Como resolver nossos problemas de forma holística?
Os problemas que afetam as comunidades raramente aparecem de apenas uma fonte.
É impossível, por exemplo, isolar uma causa de declínio das notas de uma turma de alunos em provas nacionais. O sucesso das crianças depende não apenas do material que elas estudam e como eles são ensinados, mas também se elas tem os livros e computadores de que precisam (um problema relacionado ao financiamento governamental), se elas tem um bom café da manhã e se sentem seguras em casa (um problema relacionado ao bem-estar e segurança econômica), e se elas se sentem saudáveis e cheias de energia (um problema relacionado ao acesso a cuidados de saúde). Se nós atendermos apenas a um desses fatores, podemos estar colocando um curativo no problema, mas não o iremos resolver.
Para firmar o tecido que constitui nossas comunidades, precisamos puxar todos os fios ao mesmo tempo: empoderar as gerações mais jovens, dar suporte às famílias, promover a educação, melhorar os cuidados à saúde e proteger a segurança da vizinhança. Ao redor do mundo, existem exemplos fabulosos de comunidades que adotaram uma abordagem holística para melhorar seus desafios. Quase sem exceção, tais abordagens tocam mais pessoas e produzem mais resultados do que foram projetados para resolver.
Baseado nessa premissa, você possui exemplos de situações nas quais uma abordagem holística conseguiu modificar o rumo de comunidades no Brasil ou no mundo? O que você pensa acerca desta possibilidade, desta abordagem?