Escrever Por Escrever (blog)

Mantra para 2005



Li na Internet que mantra seria uma combinação de sons transcendentais que livra nossas mentes da ansiedade.Em sânscrito, man significa mente e tra significa livrar-se.

Do mesmo site, “A literatura védica antiga da Índia reconhece um mantra como maha (supremo) – o maha-mantra. O Kali-santarasa Upanisad explica que “Estas dezesseis palavras: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare são particularmente apropriadas para neutralizar a ansiedade desta era atual de desavenças.” A vibração dos sons transcendentais que se emite ao cantar este maha-mantra é o método sublime para revivermos nossa consciência natural original. Este canto originou-se da plataforma espiritual. Pela experiência prática, percebemos que cantando este maha-mantra podemos sentir um êxtase transcendental, que supera todos os níveis mais inferiores de consciência, tais como os níveis sensual, mental e intelectual.

O nome Krishna significa “o todo-atrativo”, o nome Rama significa “o todo-agradável” e o nome Hare é uma suplica à energia interna do Senhor. Portanto, o maha-mantra significa “Ó Senhor todo-atrativo e todo-agradável, Ó energia do Senhor, por favor aceita-me em Vosso serviço devocional.”

aqui, encontrei um outro mantra interessante:

Om Taare Tuttaare Ture Svaahaa” ou “Om Tare Tuttare Ture Soha

OM significa os sagrados corpo, fala e mente de Tara. TARE é a liberação do sofrimento verdadeiro, o sofrimento do samsara, nossos agregados que estão sob o controle da desilusão e do karma. TUTTARE , a liberação dos Oito Grandes Medos; internos e externos; das desilusões e também do karma. TURE , a liberação da ignorância da absoluta natureza do Eu. Ela mostra a verdadeira cessação do sofrimento. SOHA significa “possa o significado do mantra se enrraizar em minha mente.”

Depois de peregrinar pelo Mantra da Compaixão, Gayatri Mantra, Mantra das Cem Sílabas e outros mais, achei que estava na hora de criar o MEU mantra para 2005!

Surgiu espontaneamente e estou invocando-o diariamente.

O mantra que criei é simples:

Cada vez melhor!”

Funciona assim: cada vez que cumprimentar alguém e esta pessoa lhe perguntar:

Como vais? Como andas? Como vai a vida?

Responda com o mantra que criei:

Cada vez melhor!”

Não sei porque, mas tenho a impressão de que este mantra está me fazendo bem… Muito bem…

Sinto (sinceramente) a aproximação de energias muito positivas cada vez que o invoco, sempre com um sorriso nos lábios.

A resposta que tenho, quase que invariavelmente, é um sorriso vindo do outro lado.

Experimente invocar este mantra em um simples dia de sua vida e veja como se sente.

Besteira demais para você? Assim mesmo, não resista e experimente! Mesmo! Depois me conte como foi! Cada vez que for cumprimentar alguém e este lhe perguntar como vai, responda:

“Cada vez melhor!”

…e colha os frutos!

Rafael Reinehr é médico endocrinologista, anarquista, escritor, permacultor, ativista oikos-socio-ambiental e polímata ma non troppo.

Um comentário

  • Manuel C. Vilhena

    Ok. O comentário no Haloscan não entrou, eu acho.
    Antes de mais, agradecer-lhe os votos de Boas Festas, amigo Rafael.
    Desejar-lhe também um óptimo Natal e Ano Novo.
    E, quanto ao seu post, dizer-lhe de uma curiosidade:
    Há uns anos atrás, passava aqui na Tv um anúncio de uma loja que era o mais banal possível, em termos visuais – resumia-se ao nome e endereço da dita loja. Quanto ao som que o acompanhava, aí por escassos 5 segundos, a coisa era mais complexa – aterradoramente encantador.
    Não sei se era música, sempre é difícil determinar o que é e o que não é, mas que era qualquer coisa de excepcional, lá isso era.
    Forte abraço
    Manuel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.