Revitalização do centro urbano no Cambodja
Já que as televisões gostam tanto de mostrar violência – desde acidentes de trânsito até a crimes violentos provocados por “bandidos” e “seres anti-sociais” de todo o tipo, porque será que em nosso país a televisão se imiscui de mostrar a violência gerada pelo próprio Estado aqui mesmo ou em outras partes do mundo?
Será que temem que isto poderia levar à insurreição social? Poderia estimular um ímpeto humano que levaria à mudança do status quo? Adivinhe se não…
Abaixo um vídeo que mostra a retirada à força de cidadãos cambojanos de suas residências (provavelmente ocupações “ilegais”) do centro de Dey Krahorm, em 24 de janeiro de 2009. À parte (não a todos) cerca de 144 proprietários que foram expulsos de seus mais do que humildes lares, foram prometidos alojamentos fora da cidade de Phnom Pehm. A Liga Cambojana para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos solicita que, além do alojamento, também lhes seja paga compensação financeira, já que os mesmos serão deslocados para área bastante periférica da cidade, o que lhes aumenta significativamente o custo de vida.
Assistindo ao vídeo, logo vemos porque não são mais tolerados os humildes residentes naquele local, já que as suntuosas construções que lhe cercam não mais permitem uma vizinhança ralé naquele espaço.
Um comentário
William Gomes
Agradecimento.
Oi Rafael, vim aqui agradecer sua presença ao meu blog Si Sente.
Os sites do Armazém são demais interessantes e necessários!
Parabéns!
Estarei por aqui mais vezes!
Valeu, mesmo ❗