tornallom
Apontamentos Anarquistas

A Tornallom e Brad: sem "bonnerismos"…

tornallomHoje assisti aos documentários “A Tornallom” e “Brad“, organizados por núcleos de contracultura espalhados pelo mundo, principalmente a Indymedia e o Centro de Mídia Independente Brasil.

O primeiro documentário mostra a dura realidade de um grupo de horticultores que foram expulsos de suas terras pela sanha de urbanização e crescimento econômico em Valência, na Espanha. Terras roubadas, despejos ilegais e violência policial e estatal são o tema deste documentário, que mostra a vida de pessoas que conviviam tranquilamente em sistema de mutirão até que o poder e a ganância mostraram suas garras.

Em Brad, o filme mostra a vida e a morte do ativista contracultural Brad, jornalista e ativista social que foi morto por forças paramilitares em Oaxaca, no México, em 2006. Para quem só assiste à rede Globo e seus “bonnerismos“, um choque de realidade. Uma realidade que os editores de jornais ou telejornais brasileiros ou atrelados a qualquer mídia instituída teimam em negar, insistem em ocultar, pois a revolta popular, com justa causa, poderia despertar na grande maioria de cidadãos obnubilados o desejo de participar mais ativamente da vida social e política e passar a exigir seus direitos de liberdade de escolha.

Tornar o povo realmente educado não é uma missão da escola tampouco da Igreja e da grande mídia instituída: é missão de forças instituintes, como o Centro de Mídia Independente Brasil e o Indymedia, cujos links ficarão, indeléveis a partir de agora, aqui nas páginas do Escrever Por Escrever.

Um comentário

  • Marcelo Sguassábia

    Olá, Rafael. Muito legal seu site, merece leitura atenta. Voltarei com mais vagar.
    Grato pelo comentário ao meu texto “Zoraide Propaganda”, no simplicíssimo.

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.