consciência de todas as opiniões e não nos fecharmos para um só ponto de vista, flw??

    Post a Reply
  7. Imoral?
    Não tenho menor dúvida, não prejudicar nenhum ser, para favorecer outro, agora será que não esta havendo um pouquinho de demagogia, essa possibilidade existente ai, eu não entendo assim não, se considerar os espermasas, barbaridades acontecem, e não é por ai .É meio dificil TÁ!!! Até breve .

    Post a Reply
  8. Penso que você poderia doar a vida dos seus filhos para experiências científicas.

    Um zigoto e ou um embrião é definitivamente vida humana, não é apenas vida em potencial, mas vida efetiva!!!

    Não se trata de impedir o progresso científico, trata-se de respeitar uma pessoa humana indefesa, o embrião!!!

    Ciencia sem ética é lixo! Hitler permitiu ciência sem ética, e vimos no que deu.

    Post a Reply
  9. re:
    [quote name="Renata "][b]SOU COMPLETAMENTE CONTRA O USO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIA[/b]
    Que "santa ignorância" heim Ivan?!
    Até parace que a pessoa só pode ser considerada vida depois de respirar… Apartir da hora que o espermatozóide fecunda no óvulo já existe um coração batendo. Se você não sabe disso, volta a estudar e aprende corpo humano que explica um pouco sobre isso.
    Estou grávida de 3 meses e jamais aceitaria fazer isso com meu bebê, se minha mãe deixou eu viver porque eu vou vortar a vida do meu filho?!
    Quem aprova as células tronco embrionárias é porque não tem um filho, não sabe o que é amar tanto alguém.
    Você não acha que assim ficaria muito fácil?! "Ah! Engravidei, vou doar!!" Ai que patetico, o ser humano realmente é despresível!
    Pensa bem: até para isso teria filas e filas…

    Bom, fica na consciência de cada um… SOU CONTRA E NUNCA VOU MUDAR MINHA OPINIÃO!

    Renata[/quote]

    Renata, me desculpa, mas vc esta totalmente errada. Antes de falar bobagem, procura ler sobre o assunto e entrender melhor o que a ciência quer. Células-tronco embrionárias a partir da fecundação IN-VITRO, sabe o que é? IN-VITRO significa embriões “de” laboratórios, ou seja, embriões que NÃO SERÃO USADOS PARA GERAR VIDAS, pois só poderão ser usados depois de 3 anos congelados, o que siginifica que depois de 3 anos eles já não podem gerar uma vida e com certeza serão desprezados no LIXO. Outra fonte de células-tronco são os cordões umbilicais dos RNs (recem nascidos), seria tbm matar uma vida? Os cordões tambem são jogados no lixo. Em relação de “Apartir da hora que o espermatozóide fecunda no óvulo já existe um coração batendo” isso é mentira, o coração não é o primeiro órgão que é produzido, sabe porque? Pq é a partir das células embrionárias, que se formam os tecidos, os tecidos e os tecidos que formam um órgão! Então para com esse discurso barato de que a partir de que o esperma fecundo o ovulo ja existe um coração batendo, pq é mentira! Agora me responde uma coisa… Não desejo o mal de ninguem, ate pq estou estudando para ajudar a salvas vidas, mas se amanha ou depois o seu filho precisasse de uma doação? Qual seria tua opinião? Células-tronco são uma esperença para quem sofre de doenças graves, pois elas são capaz de reproduzir e de regenerar tecidos e órgãos doentes!

    Post a Reply
  10. Sou totalmente FAVORAVEL a pesquisa com células-tronco. Além de poder dar uma condição mehor de vida para muitos doentes, o próprio SUS teria uma ótima redução de custos com o pacientes. O problema é que no Brasil nada funciona, ou melhor, funciona com roubo e com certeza, teríamos muitos “ladrões e falsificadores” e ainda tem a questão religiosa, que não sei como conseguem interferir tanto na “política de um país”. Se as pessoas se preocupassam mais consigo e com o próximo, com certeza não teríamos tantos políticos roubando, tantos padres pedófilos e um país em que a impunidade e o desrespeito humano, falam mais alto! O Brasil está uma vergonha, e quando alguém “consegue” fazer alguma coisa que preste, as pessoas ainda ficam contra!

