Escrever Por Escrever (blog)

Plantão EpE – Terri (Schindler) Schiavo II


versus

O assunto Terri Schiavo está gerando um debate quente na Blogosfera. As opiniões, como de costume em temas assim polêmicos divergem.

Leia aqui o que meu amigo Fábio Ulanin escreveu sobre o assunto, em um texto entitulado Mundo Escravocrata e depois, leiam abaixo minha resposta.

“Quem defende o aborto e a eutanásia deve, por coerência moral, apoiar os campos de concentração e os fornos crematórios.” Isso é forte demais. Não há nenhuma “coerência moral” ligando a defesa do aborto e da eutanásia com defesa dos crematórios de Hitler. Tenha cuidado com o que diz. Já tem pessoas reproduzindo suas palavras por aí… Outra coisa difícil de admitir em seu comentário é quando generaliza a ciência como um vilão que busca dominar todas as coisas e impor sua verdade. Isso não é verdade. Existem várias correntes buscando a explicação definitiva de todas as coisa e, somente este fato(o de que existem várias correntes) demonstra o fato de que a ciência não é tão absoluta assim (nem tem como almejar ser). Isso já foi até afirmado pela própria ciência. Pelo menos, nesta área (ciência), cede-se à Natureza e avança-se, se transforma a visão com o passar do tempo.

Para fazer comparações absurdas também sou bom. Comparo a matança na Inquisição por bruxaria (ora, BRUXARIA!)com a proibição que a Igreja Católica mantém contra o uso de preservativos. Opa! Sem falar na proibição de manter relações sexuais sem o objetivo de procriação. Alguém respeita esta última regra? Ou são todos hipócritas? Digo: é fácil falar assim, teoricamente, sem realmente ter acompanhado numerosas famílias em situação semelhante que, por desgaste extremo, anos de sofrimento mantendo a vã esperança do retorno à vida finalmente puderam decidir pela SUA PRÓPRIA VIDA e seguiram vivendo.

Existe uma confusão muito grande aqui pois não há como manter dialogo se não conseguimos SEQUER entrar em consenso sobre qual a definição de VIDA que tomamos. Para a religião católica, por exemplo, 32 células geradas a partir de um óvulo fecundado em proveta e uma pessoa com morte cerebral é considerada um ser vivo. para a Medicina não. Quem está certo? Talvez ambos, e seu ponto de vista deve ser respeitado. À religião o que é da religião e à ciência o que é da ciência. Acima disso, devemos respeitar o desejo individual de cada um. Nisso, religião nem ciência podem se intrometer.

Acontece que no caso específico (Schiavo), não houve uma definição clara pré-episódio que definisse o que seria feito no caso. Daí a briga entre um casal de católicos fervorosos e um marido desesperado (mas que também tem um ganho secundário financeiro com a passagem de Terri). Como já afirmei em meu blógue, no caso específico, eu seria favorável à manutenção da nutrição enteral para Terri, já que a família assim o queria. Mas, em linhas gerais, sou sim a favor da eutanásia e da ortotanásia, pois antes de religião ou ciência, acredito na liberdade de escolha de cada ser humano, que, para mim, encontra-se muito acima de qualquer determinismo místico ou religioso.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: