Uncategorized

Da série: Diálogos com Deus – Jesus e o Rock n’ Roll

– Que som é esse meu filho?

– Isso é Titãs. Uma música que fizeram em minha homenagem! Escuta só:

– “Quem é que precisaaaaa… Tomar cuidado com o que diz?

Quem é que precisaaaaa… Tomar cuidado com o que faz?…

Será que é isso que eu necessito? Será que é isso que eu necessito?

Quem aqui não tem medo de passar o ridículo?

Quem aqui, como eu tem a idade de Cristo quando morreu?”

– Muito bom meu filho! Bela banda!

– É verdade… Esse caras são demais. Vem cá… Será que 33 anos é muito tarde pra começar uma banda de rock n’ roll pai?

– Claro que não meu filho! Veja o exemplo do seu pai! Fui me tornar capitalista só agora, depois de incontáveis anos de vida!

– Valeu pai!…

Deus já estava dando as costas para sair do quarto quando…

– Pai!

– Que foi filho? – voltando-se para Jesus.

– Será que rola uma graninha pra eu descolar uma guitarra maneira?

Notícias do Front

01/03/04 – Sem burocracia hoje. Chegamos às 7:00 no 7º BIB, pois fomos “arranchados” (entenda-se obrigados) a tomar café e almoçar no Batalhão nesta semana. O café era um pão dormido, margarina, geléia de frutas, café e leite e uma nega-maluca de “sobremesa”. Após o café fomos divididos em 2 pelotões de 18 e 17 aspirantes e passamos ao aprendizado da “ordem unida”, que compreende as posições de descansar, sentido, apresentar armas e outras, que devem ser feitas simultaneamente por todos. Vestimos nossa farda e, após verificação da adequação da vestimenta, partimos para o almoço. O almoço estava melhor do que o café: um risoto de galinha, feijão e macarrão com pimentão e salsicha, além de legumes diversos. Para beber, suco artificial de abacaxi.

À tarde, revisamos nossas ordens e aprendemos noções de marcha. Às 14:00, passamos a treinar nossa formatura, que aconteceria às 15:00. Treinamos o protocolo e o juramento e passamos a esperar a formatura. A despeito de nossas expectativas de que tudo ocorresse conforme o planejado, ocorreu um atraso por parte do Comandante da Brigada.

É interessante: ao mesmo tempo em que os tenentes que estão a nos orientar dizem que devemos dar exemplo aos subalternos, nossos comandantes deixam a dever o quesito exemplo. Sei que estou julgando por um evento único, mas o que quero dizer é que, muitas vezes, são justamente estes eventos únicos que nos desacreditam frente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

Depois da formatura, tivemos uma aula inaugural ministrada pelo Coronel Leal, onde foram supervalorizadas as façanhas do exército brasileiro, execrado o comunismo e louvada a ditadura militar. Estou caricaturizando, mas não fugiu muito disso.

Dez horas e meia em pé, foi isso.

02/03/04 – Mais ação. Novamente 7:00, o que quer dizer acordar às 5:40 para fazer a higiene, barba deve ser bem feita, cabelo bem “organizado” e chegada com 30 minutos de antecedência para vestir adequadamente a farda, que deve ser impecavelmente vestida.

Depois de instruções de ordem unida (comandos de disciplina e respeito, continência e marcialidade) na parte da manhã, almoçamos juntos. Durante à tarde, aula teórica sobre continências, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das forças armadas. Às 15:00, vestimos pela primeira vez nosso uniforme de treinamento físico militar (calção verde com duas listras, camiseta cavada, meias brancas e tênis preto, TOTALMENTE preto!) e passamos à primeira orientação física.

A parte do treinamento físico não é complicada, principalmente porque não fisemos a corrida, já que estava chovendo e fomos gentilmente liberados pelo Comandante do Batalhão. O chato é toda aquela pompa que existe antes, durante e depois de cada exercício: posição de sentido, descansar, sentido novamente… Só vendo para entender… Bem, daqui a pouco estará no automático…

Fomos liberados às 17:00.

