Escrever Por Escrever (blog)

The Sound Of My Bossa Nova – Mutantes – Jardim Elétrico

Não poderia ser diferente.

Começo pelo Fim. O Fim Último de todas as coisas: a música.

Foi ela quem me trouxe para o Reino das Artes. Com ela, portas da percepção foram escancaradas e os sons do silêncio chegaram às minhas fímbrias auditivas.

Não poderia deixar de homenagear, nesta estréia da Seção The Sound Of My Bossa Nova, minha banda preferida de todos os tempos: Mutantes.

Os Mutantes surgiram oficialmente em 1968, com seu disco de estréia homônimo, quebrando conceitos sonoros na música brasileira de então. Carregados de guitarras elétricas, percussões mirabolantes e distorções e outros efeitos que não se restrigiam à guitarra mas, pela primeira vez, também foram utilizados na bateria, como o flanger, Os Mutantes criaram sonoridades que até hoje intrigam os neófitos em seu mundo.

Mas Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias Baptista não podiam parar por aí. Depois do lançamento de outro disco homônimo em 1969, com a famosa foto de Rita Lee vestida de noiva na capa e do seu A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado de 1970, finalmente em 1971 surge a obra-prima, Jardim Elétrico.

Para um fã, é difícil definir a obra-prima de um artista, já que, sinceramente, absolutamente todos discos trazem músicas que por si só podem ser consideradas obras-primas.

Jardim Elétrico é um disco mais rock, trazendo algumas músicas mais “pesadas” do que de costume, mas sempre integrando a salada mista característica da obra destes dois moços e da linda senhoriña. Para quem tem senha da UOL, pode escutar as músicas aqui.

Quem, como eu, é menos favorecido, pode baixar as músicas através de algum programa peer 2 peer ou, se quiserem, posso enviá-las por e-mail ou MSN. É só deixar um recado e considere feito. Para divulgar os Mutantes, TUDO!

Alguns locais bacanas de visitar se você ficou curioso em saber mais sobre os Mutantes são aqui, aqui, aqui e aqui.

Quer comprar um vinil em ótimo estado? Então procure aqui. Por 100 mangos ele é seu!

Bem, não sei como você vai fazer para escutar esta fantástica obra musical, mas não volte a conversar comigo antes de expor-se aos efeitos terapêuticos de Top top, Benvinda, Tecnicolor, El justiciero, It´s very nice pra xuxu, Portugal de navio, Virginia, Jardim Elétrico, Lady,lady, Saravá e Baby.

Te vira! Se precisar de uma mão, te dou até duas!

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.