Cuidado integral
Generalidades

Como resolver nossos problemas de forma holística?

Os problemas que afetam as comunidades raramente aparecem de apenas uma fonte.

É impossível, por exemplo, isolar uma causa de declínio das notas de uma turma de alunos em provas nacionais. O sucesso das crianças depende não apenas do material que elas estudam e como eles são ensinados, mas também se elas tem os livros e computadores de que precisam (um problema relacionado ao financiamento governamental), se elas tem um bom café da manhã e se sentem seguras em casa (um problema relacionado ao bem-estar e segurança econômica), e se elas se sentem saudáveis e cheias de energia (um problema relacionado ao acesso a cuidados de saúde). Se nós atendermos apenas a um desses fatores, podemos estar colocando um curativo no problema, mas não o iremos resolver.

Para firmar o tecido que constitui nossas comunidades, precisamos puxar todos os fios ao mesmo tempo: empoderar as gerações mais jovens, dar suporte às famílias, promover a educação, melhorar os cuidados à saúde e proteger a segurança da vizinhança. Ao redor do mundo, existem exemplos fabulosos de comunidades que adotaram uma abordagem holística para melhorar seus desafios. Quase sem exceção, tais abordagens tocam mais pessoas e produzem mais resultados do que foram projetados para resolver.

Baseado nessa premissa, você possui exemplos de situações nas quais uma abordagem holística conseguiu modificar o rumo de comunidades no Brasil ou no mundo? O que você pensa acerca desta possibilidade, desta abordagem?

Para participar desta discussão, dê um pulinho lá no OPS! Debate, clicando no link a seguir: http://opensadorselvagem.org/forum/5-verao-de-2010-11/100-como-resolver-nossos-problemas-de-forma-holistica

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.