Ao chegar em casa, minha namorada e eu partimos em direção à Academia de Ginástica onde logo a seguir nos inscreveríamos. Fiz minha primeira aula de adaptação, cerca de 1 hora e meia de musculação e exercício aeróbico. Depois, fiz mais 1 hora de capoeira, esta sim me deixou literalmente quebrado…

03/03/04 – 7:00: café da manhã. Ordem unida. Continuação da aula sobre continência e sinais de respeito. 12:10: almoço. Aula prática sobre sinais de respeito e continência. 15:00: treinamento físico-militar. 16:00: visita ao Círculo Militar de Oficiais de Santa Maria. Por justos R$ 15,00 podemos nos associar com número infinito de dependentes e usufruir da piscina semi-olímpica, quadras de tênis, vôlei, vôlei de areia, basquete, futsal, futebol sete, churrasqueiras, galpão crioulo, salão de festas e ampla área verde… Liberados às 17:00. Chegando em casa, muita fome. Devorei um risoto com 2 ovos e ferrei no sono…

04/03/04 – Mesma função. Toda manhã temos o que chamam de formatura: um de nós é determinado o xerife do pelotão (são 2 pelotões) e deve colocar a patota toda em forma e apresentar para o tenente que será nosso instrutor. São verificadas as faltas e depois seguimos para o café. Hoje o xerife do Segundo Pelotão ao qual pertenço foi a aspirante Caneda, psicóloga.

Durante a manhã aula sobre as insígnias militares. Quais são os símbolos que representam cada posto e graduação dentro do Exército, Marinha e Aeronáutica. Descobri que, no Brasil, a Marinha é a mais antiga força armada (oficialmente).

Almoçamos. À tarde tivemos uma prova sobre os conhecimentos adquiridos durante a manhã e uma prova de condicionamento aeróbico. Devíamos correr o máximo que pudéssemos em 12 minutos, sendo que seria considerado excelente acima de 3300m. Consegui correr 2300, com a língua de fora e os lábios cianóticos ao final. 2 colegas conseguiram fazer 3100 metros. Bem, quem sabe ao fim do estágio esteja eu correndo 2900 pelo menos…

05/03/04 – Sexta-feira, todos esperando a hora de ir para casa ao fim do dia. Hoje fui eu designado para ser o xerife. Cumpri bem meu papel, até onde pude perceber. Pela manhã, após a ordem unida, tivemos instruções sobre transgressões disciplinares e crimes militares. Foi bastante interessante. Como militar, possuo automaticamente o porte de arma. Sou também superior a qualquer soldado, sargento ou mesmo tenente da brigada militar e da polícia rodoviária estadual. Muito engraçado isso… Se cometer uma agressão a um civil em um local público, o crime é julgado pelo código penal comum. Se for contra um militar ou em território militar, é um crime militar… Pela manhã tivemos também identificação das ordens através dos toques de corneta… Bem interessante.

À tarde, ainda havia uma esperança de sermos liberados antes do TFM (treinamento físico militar), mas que caiu por terra. Ficamos das 3:40 até às 16:58 fazendo exercícios e correndo cantando canções militares de estímulo. O lado bom disso tudo é que ganho para fazer exercícios…

Escusas sinceras

Não consegui terminar de resenhar o livro “Transparências da Eternidade”, que fica para uma próxima ocasião. Estou “me puxando” lá no Exército e chegando morto de cansado em casa. Instalarei o ADSL em Santa Maria na próxima sexta-feira, após a qual os amigos podem novamente esperam minha visita e comentários.

Gostaria sinceramente de uma opinião de meus 3 leitores sobre a continuidade ou não das Notícias do Front. Eu mesmo, ao ler o que escrevi, vejo que esta seção não tem interesse algum para quem quer que possa vir a ler e mesmo para mim não encontro motivos fortes para seguir escrevendo. Se a maioria das opiniões for contrária à continuação, encerro antes dos 45 dias previstos, assim como se houver indifereça total à minha enquete.

Fiquei pasmo com o fato de que, apesar do assunto polêmico do pôust anterior (sistema de cotas para negros nas Universidades brasileiras) ninguém ter comentado a respeito… È um fenômeno que deve ser estudado… Tantos comentários elogiosos e muitas vezes tão pouca discussão acerca dos assuntos tratados.

PS: estou arquitetando uma forma de passar a hospedar o Escrever por escrever em um site próprio, para deixar de vez esta preocupação em relação ao blogger.br. Assim que isso ocorrer, aviso a todos para que troquem seu endereço nos línques.

PRÓXIMOS PÔUSTS: Diálogos com Deus – Deus e Nietsche, Notícias do Front (ou não) e o que mais sair expontaneamente escrevendo por escrever…

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.