Bafo
Caldeirão de Sabores

Como fazer churrasco VII – A churrasqueira

A seguir, uma lista das principais formas de assar churrasco, dentre elas a famosa churrasqueira.

BafoChurrasqueira de alvenaria – pode ser construída de tijolos ou com material pré-fabricado. Deve ser construída longe de correntes de vento e é o modelo ideal para quem faz churrascos com freqüência. Deve ser construída no tamanho ideal para você, pensando na quantidade de pessoas que costuma convidar para suas festas. O risco de fazer uma churrasqueira muito grande é desperdiçar combustível colocando muito carvão – o combustível mais comum em pedaços ou barras. O carvão queima devagar e liberam calor de forma constante.

Churrasqueira portátil – barata, composta de uma vasilha de metal apoiada sobre uma armação. Não tem sistema de ventilação nem tampa mas é fácil de acender e simples de controlar. Existem churrasqueiras deste tipo “movidas” a gás, com tijolos refratários que se aquecem no calor da chama produzida pelo gás. Este tipo de churrasqueira manter o calor constante e, se possuir interruptor duplo, permite que se tenha carvão quente de um lado e morno de outro. Existe também o modelo elétrico, que também dispõe de tijolos refratários para espalhar o calor de forma uniforme. O problema é que estas levam cerca de 10 minutos para aquecer e, por geralmente não possuirem tampa, não podem ser levadas para a chuva.

Defumadoras – especialmente projetadas para defumar os alimentos, podendo ser utilizados para defumação seca ou úmida. Custam caro e são difíceis de achar no mercado. Para defumar em uma churrasqueira comum, basta encontrar um modo de colocar um recipiente de água entre o fogo e a carne, para que a fumaça e o vapor d’água cheguem à carne, realçando o sabor. O processo deve ser prolongado por horas, lentamente, em uma churrasqueira coberta.

Fogo de ChãoChurrasqueira com tampa – utilizada para fazer o churrasco ao bafo, geralmente são feitas com um tambor serrado ao meio no sentido do seu comprimento e colocadas horizontalmente sobre uma base. No meio do tambor se coloca uma grelha e abaixo dela uma gavetinha central com um telhado (para não deixar a grelha pingar gordura e outros líquidos). A parte de cima é a tampa com uma ou duas chaminés com borboletas para controlar o fluxo de fumaça e calor. Suas principais vantagens são a economia de carvão, a praticidade, já que não há necessidade de virar a carne o tempo todo, evita o contato da fumaça branca, já que a gordura não cai sobre a brasa e deixa a carne com sabor diferenciado, semidefumado.

Churrasqueira a gás – pronuncia-se parrilha ou parridja e é o sistema comum nos países portenhos ou hispânicos. É composta por uma ou mais grelhas fixas e/ou móveis onde são colocadas as carnes. No modelo de parrilha argentina, a grelha é formada por canaletas em forma de “v” que drenam o suco e a gordura da carne para um depósito, evitando o excesso de fumaça. No modelo uruguaio, a grelha é uma telha ou grade, o que facilita sua confecção. A parrilha geralmente é utilizada para cortes menores ou steaks.

Fogo-de-chão – sistema gaúcho de assar que consiste em fazer fogueiras ou fileiras de fogueiras e colocar espetos (ou fileiras de espetos) para assar a carne. É a forma ideal para preparar a costela inteira (costelão), geralmente utilizando-se 6 ou mais horas para seu preparo.

Leitão no RoleteRolete – sistema onde se coloca o novilho, porco, leitão, carneiro, pernil ou outras carnes a rodar em um rolete e vai se virando a carne com uma manivela ou em casas comerciais através de um motor.

Churrasqueiras alternativas

A Forquilha – a mais primitiva de todas as churrasqueiras é constituída de duas forquilhas de árvore, um outro galho ou taquara como espeto e um braseiro por baixo. Quebra o galho em acampamentos.

Espeto vertical – é a forma mais tradicional de churrasqueira, comporta por dois espetos de taquara fincados no chão, inclinados na direção do fogo, um contra o outro. Basta calcular bem a altura, a inclinação, evitando que o fogo pegue no espeto e também controlar o braseiro, evitando que o calor se disperse pelo espaço aberto

Espeto em cruz – em geral usado para grandes pedaços de carne que precisam ser estendidas em direção ao fogo no chão. Como a carne não fica pronta toda ao mesmo tempo, o churrasqueiro vai tirando a carne aos nacos e, ao mesmo tempo, movimentando a carne em direção ao calor.

Como Fazer Churrasco - Tudo que você precisa saber

 

Valeta – é a forma mais prática para fazer um churrasco para mais de 100 pessoas. Cava-se uma valeta com 1 metro de largura e 50 cm de profundidade com o comprimento necessário para receber a carne e a quantidade de espetos necessária. Nesse caso, um espeto será a medida para duas pessoas. Após a churrascada, é só recolocar a terra no lugar.

