Diálogos com Deus – Deus e o Tratado de Kyoto
– Pai! Esses dias me disseste que os homens não suportam muitas mudanças em pouco tempo, estou certo?
– Sim, meu filho! Estás correto.
– É por isso que a Terra está sendo destruída gradativamente pelo desmatamento desenfreado, indústrias que poluem o ar e as águas com suas emissões de detritos e gases tóxicos e pela caça e pesca predatórias, entre outras coisas?
– É, filhão. Isso mesmo o que está acontecendo.
– Por ganância crescente, o homem busca a todo custo subjugar a Natureza que eu criei. Alguns países tem penas severas e fiscalização rígida no que diz respeito aos desmatamentos e caça e pesca de animais dentro do período reprodutivo, por exemplo. No Brasil, especificamente na Amazônia, infelizmente, o corte de madeira de forma ilegal é endêmico e não é adequadamente controlado pelas autoridades locais.
– E o que se pode fazer para mudar isto?
– Bem, uma das tentativas que está sendo feita é o Tratado de Kyoto, onde os países assinantes devem reduzir seu percentual de emissão de dióxido de carbono em 5,2% até 2012 comparando-se com 1990. Dessa forma, poderiam evitar o rápido aquecimento global que vem ocorrendo.
– Puxa pai! Isso é interessante! Parece um começo!
– Sim, pena que os Estados Unidos, responsáveis por 25% da produção de dióxido de carbono do planeta inteiro, se recusaram a assinar, pois seu presidente disse que isto traria prejuízos para a economia norte-americana…
– Puxa! Assim não dá! Tem homem que é uma besta mesmo né pai?
– Pois é, filho…
(aproveitando a estréia de “O Dia Depois de Amanhã”…)