    Post a Reply
  11. re: …
    [quote name="thamy"]sou contra o uso de celulas tronco embrionárias,
    pelo simples fato do homem querer tirar a vida de um feto para melhorar a vida de outrem…
    As pesquisas com celulas tronco adultas ajudara a muitos,isto é fato
    mas na ciencia existe sempre uma questão…
    "O QUE É BOM PRA UNS,É PREJUDICIAL PARA OUTROS"
    essa é minha opinião![/quote]
    Concordaria com sua opinião se o uso das células tronco retirassema vida de um feto.. MAS não tiram …onde vc ouviu que o uso delas afetam algum feto??
    Sou da igreja católica mas me considero sem religião… qualquer religião eu não concordo e não apoio..Todas as religiões são uma fonte de perguntas sem respostas..Única coisa que eu levo da religião é a crença em Deus e nas coisas Boas do Mundo…Não me entra na cabeça nenhuma explicação do mundo tão completo e perfeito que temos…Pra mim é uma inteligencia superior que nos deu esse mundo: DEUS””

    Post a Reply
  12. E se…
    Renata…

    E se… você tivesse um filho que nasceu com uma rara desordem genética que leve a este, desde tenra infância, de sofrer de convulsões seguidas de dores terríveis por todo o corpo, e a cada nova convulsão ele perdesse um bocadinho de sua capacidade intelectual? E se, nesta mesma enfermidade, ele tivesse uma expectativa de vida de menos de 20 anos, sendo que depois dos 10 já não conseguiria se comunicar com ninguém pois seu cérebro tivesse sido “fritado” eletricamente e psicologicamente, por anos de dor e sofrimento físicos.

    E se, nesta situação hipotética, com uma doença hipotética, um médico chegasse para você e dissesse: “temos uma forma de curar esta doença, mas para isso eu precisaria de células embrionárias de um irmão. Você estaria disposta a engravidar para que pudéssemos coletar células embrionárias para salvar seu filho deste sofrimento?”.

    O que você faria? Continuaria sendo responsável por manter o sofrimento de seu filho por mais 3, 5, 10 anos até a morte precoce sabendo que o mesmo poderia ser curado com o tratamento? Você seria tão desumana assim?

    Post a Reply
  13. [b]SOU COMPLETAMENTE CONTRA O USO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIA[/b]
    Que “santa ignorância” heim Ivan?!
    Até parace que a pessoa só pode ser considerada vida depois de respirar… Apartir da hora que o espermatozóide fecunda no óvulo já existe um coração batendo. Se você não sabe disso, volta a estudar e aprende corpo humano que explica um pouco sobre isso.
    Estou grávida de 3 meses e jamais aceitaria fazer isso com meu bebê, se minha mãe deixou eu viver porque eu vou vortar a vida do meu filho?!
    Quem aprova as células tronco embrionárias é porque não tem um filho, não sabe o que é amar tanto alguém.
    Você não acha que assim ficaria muito fácil?! “Ah! Engravidei, vou doar!!” Ai que patetico, o ser humano realmente é despresível!
    Pensa bem: até para isso teria filas e filas…

    Bom, fica na consciência de cada um… SOU CONTRA E NUNCA VOU MUDAR MINHA OPINIÃO!

    Renata

    Post a Reply
  14. uso de celulas embrionarias
    hj um cientista qr tirar a vida de m embriao pra judar outra… ms um cientista n para por ai..
    nao ai conseguir parar por ai daqui a pouco estar tirando a vida de um feto de nove meses por q caha q isso vai contribur para as pesquisas!!