Uma dúzia de tijolos – a mais simples das churrasqueiras é feita com duas fileiras de três tijolos encostado de cada lado. É muito usada pelos funcionários da construção civil. É claro que quanto mais carne a ser utilizada, mais tijolos serão utilizados na “contrução” desta prática churrasqueira.

Todos artigos da série “Como Fazer Churrasco

Como fazer churrasco I – Introdução e História
Como fazer churrasco II – Material indispensável para um Bom Churrasco
Como fazer churrasco III – Conheça os Melhores Cortes de Carne
Como fazer Churrasco IV – Como temperar carne para churrasco
Como fazer churrasco V – Quanta carne comprar para um churrasco?
Como fazer churrasco VI – Quanto tempo demora para a carne ficar pronta?
Como fazer churrasco VII – A churrasqueira
Como fazer churrasco VIII – Dicas e Conselhos Úteis (I de II)
Como fazer churrasco IX – Dicas e Conselhos Úteis (II de II)
Como fazer churrasco X – Links úteis para o bom churrasqueiro

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

12 Comentários

  • Regis

    urgente
    posso usar o pincel com margarina ou manteiga na carne no momento em que ela esta na grelha??

  • Anônimo

    re:
    [quote name=”Anônimo”]Prezado Nogueira,

    Acredito que você esteja interessado na grelha argentina. Esta grelha recolhe o excesso da gordura que escorre durante o processo e evita que a gordura caia sobre a brasa.
    Na foto do site não vi o reservatório. Ela pode ser confeccionada em inox e já ser feita com um reservatório. Não estou dizendo que a do site tenha essa possibilidade mas é uma dica que você pode fazer a quem fabrique a grelha para você.
    Atenciosamente,
    Wendel[/quote]

    Esqueci de colocar o link do site, segue aqui:
    http://www.araujogrill.com.br/produtos_detalhe.php?id_produto=29&desc=grelha-argentina

  • Anônimo

    Prezado Nogueira,

    Acredito que você esteja interessado na grelha argentina. Esta grelha recolhe o excesso da gordura que escorre durante o processo e evita que a gordura caia sobre a brasa.
    Na foto do site não vi o reservatório. Ela pode ser confeccionada em inox e já ser feita com um reservatório. Não estou dizendo que a do site tenha essa possibilidade mas é uma dica que você pode fazer a quem fabrique a grelha para você.
    Atenciosamente,
    Wendel

  • sidnei de Abreu duarte

    preparo do churrasco
    Nasci no interior do RS, exerço Odonto e ainda sou pecuarista aos fins de semana; aprendi assar carne a moda antiga, onde cozinhamos a carne bem longe do fogo, pode levar quatro horas ou mais, o controle do calor impermeabiliza o exterior da carne impedindo a perda do líquido intersticial, deixando-a macía, suculenta e cozida. Vejo alguns “especialistas” na cidade pegar uma costela e tentar assa-la em 30 minutos; quimada por fora e crúa por dentro, para que a carne “não fique dura” d’onde tiram isso? Para se fazer um bom churrasco o essencial é que a carne seja gorda, de preferência um animal precoce, assar é um prazer, uma arte, não pode ser feito por um impaciente, quando realizamos um bom trabalho só recebemos elogios, principalmente da mulherada, e reclamam a seus maridos; porque voce não assa assim? pois, na maioria das vezes somos impostos ou obrigados a comer o que nos oferecem, eu considero o preparo do churrasco umas das terefas mais difíceis de nossa culinária. Relatei apenas uma experiência; haja vista, existirem os apreciadores das carnes mal passadas ou até crúas.Dica: O áspecto exterior do churrasco tem que ficar dourado claro e não preto deformado e contraido.Outra dica é usar amaciente de carnes, enzimas de frutas, com injeções em seu interior, seja criativo.A maioria dos assadores não conseguem achar o ponto certo da carne e preferem deixar crúa para não torrar.De preferência usar carvão, se for com lenha, use com cerne e deixe queima-la até ficar em brasa, controlando sempre o vento que afasta o ar quente.Me referi a peças volumosas de carne, é óbvio que um “churrasquinho de gato” é muito mais rápido, guardadas as devidas proporções.Grato.

  • Adriana Cristina

    bafinho
    Olá, gostaria de saber como assar contra-filé e picanha no bafo. A churrasqueira fica totalmente fechada? Como faço para não dar fogo na churrasqueira a bafo, dixando somente brasa? Todas as carnes devem ser enroladas em papel alumínio ou é opcional?

