Círculo de Triálogos
Um triálogo é uma conversa a três. Um “diálogo a três” = triálogo.
Um Círculo de Triálogos é uma metologia de conversação informal para acelerar o processo para facilitar a apreciação democrática de opiniões e a tomada de decisão em coletivos, em encontros com várias pessoas e também uma maneira de aproximar membros de um grupo ou comunidade. É uma adaptação livre do método de Conversação Informal chamado World Café.
Apreciação democrática: em Assembléias tradicionais, geralmente apenas poucas pessoas tomam a palavra e monopolizam o tempo e o espectro de conversação. Em Círculos de Triálogos (que podem ser presenciais ou online (através do Ágora.CC, Skype, Hangouts ou outras ferramentas de conversação online), como são limitadas a três pessoas, todos tem chance de se expressarem e terem suas opiniões apreciadas.
O Círculo de Triálogos:
Etapa 1 – Explica-se o funcionamento do Círculo de Triálogos
Etapa 2 – Os presentes dividem-se em grupos de três para conversarem sobre um problema ou uma questão em particular. Pode-se determinar um tempo para esta etapa. Apenas em caso de sobrar 1 ou 2 membros, estes reunem-se em grupos de 4 ou então observam e circulam em vários grupos, se assim desejarem.
Etapa 3 – Cada grupo elege um delegado que irá apresentar as conclusões do grupo em um “concílio” novamente com 3 membros, para nova rodada de deliberações. Todos os membros do grupo (os 9) poderão participar e se expressar, mas é desejável que um delegado fique no “vértice” do triângulo como responsável pela comunicação, a partir dos apontamentos e deliberações daquele grupo. Após um determinado tempo, este concílio chega a suas conclusões, registra-as em texto, imagens, áudio ou vídeo, escolhe um novo delegado (entre os 3 ou entre os 9) para uma próxima rodada.
Etapa 4 – Nova rodada de debate, incluindo o “segundo nível de delegados”, buscando sempre aperfeiçoar as conclusões, incluindo as ideias de todos os níveis de deliberação. Esta etapa e posteriores similares só serão necessárias em grupos com mais de 26 participantes. Do contrário, se pode realizar na rodada anterior, um ciclo inicial de triálogos e uma rodada de tetrálogo ou pentálogo para a deliberação final.
Observações importantes: é recomendável registrar, apontar, rabiscar as ideias no momento em que surgirem, para gerar um recordatório do Círculo de Triálogos. Estes apontamentos de todos os membros podem, depois, ser compartilhados em alguma ferramenta online para arquivamento e pesquisa posterior. Nem sempre haverá tempo para descrever com detalhes e granularidade todas as ideias que surgirem, então estes serão importantes para buscar, oportunamente, algum conteúdo que valha ser retomado em outros encontros.
Dica: também pode-se usar os Triálogos Livres como formas de ignição de ideias, para brainstorm livres em espaços e comunidades abertas à livre cooperação e co-criação. Membros destes coletivos podem ser estimulados a espontaneamente organizarem Triálogos Livres durante a semana para, em momentos de encontros maiores, já terem algum embasamento melhor sobre uma determinada questão, e assim ajudarem no bom andamento da rede ou coletivo em questão. Isso pressupõe a presença de uma característica humana sem sempre muito abundante: a pró-atividade!
2 Comentários
Andre
Respeite o meu estado e quando colocar suas matéria faça uma pesquisa antes. O nome correto é
“CASTANHA DO PARÁ”
PARÁ é uma estado do norte do Brasil, onde a varias décadas esse fruto foi descoberto.
PARÁ é um dos maiores produtores de minério do mundo.
PARÁ é a terra do “AÇAI” CUPUAÇÚ, TACACÁ E MANIÇOBA.
PARÁ tem a mairo ilha fluvial do mundo (ILHA DO MARAJÓ)
PÁRÁ é a estrela representada na parte de cima dabandeira nacional em destaque.
MOSTRE MAIS RESPEITO PELO MEU ESTADO E DEIXE DE MOSTRA DESPEITO COM O NOSSO POVO. todos quando aqui chegam são recebido de braços aberto e com muito carinho. No minimo tente fazer o mesmo respeitando as coisa dessa terra que a muito tempo vem recebendo preconceito por parte do Brasil.
espero contar com vc e um dia quando vieres aqui, verá que somos um povo humilde e que gosta de ser respeitado.
Sds,
André Cardoso
rose matos
LYRICA O VENENO PARTICULAR, QUASE MORRI COM ESTE MEDICAMENTO. QUINTA-FEIRA AS 24:00H DO DIA 22/02/2013, QUASE DEIXEI 3 FILHOS (CRIANÇA) ORFAO, SEM EXAGEROS.DEPOIS DE 3 DIAS DE USO DO MESMO, SENTIDO, BOCA SECA, LABIOS RACHADOS, TONTURA, VISAO CURTA, OUVIDOS COM ZUMBIDOS,RITMIA. BOM ATE AI, TUDO BEM, MAS QUANDO COMECEI NAO CONSEGUIR RESPIRAR, COSTIPADA, TREMULA, PUXANDO O AR,DOIA O PULMAO, OS RINS, PARECIA QUE TODOS OS MEUS ORGAO ETAVAO ESTAVAM COMPRIMIDO, NADA FUNCIONAVA SEM DOER. DURMIR,NAO CONSEGUIA. LIGUEI PARA O MEDICO, QUE NAO ATENDEU. NO OUTRO DIA SEM AGUENTAR BAXEI A URGENCIA. EMFIM, TO TOMANDO PRESDISIN E BASTANTE LIQUIDO. DEUS ME LIVRE NUNCA MAIS. DE UMA DOR DE COLUNA, A QUASE OBITO. FIQUEI NO PREJUIZO DE 162,00REAIS.