Diabetes

Tópicos variados em Diabetes

    O que é o pré-diabetes?

    O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose em jejum encontram-se entre 100 e 125mg/dl no sangue ou entre 140 e 199mg/dl após um teste de tolerância oral à glicose com 75g de dextrose. É um estado intermediário entre o metabolismo normal e o diabetes, em que o corpo já apresenta sinais de insuficiência relativa da função do pâncreas, que não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina exigida pelo corpo, quer seja por causa da obesidade, sedentarismo, alimentação incorreta, envelhecimento ou fatores genéticos. Se não tratado com dieta e exercícios físicos, evolui para o diabetes. Se tratado adequadamente, com dieta específica e pelo menos 150 minutos de exercícios semanais, tem uma redução de 58% na chance de vir a ser diabético. Para saber se temos pré-diabetes, um simples exame de sangue já nos informa isso. Entretanto, alguns fatores de risco já nos alertam sobre a possibilidade de presença do mesmo: estar muito acima do peso, não fazer exercícios físicos, ter mais de 45 anos, colesterol alto, hipertensão, ovários policísticos ou ter tido diabetes gestacional. Alerta: de 10 a 25% dos adultos têm pré-diabetes!

    Chá de insulina faz bem para o diabetes?

    O chá de insulina, assim como tantos outros chás milagrosos que andam por aí que prometem a cura do diabete não apresentam, ainda, fundamentação científica e, muitas vezes, podem até fazer mal. O que ajuda a reduzir o açúcar no sangue de um diabético é o líquido que ele ingere. Uma boa hidratação é capaz de diluir a glicose e levar à eliminação da mesma através dos rins, já que a glicose vai embora pela urina levando junto a água. Acontece que, em nenhum momento somente o chá ou a hidratação são capazes de trazer um bom controle do diabetes, que necessita sempre de uma dieta adequada, realização de exercícios físicos e, no caso de falta comprovada de insulina ou resistência a esta, uso de medicações ou até insulina injetável ou inalada. Sempre é bom lembrar que os chás, como qualquer fitoterápico assim como qualquer medicação têm uma dose máxima permitida, e o seu uso em excesso pode levar a sérios efeitos adversos e até a risco de morte. 

    Salacia oblonga e diabetes 

    A Salacia oblonga é uma erva usada na Medicina tradicional da Índia que reduz os níveis de glicose e insulina no sangue; estudos preliminares mostram que a substância da erva se liga a enzimas intestinais responsáveis por transformar carboidrato em glicose, não permitindo, portanto, o aumento dos níveis de açúcar no sangue e, de lambuja, os níveis de insulina no sangue também caem, favorecendo, em teoria, a perda de peso. Na dose de 1000mg de um extrato da erva, houve uma queda de 23% nas taxas de glicose e de 29% nas de insulina. Entretanto, recomenda-se aguardar estudos posteriores para confirmar sua eficácia e verificar seus possíveis efeitos adversos. 

 

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.