  • ricardo

    parrilla
    Primeiramente, parabéns pelo especial sobre churrasco, uma verdadeira mão “no espeto” para quem quer dicas ou para agregar umas a mais aos churrasqueiros de longa data.
    A respeito da parrilla (churrasqueira em castelhano, e se pronuncia PARRILHA em todos os países hispanicos com excessão da Argentina, onde o LL soa como SH, ou seja, PARRISHA-não é som do CH, já que é mais “xiado”, lembrando o sotaque carioca), sou paulista, mas atualmente vivo em Asuncion, Paraguay, e uma das minhas paixões aqui, já trazidas do nosso amado Brasil, é o churrasco, ou como se diz aqui, “asado” (se escreve com 1 S mas se lê como fosse 2, ou seja, soa igual a ASSADO em português).
    Queria fazer uma pequena correção a respeito da churrasqueira ou “parrilla” tradicional daqui, definitivamente não é a gás, e sim a lenha ou carvão, em alvenaria, em tambor ou no caso de realmente tradicional, como é feito ainda no interior, seria o fogo de chão como os gauchos, que aqui se diz “asado a la estaca”.
    A churrasqueira a gás é algo trazido dos EUA, que nos anos 70 e 80 era considerado muito “chic”, já que aqui como ai, “copiar os gringos” era o máximo.
    Somente as pessoas com mais condições financeiras adquiriram este tipo de churrasqueira, e hoje em dia, foram em sua maioria trocadas por churrasqueiras de alvenaria com motores eletricos para fazer o “auto giro” da carne, como no rolete.
    Os uruguaios e os argentinos das regiões mais ao sul preparam o churrasco praticamente igual aos gauchos, já que compartimos com eles essa cultura.
    O churrasco na América do Sul é uma instituição vinda da soma de costumes de assar carne dos europeus (portugueses ou espanhóis) e dos indigenas(no caso aqui do Mercosul, dos Guaranis em especial) e não cabe dizer que este ou aquele povo o criou, e sim que agregou suas tradições e costumes, e consequentemente variações.
    Nós sulamericanos podemos nos orgulhar de nossas formas de preparar carnes assadas, pois sabemos que o mundo todo se encanta com nossas técnicas, e sabores, aprimorados e desenvolvidos ao longo de gerações.
    Uma última curiosidade: aqui em Asuncion, algumas das churrascarias mais famosas são brasileiras : O Gaucho, Paulista Grill e Aquarela, estando por aqui, não deixem de conhecer, e claro.. se querem algo genuinamente (e deliciosamente) paraguaio, a pedida é La Paraguayita, simplesmente uma aula da maravilhosa cozinha paraguaia.
    Grande Abraço

    Ricardo Rage

  • neir filho

    gostaria de saber como fazer a costela assada depo
    como fazer a costela assada depois colocar o sal grosso

  • Giselle

    UMA DICA DE TAMANHO
    Amigo gostaria de um help…tenho que fazer vários churrascos. Um de 30 pessoas, um de 80, um de 100, um de 150, um de 200 pessoas e um de 300 pessoas, um de 500 pessoas sou novata.
    Gostaria de saber quantos churrasqueiros eu uso para cada numero de pessoas (sei q depois de um determinado n. tem que ser mais de 1)Tb queria saber qual o tamanho ideal da churrasqueira pois vou ter varias daquelas que se transporta e qtas devo levar p cada numero? Também queria dicas de qual a melhor churrasqueira comprar p esses churrasco (tenho q transportar) e se precisa ajudantes para esses churrasqueiros e quais seriam o numero de ajudantes? E espeto quais comprar, tamanhos e quantidades para esses numeros? Espero ter explicado direitino e muitoooo obrigada por esses helps!!!

  • Francisco Audírio Nogueira

    Churasqueira de alvenaria vertical
    Olá, Rafael,

    Em 1978, em Campina Grande, Paraíba, durante uma reforma da minha residência, projetei e construi um churrasqueira de alvenaria com o porta-espetos vertical. Convidei uns amigos pra mostrar a “criação” e foi o “must”. Hoje moro na praia e apesar da minha filha quere presentear-me com uma pré-moldada, resolvi mexer com meus “alfarrábios mentais” e novamente construir a “bendita”. Perguno eu: por acaso vosmecê já viu alguma coisa parecida? O melhor dela é que alem de captarmos toda gordura expelida , evitamos sobremaneira o “fumacê”, já que ela não cai sobre o braseiro. Há uma economia de carvão vegetal e aproveitamento do calor é muito superior que as convencionais. Ainda: graduamos as distâncias dos espetos do braseiro fazendo com que controlemos os assados.

    Por favor, se houver um assunto sobre este, informe-me.

    Agradecendo de antemão, saudações,

    Nogueira

    Praia Formosa – Cabedelo, Paraíba.

  • João Langowski

    Churrasco no rolete (costela,leitão, etc)
    Estou com dificuldades para comprar um
    rolete para assados diversos, semelhante ao da foto. Conhece algum fabricante deste produto? Fico grato por tua atenção
    João

    • Rafael Reinehr

      Boi no Rolete
      Salve João. Do tempo em que escrevi este artigo para cá virei vegetariano e não me agrada ajudar as pessoas a assar nenhum ser vivo, quer seja no rolete tampouco em churrasqueira comum.

      Vou usar a “objeção de consciência” para não lhe ajudar nesta, ok?

      Quem sabe até eu acabe por tirar estas postagens do ar. Só não o fiz porque as considero parte da minha história…

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: