Diabetes

Tópicos variados em Diabetes

    O que é o pré-diabetes?

    O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose em jejum encontram-se entre 100 e 125mg/dl no sangue ou entre 140 e 199mg/dl após um teste de tolerância oral à glicose com 75g de dextrose. É um estado intermediário entre o metabolismo normal e o diabetes, em que o corpo já apresenta sinais de insuficiência relativa da função do pâncreas, que não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina exigida pelo corpo, quer seja por causa da obesidade, sedentarismo, alimentação incorreta, envelhecimento ou fatores genéticos. Se não tratado com dieta e exercícios físicos, evolui para o diabetes. Se tratado adequadamente, com dieta específica e pelo menos 150 minutos de exercícios semanais, tem uma redução de 58% na chance de vir a ser diabético. Para saber se temos pré-diabetes, um simples exame de sangue já nos informa isso. Entretanto, alguns fatores de risco já nos alertam sobre a possibilidade de presença do mesmo: estar muito acima do peso, não fazer exercícios físicos, ter mais de 45 anos, colesterol alto, hipertensão, ovários policísticos ou ter tido diabetes gestacional. Alerta: de 10 a 25% dos adultos têm pré-diabetes!

    Chá de insulina faz bem para o diabetes?

    O chá de insulina, assim como tantos outros chás milagrosos que andam por aí que prometem a cura do diabete não apresentam, ainda, fundamentação científica e, muitas vezes, podem até fazer mal. O que ajuda a reduzir o açúcar no sangue de um diabético é o líquido que ele ingere. Uma boa hidratação é capaz de diluir a glicose e levar à eliminação da mesma através dos rins, já que a glicose vai embora pela urina levando junto a água. Acontece que, em nenhum momento somente o chá ou a hidratação são capazes de trazer um bom controle do diabetes, que necessita sempre de uma dieta adequada, realização de exercícios físicos e, no caso de falta comprovada de insulina ou resistência a esta, uso de medicações ou até insulina injetável ou inalada. Sempre é bom lembrar que os chás, como qualquer fitoterápico assim como qualquer medicação têm uma dose máxima permitida, e o seu uso em excesso pode levar a sérios efeitos adversos e até a risco de morte. 

    Salacia oblonga e diabetes 

    A Salacia oblonga é uma erva usada na Medicina tradicional da Índia que reduz os níveis de glicose e insulina no sangue; estudos preliminares mostram que a substância da erva se liga a enzimas intestinais responsáveis por transformar carboidrato em glicose, não permitindo, portanto, o aumento dos níveis de açúcar no sangue e, de lambuja, os níveis de insulina no sangue também caem, favorecendo, em teoria, a perda de peso. Na dose de 1000mg de um extrato da erva, houve uma queda de 23% nas taxas de glicose e de 29% nas de insulina. Entretanto, recomenda-se aguardar estudos posteriores para confirmar sua eficácia e verificar seus possíveis efeitos adversos. 

 

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

5 Comentários

  • lia

    🙂 😛 gostaria de saber se quem tem aumento de insulina é considerado um diabetico e se tem cura.Em um exame não deu e na curva deu. O que fazer? Desde de já obrigada.

  • Flávio Garchet

    sou diabético e gostaria de saber onde conseguir a salacia oblonga. Peço favor contactar-me. Obrigado
    FLAVIO

  • Benhur Rangel da Luz

    Salacia oblonga
    Saudações, gostaria de saber se é possível adquirir a “Salacia Oblonga” aqui no Brasil, ou dicas de como e onde adquirir.

    Um abraço.

    Benhur.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.