    Post a Reply
  15. Olha.. pesquisei o suficiente pra dizer que sou contra a pesquisa para celulas-tronco embrionarias.
    Um primeiro aspecto é o fato de se ter outros meios tão eficicazes, embora um pouco mais demorados para a obtenção do resultado final das pesquisas hoje promovidas.
    O segundo fator é que a morte como sabemos tem suas etapas, e a vida consequentemente também tem suas etapas, sendo a fecundação a primeira etapa da vida.
    O embrião é ser humano, não podemos negar este fator.. todos um dia fomos um embriao, que para nossa sorte tivemos a oportunidade de nascer, mas até que ponto a ciencia pode macular a vida, e o que somos?
    Será mesmo correto utilizar vidas humanas para pesquisas que podem, como também não podem dar em nada? Será mesmo que os embrioes, pequenas vidas indefesas, estarão sendo utilizados apenas para pesquisas de celula-tronco, quem pode garantir isso?
    Cada um tem a sua propria conciencia!
    Os cientistas brincam de Deus até hoje, mas são eles que descobrem tantas curas e ao mesmo tempo criam tantas doenças.

    Post a Reply
  16. Células tronco e finalidades terapêuticas
    Não há a menor dúvida sobre a polêmica do tema acerca da utilização de células tronco e embriões congelados para finalidades terapêuticas. Existem vertentes controversas, pois para a Igreja e também para a ala jurídica, a oposição na utilização das células tronco está no fato de se impedir que um embrião se torne feto e o feto se torna um sujeito com capacidade de vida plena. Entretanto, é necessário compreendermos que as células tronco que são utilizadas, grande parte do material é advindo de embriões fertilizados mas que são inviáveis para fertilização na mulher, como embriões congelados há mais de três anos. Outro fator importante é a questão ética envolvida pela sociedade face à Igreja e também não há, ainda, estudos que comprovem o real risco de se utilizar tais embriões para tratamentos, principalmente, de doenças consideradas até então incuráveis, como as distrofias musculares crônicas.
    Para o direito constitucional, todo indivíduo tem direito à vida plena. Há que se concordar com isso, por óbvio. Todavia, o direito tutela a vida que já existe em sua plenitude e é aí que se encontra um dos pontos mais controversos sobre o tema, pois o embrião, ainda não transformado em feto, têm chances menores de vir a nascer. Embriões congelados há mais de três anos, por exemplo, têm sua possibilidade de condicionamento de vida reduzido, visto a inviabilidade de sua fertilização.
    O que é uma sociedade (livre), justa e solidária? É manter princípios éticos e morais e ficar no aguardo que milhares de pessoas tenham suas vidas cerceadas por uma doença incurável? Embriões são expectativas de vida e ainda não há direito tutelado para tanto. Pessoas doentes são sujeitos de direito que lutam pela sobrevivência e a manutenção da vida plena.

    Post a Reply
  17. Sou a favor do uso da celula-tronco embrionaria desde q nao haja nenhuma possibilidade do embriao se desenvolver em utero, antes usar pra pesquisas q pode ajuda a melhora vida de mtas pessoas do q simplesmente descarta-los.

    Post a Reply
    • re:
      N~~ao só aprovo como o único desejo da minha vida é ser cobaia dessa pesquiza,mas não sei como conseguir isso.Teho uma lesãao medulllar,fraqquuezzza muscular,inmsensbilidade,quase não consio anar,e muitaa tristeza no coraaçãao.Por caridade aalgem queleiaa e possa me aajudar me contate..Grata e nssiosa.Tnho pressa pra viver,poois a´té hojee aapennas MAL SOBREVIVVI.

      Post a Reply
  18. oi rafa
    sou contra e explico no meu blog
    algo no mes de maio
    fiz 2 posts
    ah proposito q andas fazendo guri???
    bjus, saudades
    simterra@blogspot.com
    simone, tua colega de facul
    nem sei se lembras d mim…

    Post a Reply
  19. A vida!
    🙂 Sou a favor sim da pesquisa e estudo com celulas tronco desde que nao sejam embrionarias.Pois a diferença do embrião e voce é o tempo e a nutrição.Você já foi um embrião e se desenvolveu agora é um adulto!Como pensaria você sendo um embrião e sendo interrompido de cumprir seu propósito?

