Kinema und Video – Super Size Me – A Dieta do Palhaço

By rafaelreinehr | Uncategorized

Abr 21

Morgan Spurlock e seu documentário-panfleto estavam há meses na minha lista de “filmes que tenho de assistir”.

No cinema, não pude assistir então há cerca de 2 semanas loquei em DVD e, para minha surpresa, ganhei mais do que havia esperado.

Para os desavisados, em Super Size Me O diretor, roteirista e ator principal Morgan Spurlock passa 30 dias comendo somente no McDonald´s (café da manhã, almoço e janta).

Assim como nos documentários de Michael Moore, Spurlock usa muita sátira e manipulação de imagens e entrevistas para atingir seu resultado, mas o fato é, mesmo não tendo um valor intrínseco como documento (como se espera de um “documentário”), o filme atinge seu objetivo quando nos faz pensar na responsabilidade que temos não somente para nossa própria saúde e bem-estar quando das crianças em nossa família, ainda desprotegidas e completamente entregues à maciça encantadora publicidade realizada pelas grandes redes de fast-food.

Em uma cena do filme, são mostradas várias imagens de figuras importantes a crianças de cerca de 5 a 6 anos, incluindo-se aí Abraham Lincoln, Jesus Cristo, George Bush e, é claro, Ronald McDonald. Adivinhem qual foi a única que todas as crianças acertaram?

Além do interesse no “comicomentário” por seu efeito garantido nos músculos abdominais que se contraem com freqüência a cada nova gargalhada, o DVD traz alguns extras que não foram incluídos na versão “cinema” (talvez por isso mesmo lhes chamam de “extras”). Uma entrevista com John Robbins, que escreveu “A Diet for a New America” é um dos pontos fortes e não deve ser menosprezada. O cara traz dados alarmantes sobre como são produzidos os alimentos industrializados e seus efeitos em nosso organismo.

O documentário também vale por seu perfil educativo e pela tendência (sincera, acredito eu) de tentar informar que nossas crianças estão ficando cada vez mais cedo e em maior número, obesas. Isso começa pela redução dramática nas atividades físicas no âmbito escolar e também pelos alimentos que as escolas escolhem oferecer aos jovens.

Se quiser escutar a música-tema do filme, que fica engraçadíssima depois de ver as imagens do mesmo, clica aqui. É um arquivo .zip com a música do Toothpick.

Pela originalidade da idéia, é um filme que o Kinema Und Video classifica com a nota 4, quase se aproximando do 4 e 1/2, podemos dizer. (veja a legenda abaixo).

Nota 5: Deixe o que estiver fazendo (mesmo que seja salvar o mundo) e vá assistir! Agora!
Nota 4: Gostoso que nem sorvete de flocos e cafuné na nuca. Dá até pra assistir duas vezes.
Nota 3: Veja no cinema se estiver em dia promocional ou se gostar da pipoca. Do contrário, loque em DVD ou baixe da Internet.
Nota 2: Filme para Sessão da tarde. Só assista se não tiver nada, nada, nada melhor para fazer.
Nota 1: Não vale seu tempo. Leia um livro.
Nota 0: Só pagando (muito) bem e com isenção de impostos vitalícia e hereditária.

Banner da Zen Nature produtos orgânicos, sustentáveis e oriundos do comércio justo

banner do Medictando - O Bem-estar ao seu alcance

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

(1) comment

Add Your Reply