Usando menos plástico: o Filtro de Barro

Posted By Rafael Reinehr on mar 9, 2009 | 25 comments


Olhando um anúncio em uma rede de lojas de varejo, na internet, ao procurar por “filtro de barro” no google, achei o seguinte:

Filtros Modernos

Ou seja: nenhum filtro de barro. Eles simplesmente desapareceram das ofertas ao usuário comum. Aquele que não questiona. Que compra com os olhos e não com o cérebro.

Filtro de BarroFiltro de barro não dá lucro pra Philips. Ou pra Latina. Ou pra qualquer corporação que seja. Um filtro de barro pode ser feito em casa, com argila, nitrato de prata e casca de côco. Mas, é claro, se quiser comprar um pronto, não gasta nem 70 reais. Quer um mais sofisticado? Daqueles que tiram o gosto de cloro da água? Tudo bem, 110 reais.

Dinheiro não é problema? Então saiba que os filtros de barro conseguem, tanto ou mais do que a maioria dos filtros elétricos facilmente disponíveis eliminar impurezas, bactérias, fungos e agrotóxicos. São poucos filtros elétricos que possuem capacidade similar ou superior para retirar impurezas da água em relação aos bons filtros de barro do mercado.

Ei, mas isso aqui está parecendo anúncio de loja de filtros de barro. Viraste sócio de uma fábrica?

Não, cumpadre, de jeito nenhum cumadre. Ainda não…

Compre-me um caféCompre-me um café
Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

25 Comments

  1. Na casa da minha mãe sempre foi filtro de barro, qdo sai de casa , tb comprei, e não troco por nenhum outro. Mas meu filtro não mofa, não sei pelo clima, mas ouvi dizer q é bom passar areia por fora.

    Post a Reply
  2. Tenho o filtro São João de barro, ele mofa por fora as vezes. A solução é passar uma esponja com água sanitária por fora uma vez por semana. Fica perfeito.

    Post a Reply
  3. Também tenho um São João para oito litros aqui, mas infelizmente ele mofa por fora. Por dentro não sei, mas acredito que os microorganismos possam proliferar ali também. Alguma sugestão? Deixei de usá-lo, mas faz uma falta tremenda. 🙁

    Post a Reply
  4. Como tirar fungos do filtro de barro
    Tenho um filtro de barro de 3 velas e recentemente começaram a aparecer uns fungos na parte externa do mesmo. Ja lavei e mesmo assim os fungos continuam aparecendo. Como devo proceder?

    Post a Reply
  5. Varios modelos de Filtro de Barro!!!
    Para quem tiver precisando de um filtro de barro ou acessórios….entre em contato temos varios modelos….(11) 4123.6109 – GOTAGUA :>

    Post a Reply
  6. filtro de barro
    vcs precisam ir a feira,lá encontrará o filtro de barro.

    Post a Reply
  7. O melhor
    Acho que o Problema está no comodismo, as pessoas hoje não querem saber de coisas que dá muito trabalho, o filtro de barro é realmente o melhor, pergunta para qualquer pesquisador, é claro que a água que está sendo colocado no filtro tem que ser tratada, a agua do filtro parece que acabou de sair de uma mina, limpa e fresca, mas quem tem preguiça e quiser adquirir um filtro eletrico fica a contade, mas que a agua do filtro de barro é melhor isso é mesmo.

    Post a Reply
  8. Infelizmente não tenho câmera, mas obrigado por se oferecer a ajudar.

    Post a Reply
  9. .
    O preço foi de R$20,00. Não tem marca, pelo menos não vi nenhum rótulo ou inscrição. Aconteceu a mesma coisa com outros filtros da mesma faixa de preço.

    Eu nunca me importei com marca de filtro pois quem gosta dele é a minha família. Normalmente eles que compram.

    []

    Post a Reply
    • Fotografia
      Tem alguma forma de você postar, aqui nos comentários, uma foto deste filtro horrível? Se quiser fazê-lo, basta ter uma foto dele em tamanho pequeno (200 ou 300 pixels de largura) no seu computador e aí clicar na imagem da montanha com solzinho aqui dos comentários e enviar.

