
ABZ do Rock
“Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o meu Rock n’ Roll” – já diziam Os Mutantes. E na década de 80, o poeta, compositor e dadamídia Marcelo Dolabela lançou aquela que viria a ser uma das pérolas da literatura “musical” de todos os tempos no Brasil: o ABZ do Rock. Uma verdadeira enciclopédia musical que traz descrições, formação e discografia de praticamente todos artistas que surgiram no Brasil desde 1955 até a década de 80, quando foi publicado o livro.
Aparentemente, uma nova edição estava planejada para 2003, mas não sei se foi lançada.
O fato é que a versão original da bagaça psicodélica rockeriana está esgotada, e eu pensei que seria uma boa disponibilizar os mais de 3.000 verbetes do livro na forma digital, publicando uma a uma as bandas e os artistas genialmente compilados pelo Marcelo Dolabela.
Marcelo, quando você descobrir seus artigos publicados na Web, não veja isso como plágio, já que estou dando o devido crédito ao seu esforço. O meu trabalho será tão somente braçal e serei seu servo nesta empreitada de divulgar a História da Música e do Rock brazuca.
Sem esperar mais nenhum instante, começo hoje mesmo a publicar as bandas, em ordem alfabética, como são apresentadas no livro. Como são milhares de músicos relacionados, é claro que não poderei publicar apenas um por dia, do contrário levaria 10 anos para reproduzir todos os verbetes. Farei a publicação no tempo que estiver disponível.
Acompanhe e aprenda comigo um pouco sobre quem é quem na ciranda da música popular brasileira.


3 Comentários
Guto Barros
Textos iniciais
Prezado Rafael,
parabéns pela iniciativa, torço pelo seu sucesso. Não sei onde ficou meu exemplar, mas me lembro que havia textos introdutórios, e gostaria de reler particularmente um do Zé Rodrix. Você poderia disponibilizar esse material também?
Um abraço,
Guto
Rafael Reinehr
Sim, Guto
Pretendo disponibilizar todo material assim que minhas condições de tempo permitirem. Espero que o autor do livro não veja isso como uma afronta ou uso indevido do material, mas sim como uma forma de disponibilizar o ótimo trabalho que ele fez para um número maior de pessoas. Nem sabe a trabalheira que me dá transcrever isso…
Guto Barros
Valeu
Obrigado pela resposta, Rafael, e espero que tenha gostado do [url]http://chicletesegumex.blogspot.com/[/url].
Um abraço,
Guto