Clube de Leituras
Clube de Leituras

Clube de Leituras do Escrever Por Escrever

 

 

Uma das grandes virtudes do meio virtual – internet, blogs, e-mails – é poder aproximar pessoas afins. Consigo, a partir de uma rápida busca, encontrar pessoas que dividem comigo o gosto pela gastronomia, música, fotografia, cinema, literatura…

Um dos projetos que tenho a tempos é o de fomentar um Clube de Leituras na internet. O Alex já fez isso e o Idelber também, ambos com bastante sucesso nas suas edições, apesar do curto prazo que duraram. Naquela época não consegui participar de nenhum e creio que chegou o tempo de organizar o Clube de Leituras do Escrever Por Escrever.

Para que possamos fazer desta jornada literária uma experiência agradável e duradoura, precisaremos de algumas diretrizes básicas, quais sejam:

1O livro a ser discutido no Clube de Leituras será definido sempre pelo menos 30 dias antes, possibilitando ao leitor tempo suficiente para ler com calma e fazer as anotações necessárias à discussão que sobrevirá

2Serão muitíssimo bem-vindas sugestões de livros a serem lidos e discutidos. As sugestões de livros podem ser feitas através do sistema de comentários do site ou através do Formulário de Contato.

3A discussão do livro se dará na caixa de comentários do post que apresenta o livro, a partir da data programada e perdurando “oficialmente” por uma semana, dando oportunidade para réplicas e tréplicas aos comentários acerca do livro. Não há uma data “não-oficial” para a conclusão do debate, já que os comentários não serão fechados após a semana ter se encerrado.

4O debate é aberto a todo e qualquer leitor do livro em questão, não sendo necessária qualquer preocupação com erudição ou falta da mesma. Todos os comentários serão respeitados como uma opinião pessoal, pois somente um ser completamente estúpido poderá julgar-se como dono da verdade em uma crítica literária.

5São esperados, nos comentários do Clube de Leituras do Escrever Por Escrever citações de trechos interessantes do livro, análise dos personagens, contexto histórico, análise do discurso, dificuldades na leitura ou simplesmente os motivos pelos quais você gostou ou não do livro. O espaço do debate é seu, assim como o ponto-de-vista.

6Além do espaço dos comentários, todos aqueles blogueiros que quiserem postar algo em seus blogs sobre o livro estão, desde já, devidamente convidados. O post oficial do Clube de Leituras irá linkar todos os blogs que resenharem o livro discutido a fim de criar uma hiperligação de leituras relevantes acerca da obra analisada e todos os leitores possam passear pelas impressões registradas nestes blogs.

Começamos já a definir qual livro estreará nosso Clube de Leituras.

Eu tenho uma sugestão, e você, tem alguma? Tão logo possamos definir o livro a ser devorado, possamos estabelecer a data da discussão do livro. Agora é contigo, digníssimo leitor!

Vamos iniciar com qual obra da literatura mundial?

 

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.