    Post a Reply
  20. células-tronco ADULTAS
    Devemos apoiar as pesquisas com células-tronco ADULTAS, incluindo as células iPS que tiveram seu potencial de uso em terapia recentemente comprovado, pois sendo células autólogas (derivadas do próprio paciente/deficiente físico), não precisam enfrentar a rejeição imunológica. Além disso, o uso de células humanas iPS para tratamento de doenças graves independe da aprovação do Artigo 5º da Lei de Biossegurança, uma vez que são células-tronco

    Post a Reply
  21. sou totalmente a favor, pois se podemos salvar a vida de muitos para que polpar a vida de um que nem desenvolve-se ainda, não indo contra ao arito 5º da Constituição que preza ao direito a vida

    Post a Reply
  22. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply
  23. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply
  24. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply
  25. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply
  26. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply
  27. celulas tronco
    😉 sou plenamente favoravéla utilizacao de células tronco, no entretanto que me preocupa é aspcto juridico da coisa nao temos legisladores preparados e embasados juridicamente para regulamentar esta lei no meu entender existem muitas lacunas. por exemplo quais os beneficios que os pais geneticos do embriao poderao receber em caso de utilizacao dos mesmos entre outros

    Post a Reply

  28. sou contra o uso de celulas tronco embrionárias,
    pelo simples fato do homem querer tirar a vida de um feto para melhorar a vida de outrem…
    As pesquisas com celulas tronco adultas ajudara a muitos,isto é fato
    mas na ciencia existe sempre uma questão…
    “O QUE É BOM PRA UNS,É PREJUDICIAL PARA OUTROS”
    essa é minha opinião!

    Post a Reply

  29. sou contra o uso de celulas tronco embrionárias,
    pelo simples fato do homem querer tirar a vida de um feto para melhorar a vida de outrem…
    As pesquisas com celulas tronco adultas ajudara a muitos,isto é fato
    mas na ciencia existe sempre uma questão…
    “O QUE É BOM PRA UNS,É PREJUDICIAL PARA OUTROS”
    essa é minha opinião!

    Post a Reply
    • Preliminarmente Thamy, O Codigo Civil diz bem claro que A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida.
      Muito bem… portanto Thamy so podemos considerar como vida aquele FETO que deu o seu primeiro respiro.
      vc sabe me dizer qual e a fonte que produz a vida humana??
      Todos sabem que e a mulher entao se n houver a fecundação do embriao no ultero de uma mulher n a iniciativa de vida portanto, e descabivel a afirmativa de dizer que o uso de celulas tronco viola o direito da vida

      Post a Reply

  30. sou contra o uso de celulas tronco embrionárias,
    pelo simples fato do homem querer tirar a vida de um feto para melhorar a vida de outrem…
    As pesquisas com celulas tronco adultas ajudara a muitos,isto é fato
    mas na ciencia existe sempre uma questão…
    “O QUE É BOM PRA UNS,É PREJUDICIAL PARA OUTROS”
    essa é minha opinião!

    Post a Reply

  31. sou contra o uso de celulas tronco embrionárias,
    pelo simples fato do homem querer tirar a vida de um feto para melhorar a vida de outrem…
    As pesquisas com celulas tronco adultas ajudara a muitos,isto é fato
    mas na ciencia existe sempre uma questão…
    “O QUE É BOM PRA UNS,É PREJUDICIAL PARA OUTROS”
    essa é minha opinião!

    Post a Reply
  32. Totalmente a favor
    Sou Toltamentee a favor sim das pesquisas com celulas Troncoo .!;-)

    Post a Reply
  33. Do Clone até as Células Tronco
    Rafael, oque penso sobre este assunto está no seguinte texto :
    http://www.livrepensamento.com/?p=150 (Conhecidentemente escrito no mesmo dia do seu).

    Mas resumindo :

    Sou a favor da utilização de Células Tronco.
    E acho muita besteira a igreja ainda querer ditar regras a humanidade.

    FALOW !

    Post a Reply
  34. Rafael, oque penso sobre este assunto está no seguinte texto :
    http://www.livrepensamento.com/?p=150 (Conhecidentemente escrito no mesmo dia do seu).

    Mas resumindo :

    Sou a favor da utilização de Células Tronco.
    E acho muita besteira a igreja ainda querer ditar regras a humanidade.

    FALOW !

    Post a Reply

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: