SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor e suas Novas Regras


Add this to your website

O Ministério da Justiça, representado pela sua Secretaria de Direito Econômico teve hoje a nova Regulamentação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor - SAC sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem não teve que esperar mais do que meia hora pendurado ao telefone para resolver alguma pendência com um banco, uma empresa de telefonia ou outra empresa - geralmente causada pela própria instituição contratada?

Pois agora, "marditas", seus dias de fartura acabaram. Em até 4 meses, o decreto assinaco hoje deve ser totalmente implementado e, se cumprido pelas empresas, melhorará em muito o atendimento de nosotros simples mortais, encurtando a via crucis para termos nossas demandas justamente atendidas.

Veja abaixo a lista de mudanças que devem estar implementadas a partir de primeiro de dezembro de 2008:

O SAC deve garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, o contato direto com o atendente.
Sempre que oferecer menu eletrônico, o SAC deverá assegurar que as opções de reclamações e de cancelamento de serviços figurem entre as primeiras alternativas.
O SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
O número do SAC deverá constar em todos os documentos e material impresso entregues ao consumidor no momento da contratação do serviço e durante o seu fornecimento.
Deverá ser oferecido ao consumidor um único número de telefone como via de acesso ao atendimento, mesmo que a empresa ou grupo empresarial preste diversos serviços.
O sistema informatizado responsável pela operacionalização das demandas deverá garantir ao atendente o acesso ao histórico das demandas do consumidor
É vedado, durante o atendimento, exigir a repetição verbal ou digital dos dados pessoais do consumidor.
É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor.
O acesso para alteração do contrato de prestação de serviços deve ser oferecido ao consumidor pelos mesmos meios em que a contratação estiver disponível.
O registro de reclamação, pedido de cancelamento e solicitação de suspensão ou cancelamento de serviço será mantido à disposição do consumidor por um período mínimo de dois anos após a solução da demanda, ficando disponível para acesso do órgão fiscalizador ou do consumidor, sempre que solicitado.
O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de setenta e duas horas.
As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas imediatamente e suas reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis.
O consumidor deverá ser informado sobre a resolução de sua demanda e, sempre que solicitar, deverá ser-lhe enviada a comprovação pertinente, pelo meio por ele indicado, inclusive mensagem eletrônica ou correspondência.
O SAC deve receber e processar imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor.
O pedido de cancelamento deverá ser permitido e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do serviço.
Os efeitos do cancelamento devem ser imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.
O comprovante do cancelamento deverá ser expedido, sem ônus, e encaminhado pelo meio indicado pelo consumidor, inclusive mensagem eletrônica ou correspondência.
As empresas prestadoras de serviço devem incorporar as presentes normas, inclusive em seus contratos de terceirização com as empresas que prestam o SAC, a fim de assegurar que os parâmetros de qualidade constantes deste Decreto sejam cumpridos.
O atendimento das solicitações e demandas previstas neste Decreto não deverá resultar em qualquer ônus para o consumidor.



Adicione este artigo à sua Rede Social favorita
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Artigos recomendados

Comentários  

 
0 #41 catarina 11-06-2012 19:17
oi tudo bem? eu comprei um celular nokia x2 desbloqueado mas tentei colocar senha e ele travou e pediu senha sem eu por entao o chip da tim que tava la nao usa mais e tentei coloca o da claro e fica sem serviço o que eu faço? ha uma saida? desde já grata! eu to muito triste pq eu uso ele demais :cry: mas obg e espero que me ajudem :-)
Citar
 
 
0 #40 mauro 01-04-2012 15:15
reclamacao , vans com destino bangu a barra da tijuca ,estao tirando os bancos de passageiro de tras das vans e colocando barras de ferro no teto igual as dos onibus . obs passageiro em pé ocupa mesnos espaço do que sentados ,estamos refens destas maldades pois precisamos deste meio de transporte, obs outras linhas de vans da barra da tijuca tambem estao fezendo isto
Citar
 
 
0 #39 Amauri 30-03-2012 11:09
Senhores, bom dia, gostaria de saber qual é o prazo de cobertura de assistência técnica de um equipamento de tecnologia geo referenciada (GPS de trator ) que foi comprado dia 29/08/2008 e se encontra fora da garantia de fabricação, pois necessito saber qual será a cobertura que tenho de reparo do mesmo, ou seja, até quando posso contar com a assistência técnica do mesmo?
Desde já agradeço à atenção e pela ajuda
Citar
 
 
0 #38 figueiredo carlos 01-03-2012 17:14
pederia uma pequena orientação sobre chuveiro elétrico ducha;pede a resistencia de 4500, não encontrei no mercado e coloquei 5500, pode? ao fazer um exame minucioso no produto, encontrei o fio verde(me parece terra)partido, porém no local indicado.pode ser partido esse fio?não influe no funcionamente?obrigado por responder.site figueredocarlinhos@g mail.com
Citar
 
 
0 #37 marcilio 22-02-2012 16:05
comprei um celular navcity no armazem paraiba,no dia 22/07/2011, queimou o display,lá me informaram que eu tinha que entrar em comtato com a assistencia tecnica que eles não tinham nada a ver .que faço,já tentei o 08007700628 ,nem na internet consigo entrar em contato com a assistencia tecnica
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

rafael-reinehr160Rafael Reinehr é médico endocrinologista, mas seus olhos vasculham o horizonte em busca de soluções para criar um Mundo Melhor através de iniciativas como a Coolmeia, Ideias em Cooperação.

Para saber um pouco mais sobre o que o autor do blog anda fazendo hoje em dia, baixe gratuitamente o jornal Em Transe.

Você também pode Acompanhá-lo no Twitter, no Facebook e Assinar o Feed RSS do Blog.

Artigos relacionados (com tags similares)

rafa-londres-grama-flores-p

Cardapio

Casa
Anarquia
Artes
Bem-estar
Blogs e Internet
Ciências Naturais
Cinema
Ecologia
Efervescências
Esportes
Família e Amigos
Fotografia
Gastronomia
Humor
Jogos
Literatura
Medicina
Música
Pigmeu Moral
Quadrinhos
Reciclar é Viver
Recomendo
Simplicíssimo
Sociedade
Tecnologia
Viagens
And Now, For Something...
Cotidianices
Do Leitor
Sem comentários
Receitas
Share
eXTReMe Tracker