tornallom
Apontamentos Anarquistas

A Tornallom e Brad: sem "bonnerismos"…

tornallomHoje assisti aos documentários “A Tornallom” e “Brad“, organizados por núcleos de contracultura espalhados pelo mundo, principalmente a Indymedia e o Centro de Mídia Independente Brasil.

O primeiro documentário mostra a dura realidade de um grupo de horticultores que foram expulsos de suas terras pela sanha de urbanização e crescimento econômico em Valência, na Espanha. Terras roubadas, despejos ilegais e violência policial e estatal são o tema deste documentário, que mostra a vida de pessoas que conviviam tranquilamente em sistema de mutirão até que o poder e a ganância mostraram suas garras.

Em Brad, o filme mostra a vida e a morte do ativista contracultural Brad, jornalista e ativista social que foi morto por forças paramilitares em Oaxaca, no México, em 2006. Para quem só assiste à rede Globo e seus “bonnerismos“, um choque de realidade. Uma realidade que os editores de jornais ou telejornais brasileiros ou atrelados a qualquer mídia instituída teimam em negar, insistem em ocultar, pois a revolta popular, com justa causa, poderia despertar na grande maioria de cidadãos obnubilados o desejo de participar mais ativamente da vida social e política e passar a exigir seus direitos de liberdade de escolha.

Tornar o povo realmente educado não é uma missão da escola tampouco da Igreja e da grande mídia instituída: é missão de forças instituintes, como o Centro de Mídia Independente Brasil e o Indymedia, cujos links ficarão, indeléveis a partir de agora, aqui nas páginas do Escrever Por Escrever.

Que tal conteúdo assim no seu e-mail todos os Domingos? Todas as semanas, envio um boletim criado exclusivamente para Aprendizes de Alquimia, assim como você, com conteúdo exclusivo sobre Desenvolvimento Humano, Crescimento Pessoal, Saúde, Aptidão Física, Meditação, Ayurveda, Psicologia Positiva, Ciência da Felicidade e do Hábito ou algum assunto que eu esteja estudando e passe pelo meu radar.


Quintessencial

Gostou deste post? Se ele lhe ajudou, que tal doar 1 real para que continuemos produzindo conteúdo assim?
Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: https://pag.ae/blhvRmR
Regras para comentários: Tudo OK criticar, mas se você trolar, seu conteúdo será deletado. Divirta-se e obrigado por somar à conversação.

Um comentário

  • Marcelo Sguassábia

    Olá, Rafael. Muito legal seu site, merece leitura atenta. Voltarei com mais vagar.
    Grato pelo comentário ao meu texto “Zoraide Propaganda”, no simplicíssimo.

    abs

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: