A auto-imolação de Tchich Quang Duc
Talvez uma das mais impressionantes imagens de todos os tempos seja a auto-imolação do monge Mahayana Thich Quang Duc, batizado Lam Van Tuc, em protesto contra a política religiosa do governo de Ngo Dihn Diem no Vietnã do Sul. Ateando fogo ao seu próprio corpo em 11 de Junho de 1963, o monge conseguiu gerar pressão internacional sobre o governo do ditador sul-vietnamita. Antes da queda do regime, diversos outros monges budistas seguiram o exemplo de Thich Quang Duc e se auto-imolaram.
Malcolm Browne, o fotógrafo que registrou o episódio, referiu que em nenhum momento o monge aparentou qualquer sinal de dor ou sofrimento, tendo se mantido plácido e sereno, imóvel em sua posição até a carbonização de seu corpo. Considerado um Bodisatva, palavra que designa seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa a remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres, Thich manteve seu coração intacto, mesmo após ter sido re-cremado. História fascinante, não?
Se você quiser sugerir uma imagem para ser publicada aqui, fique à vontade. O espaço dos comentários é seu.
Um comentário
valter ferraz
Rafael, essa foto da auto-imolação é realmente impressionante.
Deixo aqui uma sugestão de foto, sem querer fazer auto-promoção. Postei no perplexo um tempo atrás. Reveste-se de mais atualidade, pois conforme a notícia, o jovem médico da foto, suicidou-se após o retorno da frente de batalha:
http://perplexoinside.blogspot.com/2008/07/o-soldado-dwyer.html