      No fim-de-semana, me comprometo a colocar fotos detalhadas do filtro que temos e explicar seus pontos positivos de uma forma mais detalhada.

      Post a Reply
  10. Trabalhoso demais e ineficiente
    Discordo de vc. Filtro de barro é pesado, trabalhoso pra limpar(o da minha casa precisa de limpeza mais ou menos a cada 6 dias) e ruim de ajustar as velas(eu não consigo). Se aperto muito, não sai água pelo furinho. Se afrouxo, sai EM VOLTA do furinho. Se coloco um pouqinho mais de força, não sai nada. Ô negocinho complicado!!
    E mais: mesmo tampado, tem aparecido uns insetos boiando na água. Não sei como podem entrar ali. Estou louco pra adquirir um purificador de água. Falta o dinheiro.

    Post a Reply
    • Uma maravilha
      Washington, posso perguntar a que tipo de filtro de barro te referes?

      Explico: tenho um Filtro São João Premium (que custa cerca de 80 reais, com 3 velas) e a manutenção (limpeza) precisa ser feita a cada 3 a 6 meses). A tampa dele não deixa entrar nenhum tipo de inseto. As velas são tão fáceis de intelar que até eu consegui… É interessante, mas além de achar extremamente prático e ecológico utilizá-lo, não me incomodei nem um pouquinho com ele (só no primeiro dia, que exagerei na água e ela começou a vazar pelo contato entre a parte superior e inferior do filtro).

      Um abraço.

      Post a Reply
  11. eu comprei!
    Eu comprei!

    e estou gostando muito!
    vale a pena.

    Post a Reply
  12. re: Filtro de Barro
    Entao, estou interessado em comprar alguns modelos de filtros de barro, só nao sei como encontrá-los.

    Um abraço!

    Post a Reply
  13. ainda existe filtro de barro!!!
    :drunk: :drunk: :whisper: =_= 🙁 👿 :nomnom:

    Post a Reply
  14. Filtro de Barro
    Para os que gostam de filros de barro temos varios modelos…

    Post a Reply
  15. Sucesso pro seu blog!!!!!vc é demais!!!!!!!!
    Simplesmente amei esse blog, eu tb estou à procura desse filtro!!!!e não estava conseguindo achar na net, simplesmente porque não dão lucro, é isso aí!!!!!!!

    Post a Reply
  16. filtro de barro
    PARABENS, MAS PARABENS POR ESTE TEU MATERIAL DE INTERNET, OTIMO SEREMOS PARCEIROS NESTA CAMINHA. ESTOU PROCURANDO ONDE COMPRAR ESTE FILTRO DE BARRO. QUERO TUA INDICAÇÃO. TA DIFICIL. OBRIGADA. DOCELINA.

    Post a Reply
  17. Sabor Melhor ;9
    Na minha opinião, é que os filtros de barro são mais simples,mais baratos, e com sabor da água melhor do que os outros! Pois a água dos galões tem muito gosto de cloro! rsrs ! Beiijos da Cat :*

    Post a Reply
  18. Acessibilidade
    Rapaz, meus parabéns. Teu blog foi o primeiro que encontrei com opções de acessibilidade, achei isto muito legal. Estou preparando um post sobre o assunto.

    A propósito, respondi teu comentário lá no alforria mesmo, pra ajudar a discussão. Valeu pela visita!
    🙂

    Post a Reply
    • Cegos…
      Como um cego faria para ler meu blog? E no cinema, se não fossem as narrações para cegos? E os surdos, não merecem legendas mesmo em filmes nacionais?

      Um abração. Um mundo melhor é possível, com cristãos e não cristãos unidos.

      Post a Reply
  19. Ainda tem um desses em casa.
    Um filtro de barro e um para galões de água.

    Pois é… artigo raro de se encontrar !

    Post a Reply
    • Enquanto for raro…
      …não me preocupo. Quando desaparecer, aí sim temos que nos preocupar. Até as abelhas estão desaparecendo…

      Post a Reply

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: